Arquivos

Grupo formado por deficientes visuais se emociona em exposição inclusiva

“É como se a gente estivesse vendo a imagem na nossa frente”. É assim que Georgeane Martins, que é deficiente visual, define a sensação de ouvir a audiodescrição de um dos quadros presentes na exposição “Além da Margem”, que segue até sexta-feira (16) na biblioteca da Universidade Positivo. “Eu passei por uma tela que tem uma canoa branca e azul, e isso me lembrou dos finais de semana em que ia até a região de Paranaguá, no litoral. Meu falecido tio tinha uma canoa branca e azul. Quando eu ouvi o áudio eu quase chorei”, conta ela.

Georgeane perdeu a visão aos 27 anos por causa de uma doença chamada retinose pigmentar – que é hereditária. Acompanhada de um grupo composto por cinco deficientes visuais e três guias voluntários, ela visitou a exposição –  que conta com 15 telas de autoria do médico e pintor Roberto da Silveira Moraes.

Todas as obras possuem o recurso de audiodescrição por meio de QR Code. A exposição surgiu a partir de um trabalho apresentado como produto final da Especialização em Comunicação e Cultura da Universidade Positivo, das autoras Jaqueline Jerônima Silva e Letícia Wolf.

“Eu nunca enxerguei, então não tenho memória visual nem noção de cores. Imagem, para mim, é aquilo que eu toco. Eu me envolvo com todos os sentidos”, diz Thaís Castanho, que também visitou a mostra. Os integrantes do grupo foram guiados por Hélcio Luiz Croseta, um atleta guia voluntário do Grupo Radar DV, criado em Curitiba em 2016 para dar mais condições de acessibilidade e inclusão aos deficientes visuais.

“Ainda pecamos muito como sociedade. Precisamos tratar todos como seres humanos. Eles têm uma deficiência, mas se você der as condições todos podem ser incluídos e caminhar juntos, dentro da margem”, afirma Jaqueline Jerônima Silva, curadora da mostra, que acompanhou a visita do grupo.

A exposição, que segue em cartaz até o dia 16 na biblioteca da Universidade Positivo, prova mais uma vez que a arte vai além do que se enxerga: ela existe para atravessar e tocar todos os sentidos.

Serviço:

Exposição Além da Margem

Data: De 21 de outubro a 16 de dezembro

Horários: Seg. a Sexta – 8h às 22h; Sábados – 8h às 13h

Local: Biblioteca da Universidade Positivo – Setor 8

Endereço: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville

Entrada: Gratuita