Arquivos

Pessoa com deficiência e inovação é assunto de palestra na Feira do Empreendedor Sebrae


A pessoa com deficiência como desafio para o mercado inovador será um dos assuntos da noite de abertura da Feira do Empreendedor Sebrae, que começa nesta quinta-feira (14/9), no espaço Viasoft Curitiba, no câmpus da Universidade Positivo. O tema será apresentado a partir das 18h pelo coordenador de Empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Adriano Laurindo.

Durante palestra, na Sala Ideias e Oportunidades, Laurindo apresentará a empreendedores de todo o Paraná a pessoa com deficiência como força geradora de produtos e serviços e também como nicho de consumo. “Os empreendedores precisam conhecer esse segmento – que é mencionado 11 vezes em cinco dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  da ONU (Organização das Nações Unidas) – para saber o quanto ele pode atuar na geração de riqueza local e no ambiente de negócios”, observa.

Cenário

Das 5,1 milhões de pessoas com deficiência trabalhando no Brasil, 36,5% são empreendedores, 35,4% atuam no setor privado, 11,5% no setor público, 12,8% como trabalhadores domésticos e 3,8% como empregadores. Os dados fazem parte da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra Por Domicílio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  

Em Curitiba, o universo de pessoas com deficiência empregadas cresceu quase 10 vezes em 20 anos – de 871 no ano 2000 para 7.675 em 2021. O dado é do Portal de Inspeção do Trabalho, do governo federal.

Curitiba e a deficiência

Durante a palestra, também serão apresentados a terminologia correta para se referir ao universo da pessoa com deficiência e os serviços prestados pelo DPCD. Eles são voltados para pessoas com deficiência e para quem se relaciona social e economicamente com esse público.

Os participantes também poderão conhecer as soluções da administração municipal para garantir acessibilidade em sentido amplo (arquitetônico, natural, atitudinal, programática, metodológica, comunicacional e instrumental). Entre elas está o e-book Turismo e Acessibilidade em Curitiba.  



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba