Cinemateca reabre com programação gratuita

A Cinemateca de Curitiba anunciou sua reabertura ao público no dia 18 de novembro.

Para a data estão previstas duas programações especiais: uma exibição de filmes nacionais para o Mês da Consciência Negra, e a partir do dia 22, uma mostra de cinema japonês. Todas as sessões são gratuitas.

Confira a programação:

Barravento – 18 de novembro, 19h

Numa aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tensões.

Direção: Glauber Rocha

Classificação: 12 anos

Cartola – Música para os olhos – 19 de novembro, 19h

A trajetória de Cartola, um dos mais importantes músicos do samba brasileiro. O filme reflete sobre a construção da memória do país.

Direção: Lírio Ferreira, Hilton Lacerda

Classificação: 10 anos

Xica da Silva – 20 de novembro, 16h

Na segunda metade do século 18, a escrava negra Xica da Silva torna-se o centro das atenções no Distrito Diamantino, onde estão as minas mais ricas do país. Joao Fernandes, representante da Coroa Portuguesa, apaixona-se por Xica e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes. Alertado pelos inimigos do casal, o rei de Portugal manda um emissário a fim de impedir que cresça o poder de Xica na colônia.

Direção: Carlos Diegues

Classificação: 16 anos

POP IN Q – 22 de novembro, 19h

Jovens garotas se levantam contra uma crise global neste desenho de fantasia. Isumi, encontra uma “pedra do tempo” no mar. Quando ela pega o fragmento, um mundo desconhecido se abre a sua frente e ela se encontra com um ser desconhecido chamado Pokon.

Direção: Naoki Miyahara

Classificação: livre

Dad’s lunch box – 23 de novembro, 19h

Baseado em uma história real, que foi re-tweetada mais de 80 mil vezes e curtida por mais de 260 mil pessoas. Um Pai que fez a marmita da filha todos os dias durante os três anos do Ensino Médio, e a filha, Midori, que comeu a marmita feita pelo seu pai, todos os dias do Ensino Médio. No último dia de aula, ao abrir sua última marmita, ela encontra uma foto da primeira e uma carta de seu Pai.

Direção: Masakazu Fukatsu, Toshimi Watanabe, Rena Takeda

Classificação: livre

Strawberry song – 24 de novembro, 19h

Romance adolescente inspirado por uma música da banda de rock Ging Nang Boyz, escrito pelo popular roteirista Yoshikazu Okada. O amigo de infância de Kota, Shinji, morreu em um acidente de trânsito protegendo Chika, que ambos reverenciavam como “deusa da Via Láctea”. Dez anos depois, Kota e Chika se encontram aleatoriamente no Festival de Tanabata.

Direção: Shintaro Sugawara

Classificação: livre

The Tokyo night sky is always the densest shade of blue – 25 de novembro, 19h

Adaptação de filme da coleção de poesia O céu noturno de Tóquio é sempre da cor mais densa de azul, do poeta Tahi Saihate. Mika é uma enfermeira que equilibra seu trabalho lidando com a morte dos pacientes com um bico em um bar de garotas. Shinji, que trabalha como temporário em um canteiro de obras, sai com Tomoyuki e seus amigos e conhece Mika, em seu local de trabalho.

Direção: Yuya Ishii

Classificação: livre

For love’s sake – 16 de novembro, 19h

Drama sobre uma estudante universitária e seu amadurecimento frente à produção de saquê em Saijo, região oeste da cidade de Hiroshima, um dos três principais locais de produção de saquê do Japão. Shiori é aluna de uma universidade agrícola em Tóquio, e deseja estagiar em uma vinícola, mas contra seus desejos ela é alocada em uma produtora de saquê em Saijo.

Direção: Naoki Segi

Classificação: livre

Parks – 27 de novembro, 14h

A estudante do ensino médio Haru aparece na casa de Jun, uma universitária que mora perto do Parque Inokashira. Haru leu uma carta da ex-namorada do falecido pai e encontrou o local baseando-se no endereço na carta e uma foto de cinquenta anos atrás. Depois desse improvável encontro, Jun e Haru vão procurar a ex-namorada e acabam encontrandoo neto dela, Tokio. Ao revirar os pertences da falecida ex- namorada, eles encontram uma fita contendo uma música inacabada nas vozes dos falecidos e decidem terminar a música.

Direção: Natsuki Seta

Classificação: livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ventura distribui 2 mil álbuns da Copa do Mundo por meio da promoção Compre e Ganhe

Há pouco menos de dois meses para a realização da Copa do Mundo, muita gente ainda pretende completar o álbum que traz as figurinhas das seleções classificadas para o Mundial de Futebol 2022. Para dar uma mãozinha para quem deseja entrar na brincadeira de colecionar figurinhas nesta Copa, o Ventura Shopping lança nesta semana mais uma edição da campanha ‘Compre e Ganhe’, incentivando desta forma as pessoas a entrarem no clima esportivo.

O Shopping que concentra o primeiro espaço da Panini na Capital a trazer produtos exclusivos da marca e o único que ficará aberto até o final da Copa, em 18 de dezembro, disponibiliza ao público, a partir desta segunda-feira (26), dois mil álbuns de figurinhas.

