Encontro Internacional de Mulheres da Cena – Edição Reverbe acontece em Curitiba com espetáculos e ações formativas

A primeira edição do Encontro Internacional de Mulheres da Cena – Edição “Reverbe” começa agora, dia 13, e segue até o dia 18 de dezembro, em Curitiba, ocupando o prédio da Alfaiataria, o Teatro José Maria Santos e o Sesi Paula Gomes, além de outros espaços públicos e privados da cidade, como a Galeria Júlio Moreira, a Boca Maldita e o Wonka Bar, com intensa programação artística e formativa. O evento é uma realização da Alfaiataria Espaço de Artes em parceria com a Núcleo – Produção, Cultura e Desenvolvimento, vinculado diretamente à rede internacional The Magdalena Project e apresenta trabalhos nacionais e internacionais criados, produzidos e atuados por mulheres. 

A proposta é criar um ambiente de convívio e imersão criativa com o objetivo de extrapolar os espaços de compartilhamento e aprofundar questões, práticas de trabalho e criação e também perspectivas reverberantes de presente e futuro do teatro. O Encontro traz uma programação imersiva com cinco dias de oficinas, mesas de conversas, falas públicas, mostras de processos e de participantes, performances, espetáculos e programação paralela com exposição, leituras públicas e intervenções urbanas, abarcando outras expressões artísticas.

Todas as outras atividades são abertas para a população de forma gratuita, com ingressos sendo distribuídos com uma hora de antecedência no local de cada ação, com exceção das Oficinas que são exclusivas para as participantes de várias regiões do Brasil e da América Latina que já se inscreveram na edição com antecedência. A população curitibana terá acesso a oito espetáculos nacionais e internacionais, com artistas de estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e de países como México e Dinamarca. Além dos espetáculos, a programação paralela do Encontro é composta por cinco propostas que reúnem artistas que transitam pelos campos da literatura, música, cinema e artes visuais.  

A edição curitibana é idealizada e produzida por Janaina Matter e Greice Barros, que assinam a curadoria juntamente com Stela Fisher (Paraná) e Nana Sodré (Pernambuco), e Luana Navarro (Paraná) nas ações paralelas. O evento está diretamente vinculado ao The Magdalena Project, uma rede mundial, dinâmica e intercultural de mulheres nas artes cênicas e na performance, criada em 1986 no País de Gales por Jill Greenhalgh, com o intuito de abrir espaço para trabalhos criados à partir da perspectiva de mulheres e facilitar a discussão crítica, apoio e treinamento.

Para as realizadoras do Encontro, essa primeira edição é ainda um projeto piloto que está sendo construído coletivamente por muitas pessoas que chegam para somar de diversas formas e por verem a necessidade de criar cada vez mais espaços múltiplos e horizontalizados para fruição dos trabalhos. “Vejo como um grande movimento de rede, de encontro, de criação e aprendizado, um espaço de muita ebulição, com e para mulheres plurais em suas corpas e criações”, diz Greice Barros.

Elas reforçam que o caráter dessa primeira edição vai de encontro a uma experimentação enquanto evento, na busca por outras formas de estar coletiva e criativamente, diferente dos formatos de festivais. “Nosso desejo é o fortalecimento de um espaço de partilha, imersão e vivência, que possam reverberar para além das escolhas estéticas e das fronteiras geográficas”, conclui.

SERVIÇO

Encontro Internacional de Mulheres da Cena – Edição Reverbe

De 13 a 18 de dezembro de 2022

Entrada gratuita com retirada de ingressos uma hora antes no caso dos espetáculos

Classificação indicativa: 18 anos
Locais:

  • Alfaiataria Espaço de Artes: R. Riachuelo, 274
  • Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Dr. Celso Charuri: Rua Paula Gomes, 270
  • Teatro José Maria Santos: R. Treze de Maio, 655
  • Galeria Julio Moreira: Largo Cel. Enéas (Centro Histórico de Curitiba) – São Francisco/Largo da Ordem
  • Boca Maldita: Rua XV de Novembro
  • Wonka Bar:R. Trajano Reis, 326 – São Francisco

Mais informações:

www.alfaiataria.art.br

www.instagram.com/alfaiataria_ 

www.instagram.com/nucleo_producoes

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

13 de dezembro (terça-feira)

18h – Roda de Abertura – Local: Alfaiataria

19h – Lançamento da Exposição Lambida e Sarau com leituras públicas de Julia Raiz, Roseane Santos e Andrê Francisconi – Local: Alfaiataria

14 de dezembro (quarta-feira)

12h – Performance  Espaço do Silêncio com Nina Caetano (MG) – Local: Boca Maldita

14h –  Intervenção urbana Mães também gozam de Bruna Alcantara – Local: Alfaiataria

16h30 – Fórum The Magdalena Project – Local: Sesi

19h30 – Espetáculo Aquela que é consolada com honra com Laremi Paixão (PR) – Local: Sesi

20h30 – Espetáculo Notas sobre a Fronteira com Violeta Luna (MEX) – Local: Teatro José Maria Santos

15 de dezembro (quinta-feira)

14h – Intervenção com Lambes – Local: Galeria Júlio Moreira

16h – Mesa de Conversa: Reverbe – O que me atravessa e como atravesso o mundo – Local: Sesi com Odailta Alves (online), Fátima Ortiz, Andrê Francisconi e Karina Flor.

20h30 – Espetáculo Deslady com Nathalia Luiz (PR) – Local: Teatro José Maria Santos

16 de dezembro (sexta-feira)

14h – Fala Pública Ripple Effect – ondas que se abrem em círculos – A Rede Magdalena |  com Julia Varley – Local: Sesi

17h – Mostra de Processos – Local: Sesi

20h30 – Espetáculo Protótipo 2: encher-se de buracos – Local: Teatro José Maria Santos

17 de dezembro (sábado)

14h – Mesa de Conversa: ReVerbar: o que precisa ser renomeado com Violeta Luna, Nena Inoue, Giorgia Conceição – Miss G e Loara Gonçalves – Local: Sesi

16h – Espetáculo A Receita com Naná Sodré (PE) – Local: Sesi

17h30 – Conversa: Para Aquelas que não mais estão: poéticas da violência com Coletivo Rubro Obsceno e Violeta Luna (SP/PR/MEX) – Local: Sesi

19h – Fala Pública Interiorização Produtiva – contra corrente com Patrícia Alves (SP/PR) – Local: Sesi

20h30 – Espetáculo Tapete Voador com Julia Varley (DIN) – Local: Teatro José Maria Santos

22h30 – Festa de encerramento com DJ Shaitemi (MG) – Local: Wonka Bar 

Sobre Alfaiataria

Alfaiataria é um espaço de pesquisa e práticas artísticas interdisciplinares localizado em Curitiba, Brasil, onde são realizadas atividades de formação, apresentações de teatro, dança, música, oficinas, cursos, mostras de vídeos, performances, oficinas, cursos, exposições e palestras. Além de uma programação própria idealizada e organizada pelos artistas Janaina Matter, Luana Navarro e Guilherme Jaccon, a Alfaiataria também recebe projetos e ações propostas por artistas de outros contextos. Mais informações no site: www.alfaiataria.art

FICHA TÉCNICA

Idealização, coordenação e curadoria: Janaina Matter e Greice Barros

Curadoras convidadas desta Edição: Naná Sodré e Stela Fischer 

Curadora das ações paralelas: Luana Navarro

Produção executiva: Guilherme Jaccon

Produção espetáculos: Jade Benamor

Produção Ações Formativas e Mostras: Tayna Miessa

Assistente de Produção: Alice Cieslinski

Produção técnica de Som: Jô Mistinguet

Produção técnica de Iluminação: Lucri Reggiani e Nadja Naira 

Assessoria Técnica (som, luz e projeção): Paulo Rosa

Assessoria de imprensa e Social media: Platea Comunicação e Arte

Artistas Convidadas: Julia Varley (Odin Teatret, Dinamarca); Violeta Luna (México); Nina Caetano (BH); Monica Siedler e o Coletivo Ensaio para Algo que Não Sabemos (SC); Thaís Ivana Medeiros e o Coletivo Galeria Gruta (SP); Laremi Paixão, Nathalia Luiz, Maíra Lour, Julia Raiz, Bruna Alcântara, Roseane Santos, Camila Macedo, Nena Inoue, Fatima Ortiz, Karina Pereira, Geórgia Conceição, Loara Gonçalves, Andrê Francisconi (PR), Naná Sodré e o grupo O Poste Soluções Luminosas (PE), Stela Fischer e o Coletivo Rubro Obsceno (SP/PR/MEX), Patrícia Braga Alves (SP), Lívia Auler (RS), Luíza Morgado (PE), Marisa Naspolini (SC), Odailta Alves da Silva (PE), Lívia Gaudêncio (MG), Yacunã Tuxá (BA)

Realização: Alfaiataria Espaço de Artes e Núcleo – Produção, Cultura e Desenvolvimento

Incentivo: Ebanx e Fundação Cultural de Curitiba

Parceiro: SESI Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comédia e espetáculos musicais integram a programação da segunda semana da Mostra Multiartes Cena Hum

Três espetáculos estreiam, nesta semana, na 54ª. edição da Mostra Multiartes Cena Hum, que acontece até o próximo dia 11 de dezembro, no Teatro Cena Hum, em Curitiba. Promovido pela Cena Hum Academia Multiartes, o evento é o maior de teatro acadêmico do Paraná.

Na quinta-feira (01), às 19 horas, acontece a apresentação do musical “Antes da (Má) Fama”, com direção de Thaísa Baby. Adaptação da obra “A Chorus Line”, a peça mostra as vilãs Cruela, Malévola e Úrsula disputando uma vaga em um espetáculo, mostrando as suas habilidades da (má) fama. Também acontecerão sessões no sábado (03) e domingo (04), às 17 horas.

