Deputado Ney Leprevost (Republicanos), proponente da solenidade.
Créditos: Valdir Amaral/Alep
No próximo dia 13 de maio, às 18h30, a Assembleia Legislativa do Paraná irá realizar uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem. Proposta pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), a cerimônia visa reconhecer o trabalho dos profissionais da enfermagem, que desempenham um papel fundamental na saúde da população paranaense.
Significado da Data
O Dia Internacional da Enfermagem marca o nascimento de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, em 12 de maio de 1820. A data foi oficialmente instituída no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas. Também é importante mencionar que o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem é comemorado em 20 de maio, conforme a Resolução nº 294/2004, do Conselho Federal de Enfermagem. De 12 a 20 de maio, o país celebra a Semana da Enfermagem em homenagem a Florence Nightingale e Ana Néri, duas importantes figuras da profissão.
Dados sobre a Enfermagem no Paraná
Um estudo do Ministério da Saúde revela que o Paraná ocupa o sétimo lugar no Brasil em número de profissionais de enfermagem, com mais de 120 mil registros ativos. Atualmente, cerca de 150 mil trabalhadores estão envolvidos na área, com uma predominância feminina, representando aproximadamente 88% do total. Quase 50% da força de trabalho da enfermagem está concentrada na capital do estado.
O estudo também aponta que o estado possui 84.089 postos de trabalho formais na área de enfermagem e é o quinto maior do país em número de cursos técnicos. A composição da equipe de enfermagem é majoritariamente de técnicos e auxiliares (76,5%), com 23,5% de enfermeiros. No mercado de trabalho, 56,9% atuam no setor público, 33,2% no privado, 15,7% em organizações filantrópicas e 12,7% nas instituições de ensino.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no Brasil, a área da saúde conta com 3,5 milhões de trabalhadores, sendo que cerca de 50% atuam na enfermagem, o que equivale a aproximadamente 1,8 milhão de profissionais.
Legislação Relevante
No Paraná, a Lei nº 22.130/2024 assegura meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos para profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Além disso, a Lei nº 20.193/2020, do ex-deputado Dr. Batista, instituiu o dia 12 de maio como o Dia do Enfermeiro e dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Calendário Oficial do estado.
Serviço
Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Enfermagem
Dia: 13/05
Horário: 18h30
Local: Plenário Deputado Waldemar Daros