Para garantir o exemplar é fácil. O cliente deve adquirir qualquer produto em qualquer valor na loja da Panini do Ventura Shopping. A compra vale um de capa simples. Para isso, é basta cadastrar a Nota Fiscal da promoção no Aplicativo Podi e fazer a retirada do álbum no balcão de informações do shopping. A promoção (regras disponíveis no aplicativo Podi) permite 01 álbum por CPF e é exclusiva para a loja da Panini do Ventura. A ação será válida até quando durar o estoque dos álbuns.

Karaokê Ventura

A Panini permanecerá com a Loja do Ventura aberta até o final da Copa do Mundo às vésperas do Natal. Será um dos poucos pontos da cidade que atenderão o público neste período. Para isso, o Ventura Shopping mantém uma extensa programação para realizar interatividade entre os visitantes do empreendimento neste período.

Além da promoção ‘Compre e Ganhe’ desta semana, por exemplo, o Ventura também lança na próxima sexta-feira (30/09) o projeto ‘Karaokê Ventura’. A ideia é incentivar clientes a vivenciar momentos descontraídos com familiares e amigos mostrando seu talento. São mais de 11 mil músicas disponibilizadas. A atividade inicia às 19h na praça de alimentação do Ventura e será gratuita.

Serviço:

Promoção ‘Compre e Ganhe’ Ventura Shopping

Compras realizadas na loja da Panini valem troca por álbum de figurinhas da Copa do Mundo – limitado a 01 por CPF.  

Ação exclusiva para a Loja da Panini do Ventura Shopping e acontece até quando durar o estoque de 2 mil exemplares disponíveis.

O aplicativo está disponível na Apple Store e PlayStore

Acesse: http://onelink.to/vfa7ts

Concerto solidário por Flora Purim e Airto Moreira é neste domingo

Concerto solidário por Flora Purim e Airto Moreira é neste domingo

Os músicos de jazz Flora Purim e Airto Moreira, mundialmente reconhecidos, serão homenageados pela Orquestra à Base de Sopro neste domingo (25/9), às 11h30, na Capela Santa Maria.

Os ingressos estão sendo vendidos no site Minha Entrada e toda a bilheteria será revertida ao casal, que passa por um momento delicado por complicações de saúde. Também está aberta uma vaquinha virtual para colaborar com recursos no tratamento de saúde do músico Aírto Moreira, de 80 anos, que já tocou com Miles Davis e Herbie Hancock.

Com artistas convidados Helinho Brandão, Rogério Leitum e Cristina El Tarran, a Orquestra à Base de Sopro, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, apresenta músicas emblemáticas da carreira do casal do jazz.

O concerto tem direção musical de Davi Sartori e a condução das homenagens será feita pelo radialista especializado em jazz Maurício Cruz. Ao longo da apresentação, o mestre de cerimônias fará comentários e curiosidade da carreira de Flora Purim e Airto Moreira.

“Eles têm uma importância imensurável para a música. Conseguiram abrir as portas para os brasileiros nos Estados Unidos e levaram o Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e muitos outros. Isso mudou totalmente a cena do jazz e esses frutos carregamos até hoje” comentou Davi.

A Orquestra à Base de Sopro é considerada hoje um dos principais grupos de música brasileira do país, e vem se aprimorando na pesquisa de novas sonoridades. Em 2020, durante a pandemia, o grupo fez um vídeo em homenagem aos 80 anos de Airto, no qual o músico participou virtualmente da gravação.

Currículo

Em quase seis décadas de parceria musical e amorosa, a cantora Flora Purim e o percussionista Airto Moreira construíram juntos uma sólida união. No currículo histórias grandiosas, como colaborações com lendas como o pianista Chick Corea, o baixista Stanley Clarke e jantares com John Lennon.

Considerado por muitos como o “pai da percussão moderna”, Airto esteve presente em momentos decisivos da música brasileira: com o Quarteto Novo em 1967, quando Edu Lobo e Marília Medalha ganharam o Festival da Música Brasileira com “Ponteio” e a fundação do grupo com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal.

Uma das mais celebradas cantoras, de carreira igualmente gloriosa, Flora foi indicada por críticos como a melhor cantora de jazz dos Estados Unidos por quatro anos sucessivos (de 1974 e 1977). Nos anos 70 gravou ainda ao lado de Carlos Santana, Hermeto Pascoal, Chick Corea e muitos outros, encantados com sua extensão vocal e capacidade de improvisação.

Solidariedade

Três meses atrás, logo após o lançamento do último álbum de Flora, If you will (seu primeiro em 15 anos), Airto teve uma forte pneumonia que provocou diversas complicações. Morando juntos em um apart hotel no centro de Curitiba desde o início da pandemia, eles tiveram que recorrer a uma vaquinha para custear o tratamento.

“É um acontecimento para a gente ter eles aqui na nossa cidade, e nesse momento conseguimos unir essa força para reverenciar tanto a carreira, musicalidade, amizade deles e paralelamente fortalecendo o as contribuições para o reestabelecimento da saúde do Airto”, finalizou Davi Sartori.

Serviço: Orquestra à Base de Sopro

Data: domingo, 25/9, às 11h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

Ingressos: R$ 35 e R$17,50 

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba