O prefeito Eduardo Pimentel esteve na Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) nesta quarta-feira (16/9) para participar de uma reunião de trabalho sobre os resultados e os desafios do transporte coletivo, os projetos de mobilidade urbana em andamento e os equipamentos administrados pela empresa. Entre eles estão a Rodoferroviária, a Rua 24 Horas, o Mercado Municipal do Capão Raso e as Ruas da Cidadania.
Durante a visita, Pimentel percorreu departamentos da Urbs e conversou com funcionários. Ele também acompanhou o trabalho dos fiscais no Centro de Controle Operacional (CCO), onde o transporte coletivo da capital é monitorado em tempo real. O sistema conta com mais de 1,2 mil ônibus.
“Estamos avançando em diversas frentes, tudo para melhorar a vida do cidadão, com o novo Inter 2, o BRT Leste-Oeste, eletrificação da frota, eletropostos. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, afirmou o prefeito.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou os projetos previstos para a cidade e o novo edital de concessão do transporte coletivo público. “A partir do novo edital buscamos modernizar o sistema, com integração temporal entre todas as linhas, investimentos em eletrificação da frota, novas rotas, melhoria da eficiência e qualidade do serviço”, disse.
Publicado em agosto, o edital prevê a entrega das propostas no dia 17 de novembro, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O leilão está previsto para 26 de novembro, também na B3.
O projeto estabelece o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que substituirá os atuais contratos de concessão e dará continuidade à Rede Integrada de Transporte (RIT). O edital prevê cinco lotes de concessão, com investimentos estimados em R$ 3,9 bilhões e contratos com duração de 15 anos.
Dois dos lotes serão destinados às linhas estruturais do sistema, incluindo Expressos, Linha Direta e Ligeirões. O BRT1 reúne 20 linhas e terá atendimento predominante na região Sul da cidade. Já o BRT2 será voltado principalmente às regiões Norte e Oeste, com 17 linhas.
Durante a visita, o prefeito também cumprimentou o professor japonês Fumihiko Nakamura, especialista em planejamento de transportes urbanos. Atualmente professor da The Open University of Japan, Nakamura está em Curitiba acompanhado de dois estudantes universitários japoneses para conhecer o sistema de transporte da capital.
A equipe da Urbs apresentou ainda o Cartão Estudante, que desde agosto passou a oferecer a possibilidade de entrega do benefício em casa. O cartão permite o pagamento de meia tarifa no transporte coletivo público, desde que sejam comprovadas as regras de renda familiar e de distância entre a residência e o colégio.
A solicitação pode ser feita online, e o usuário escolhe se deseja receber o cartão em casa. Antes, era necessário retirar o benefício na Urbs.
Criada em 1963, a Urbs é responsável pelas ações estratégicas de planejamento, operação e fiscalização relacionadas ao transporte público. A empresa também gerencia e administra equipamentos urbanos de uso comercial instalados em bens públicos da cidade.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



