Arquivos

Pinhais terá Muralha Digital que fará até leitura de placa de veículos

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, investirá em câmeras que farão a leitura da placa de veículos, implantando assim a Muralha Digital. A iniciativa faz parte do plano de governo e tem um investimento previsto de 2,5 milhões, para criar uma estrutura que vai estar interligada com o sistema de alarmes, câmeras patrimoniais, câmeras de ruas e a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR).

Atualmente, Pinhais possui a Central de Monitoramento, com várias câmeras de segurança instaladas nas vias públicas. Os equipamentos têm movimentação de 360º e alto nível de zoom. A Central de Monitoramento conta também com imagens captadas pelas câmeras dos prédios e equipamentos públicos. Agora, virá a Muralha Digital, como destacou ao Jornal Metropolitano*, da Rádio Banda B, o secretário de Segurança e Trânsito de Pinhais, Ricardo Pinheiro.

“Nós temos em nosso plano de governo a implantação da Muralha Digital ainda neste ano de 2021, que é o fechamento de todas as entradas da cidade com câmeras de leitura de placas, que é para saber quando chega ou sai um veículo roubado ou até mesmo envolvido em um acidente de trânsito. Além disso, também está prevista instalação das mesmas câmeras em pontos estratégicos da cidade, para ajudar na Segurança Pública”

O secretário destacou que é um investimento 100% da Prefeitura de Pinhais, para dar mais segurança ao morador.

“É mais um investimento para a Segurança. Já adquirimos também neste ano viaturas altas (caminhonetes) para a Guarda Municipal e também teremos viaturas baixas (carros). Além disso, planejamos a municipalização do trânsito, para regulamentar os estacionamentos e ter uma cidade bem controlada”

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, enfatizou que esse é um investimento de grande valor na área de segurança, onde a administração cumprirá mais uma proposta do plano de governo.

“A concretização deste novo projeto é para deixarmos a nossa cidade mais segura. A Muralha Digital vai aumentar o monitoramento da cidade proporcionando a Guarda Municipal melhores condições de executar o seu trabalho que já é tão bem realizado. Esse é um investimento onde cumpriremos mais uma das propostas do plano de governo, reforçando uma área extremamente importante para a população, oferecendo tecnologia de primeiro mundo”

Além da aquisição destas novas câmeras de segurança, a Central de Monitoramento será revitalizada. O local ganhará novas telas que serão mais avançadas, com um novo layout, para a equipe que opera tenha maior agilidade e rapidez na captura das imagens, auxiliando os trabalhos na GM.

*O Jornal Metropolitano, apresentado por Luiz Henrique de Oliveira e com a coordenação de Jornalismo de Geovane Barreiro, vai ao ar sábado às 23h e domingo às 6h. O programa destaca as principais informações sobre as cidades da região metropolitana de Curitiba

Informações Banda B