quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_img
InícioNotíciasPolíticaSudoeste vai integrar pesquisa regional de preços ainda este ano - De...

Sudoeste vai integrar pesquisa regional de preços ainda este ano – De olho nos deputados


Atendendo a uma solicitação do deputado estadual Luis Corti (PSB), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) confirmou que trabalha para incluir o Sudoeste na pesquisa mensal sobre a variação de preços de alimentos e bebidas no estado ainda este ano.

“Estou muito satisfeito em saber que nosso pedido será atendido. É um reconhecimento da importância do Sudoeste no cenário econômico estadual”, afirma Corti.

Em resposta ao requerimento encaminhado pelo parlamentar, o diretor do Ipardes, Jorge Callado, informou que já foi iniciado o processo para “a inclusão de Pato Branco no cálculo do indicador, com expectativas para implantação em 2024”.

A inclusão de uma nova cidade exige um desenvolvimento metodológico, com procedimentos amostrais, contínua revisão da classificação de produtos, filtragem e acompanhamento.

O Índice de Preços Regional do Paraná (IPR) – alimentos e bebidas monitora a variação de preços de 35 produtos que refletem o padrão de consumo das famílias paranaenses. O cálculo é feito com base em aproximadamente 382 mil registros de notas fiscais eletrônicas ao consumidor. Atualmente, são coletados dados de apenas seis cidades: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

“Essa pesquisa também é uma ferramenta excelente para auxiliar o consumidor da hora das compras, pois é possível saber de forma confiável o que está mais barato e qual produto ficou mais caro”, destaca o parlamentar.



Leia mais informações no site da Alep

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão