Arquivos

De negro spiritual a piano burlesco: diversidade marca 1ª semana da Oficina de Música de Curitiba


A primeira semana da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno está repleta de atrações, com shows e concertos de estilos bem variados. Música popular brasileira, música erudita, negro spiritual, repertório burlesco e highlights de produções da Broadway estão na programação.

O festival, que começa neste domingo (25/6), com grande concerto no Teatro Guaíra, vai até 9 de julho com muitas outras opções que podem ser conferidas no Guia Curitiba.

Terça-feira (27/6), tem início a VIII Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, que faz parte da Oficina e será aberta com recitais de vários coros de Curitiba, com destaque para o Coro da Camerata e a participação especial da cantora, pianista e regente norte-americana Diane White-Clayton.

Conhecida pela sua diversidade estilística, que vai de peças clássicas à música gospel, Diane cantará na abertura, ministrará workshops de negro spiritual (gênero musical afro-americano) e vai reger o grande coro comunitário, com aproximadamente 200 vozes, no encerramento da Semana de Canto Coral, no domingo (2/7). 

Rock, blues e erudito

Um dos grandes shows da Oficina de Inverno é o tributo à rainha do rock brasileiro. O espetáculo Essa tal de Rita Lee, na quarta-feira (28/6), no Teatro Positivo, tem a participação especial da cantora Paula Lima que, ao lado da curitibana Rogéria Holz e convidados, interpretará os maiores sucessos de Rita. 

Quinta-feira (29/6), a pedida é o recital do duo de violões Siqueira Lima, que vem para a Oficina de Curitiba pela primeira vez. Formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima, o duo desenvolve uma carreira internacional. Juntos há 20 anos, receberam importantes prêmios e fizeram apresentações em todos os continentes. O recital acontece na Capela Santa Maria.

O Teatro do Paiol, que volta a receber a programação da Oficina de Música, depois de uma reforma que o retirou do circuito por duas edições, tem como atração, também na quinta-feira, o curitibano Ricardo Maranhão. Conhecido pela sua aproximação com o blues, o músico faz shows pelo Brasil e Estados Unidos, onde foi convidado para gravar suas canções autorais.

Diversidade

Na semana em que se celebra a diversidade e o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), a Oficina de Música presta sua homenagem e acolhe na programação o espetáculo cênico musical O Piano Burlesco, estrelado pela drag queen pianista Jeruza Miller e pelas artistas Miss G e Ruby Hoo. As artistas apresentam uma fusão criativa de música para piano, canto, dança, teatro burlesco e stand up comedy. Este show será no sábado (1º/6), na Capela Santa Maria.

No mesmo dia e horário (20h), no Guairinha, haverá a apresentação dos alunos das classes de teatro musical. A proposta de reproduzir highlights dos musicais da Broadway é uma das novidades desta edição especial da Oficina. Trechos de O Fantasma da Ópera, Os Miseráveis, A Bela e a Fera, Mary Poppins, entre outros, vão encantar o público neste espetáculo dirigido por Andrezza Massei e Saulo Vasconcelos, dois grandes nomes do teatro musical brasileiro.

CONFIRA AQUI a programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba, edição de inverno.

A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar – Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.

 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba