quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_img
InícioSem categoriaIII Novembro Negro PUCPR celebra a semana da Consciência Negra

III Novembro Negro PUCPR celebra a semana da Consciência Negra

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vai promover o III Novembro Negro, um evento para celebrar a semana da Consciência Negra em memória de Zumbi dos Palmares e refletir sobre os 20 anos da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras, além de promover o diálogo e a conscientização sobre questões raciais no Brasil e em nível internacional.

O evento, que está em sua terceira edição, será realizado de 20 a 23 de novembro no Câmpus Curitiba e conta em sua programação com a I Conferência Internacional de Identidade e Alteridade: Perspectivas Interdisciplinares em parceria com a Kent State University (Ohio, EUA) e com o V Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Igualdade e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da PUCPR.

Estão programadas conferências em inglês/ português com tradução simultânea, apresentações de trabalhos, mesas redondas e plenária dos Movimentos Sociais. A participação é aberta a comunidade e as inscrições gratuitas, podendo ser feitas no site do evento até o dia do início do evento (20/11).

Já os estudantes podem enviar seus trabalhos para participarem do evento até o dia 12 de novembro, também pelo site oficial. Os trabalhos devem abordar os seguintes temas: Direitos Humanos e Políticas Públicas para a população em situação de rua; Educação das relações étnico-raciais; Pensamento ameríndio: encontros entre perspectivismo e rizoma; Gênero e Raça; Relações étnico-raciais no Brasil e pensamento decolonial; e Violência, Direitos Humanos e resolução de conflitos nas escolas.

“O III Novembro Negro é um momento especial para celebrarmos as conquistas dos últimos 20 anos desde a promulgação da Lei 10.639/03, um marco na promoção da diversidade étnico-racial e igualdade no Brasil. Este evento também oferece a oportunidade para promover e reforçar o protagonismo e visibilidade das personalidades negras em nossas instituições acadêmicas e na sociedade”, explica Sérgio Luis do Nascimento, professor da Escola de Educação e Humanidades, membro do Núcleo de Direitos Humanos e do Núcleo de Estudos em Educação e Relações Étnicas da PUCPR.

Serviço:

III Novembro Negro

Data: 20 a 23 de novembro

Local:  Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Curitiba

Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho Mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento: https://www.even3.com.br/iii-novembro-negro-da-pucpr/

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão