Arquivos

Você abriria seus segredos mais profundos a uma desconhecida por mensagem no Instagram?

E quando o seu problema virasse um assunto de vídeo, você aguentaria os comentários, mesmo sem ser identificado? Pense bem antes de responder que “não, pois a psicóloga Maria Rafart tem milhares de seguidores compartilham com ela diariamente grandes segredos, seja nas mensagens diretas, seja nos comentários de seus polêmicos vídeos. E poucos a conhecem pessoalmente.

“Todo mundo tem uma ou outra questão sobre a qual não tem coragem de se abrir facilmente, e quando aparece uma oportunidade como a minha, de ajuda gratuita especializada, muitos aproveitam para se revelar”.

Maria Rafart tem longa experiência em rádio, e há 17 anos responde às demandas de seus ouvintes em seu programa diário na Rádio Transamérica Light em Curitiba.

Foi em 2018, com o surgimento do Igtv, o canal de vídeos do Instagram, que Maria Rafart, que já publicava vídeos em suas redes sociais, decidiu fazer uma publicação diária, sem falhar. “No início, explica ela, eram vídeos sobre temas genéricos, como namoro, casamento, ciúmes ou traição”. Contudo, à medida em que os comentários e visualizações aumentavam, de maneira natural, explica ela, as pessoas começaram a colocar suas problemáticas da vida real, às quais ela ia respondendo vídeo após vídeo.

Seu bordão inicial: “A seguidora que eu vou identificar aqui pela letra…” é imitado pelos fãs, que abrem um fórum de discussão orgânico em cada uma de suas postagens, discutindo os casos, as soluções apontadas, e criticando, muitas vezes, o consulente. “Às vezes, a pessoa que me escreve em busca de ajuda (que eu nunca identifico – frisa ela – inclusive mudando alguns dados como inicial e profissão) fica chateada pelos comentários dos demais seguidores nos vídeos em que seu problema é amplamente discutido. Eu acho inclusive terapêutico, porque a pessoa começa a ter uma ideia do que representam as suas atitudes perante os demais.

No último ano, foram mais de 3 milhões de visualizações recebidas pelos vídeos da Maria Rafart, seja em sua conta no Instagram @mariarafart1 (38 mil seguidores), seja no Youtube, Facebook e Twitter.

“É muita gente que escreve, muita gente que eu respondo, apontando para uma solução da Psicologia, e muita gente que me agradece”, afirma Maria Rafart, mostrando que muitos responderiam “sim” à pergunta que fizemos acima.