Já a peça musicada “Universo Disney”, com direção de George Sada, mostra um grupo de exploradores que decide fazer uma excursão até uma montanha para estudar as rochas e estar mais próximo da natureza. Quando entram em uma caverna, algo mágico acontece e suas histórias se aproximam da essência do universo Disney. As apresentações acontecem no sábado e no domingo, às 19 horas.  

Às 21 horas de quinta-feira, sexta e sábado, será exibida a comédia “O Marido, a Noiva e o Velho Ciumento”, também com direção de George Sada, em parceria com Fran Gomes. A peça faz uma breve experimentação de três roteiros encontrados na obra do italiano Flaminio Scala, possibilitando o estudo, o humor e a interpretação de figuras marcantes da Commedia Dell’Arte, tais como Pantaleone, Dottore, Arlequim, Colombina, Pulcinella e alguns Enamorados.

Os ingressos para os espetáculos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Para conferir a programação completa da Mostra Multiartes Cena Hum, acesse www.cenahum.com.br.

Serviço:

54ª. edição da Mostra Multiartes Cena Hum

Quando: até 11 de dezembro e 2022.

Onde: Teatro Cena Hum (Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco)

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Mais informações: (41)99943-9396.

Nova companhia de ópera de Curitiba faz sua estreia com o espetáculo “La Sonnambula”

Curitiba acaba de ganhar uma nova companhia de ópera. Trata-se da Companhia Santa Cecília, que faz sua estreia com o espetáculo “La Sonnambula”, que será apresentado no próximo dia 27 de novembro (domingo), às 20 horas, no Guairinha (auditório Salvador de Ferrante).

Com direção musical de Thiago Plaça Teixeira, o concerto lírico será estrelado pela soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca, que acaba de voltar para a capital paranaense após uma temporada de trabalhos e estudos na Itália. Formada pela conceituada Universität Mozarteum de Salzburg, da Áustria, ela já participou de vários concertos, óperas e operetas tanto no Brasil quanto no exterior, cantando papéis principais.

Em “La Sonnambula”, Ornella será acompanhada pelo tenor Vitorio Scarpi, pelo barítono Cláudio de Biaggi, pela também soprano Melissa Bergonso e pela mezzo-soprano Diana Danieli. Com formações variadas e diversos trabalhos já realizados, todos eles integram a Companhia Santa Cecília, sendo naturais do Paraná e residentes de Curitiba. 

O coro será formado pelos cantores líricos convidados Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello e Paloma López (sopranos); Maico Sant’Anna, Mario Malinconi e Odair Sebaniski (tenores); e Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães (baixos). A narração será feita pelo ator Renet Lyon.

A orquestra que tocará na montagem de estreia é composta por músicos de Curitiba que também participam de outros grupos da cidade, como Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra Filarmônica da UFPR. Eles contarão com a regência do maestro Felipe Biesek.

La Sonnambula

A ópera La Sonnambula, do compositor italiano Vicenzo Bellini, é dividida em dois atos, tendo sido apresentada pela primeira vez no Teatro Carcano, em Milão, em 1831. A ação acontece em uma vila suíça no início do século XIX. Amina (que será interpretada por Ornella de Lucca) – filha adotiva de Teresa (Diana Danieli), dona do moinho da vila – comemora seu noivado com Elvino (Vitorio Scarpi), um jovem e rico fazendeiro.

Durante os festejos, chega um misterioso estrangeiro, que é, na verdade, o Conde Rodolfo (Cláudio de Biaggi), que retorna à vila de sua infância depois de muitos anos. O Conde hospeda-se naquela noite na hospedaria da vila, cuja proprietária é Lisa (Melissa Bergonso), apaixonada por Elvino.

Ninguém sabe, mas Amina é sonâmbula e justamente naquela noite perambula pela vila chegando até o quarto do Conde. Vendo a moça em estado de sonambulismo, o Conde discretamente se retira, mas a presença dela no quarto é descoberta por Lisa e revelada, dando origem a um grande conflito.

FICHA TÉCNICA:

Direção musical e correpetição: Thiago Plaça Teixeira.

Solistas: Ornella de Lucca, Vitorio Scarpi, Cláudio de Biaggi, Melissa Bergonso e Diana Danieli.

Coro: Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello, Paloma López, Maico Sant’Anna, Mario Malinconi, Odair Sebaniski, Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães.

Ator/narrador: Renet Lyon.

Regência: Felipe Biesek.

Violino I: Ângelo Martins da Silva (spalla), Pablo Malagutti,  Paulo André Hübner,

Pedro Ferreira, Vinícius Henrique Batista e Vitor Andrade.

Violino II: Dan Tolomony (chefe de naipe), Cesar Augusto Vieira, Everton Escorissa Santos e Vinicius Marini Woicolesko.

Viola: Jader da Cruz (chefe de naipe) e Fabiane Nishimori Ferronato.

Violoncelo: Samuel Pessatti (chefe de naipe) e Bruno Vinicius Rosa.

Contrabaixo: Vitor Vieira da Costa.

Flauta: Denusa Castellain.

Oboé: Maicon Alves Nogueira.

Clarinete: Elvis Willian Ferreira Tosta e Karine Leticia Fragoso.

Fagote: Juliano Pontes.

Trompa: João Gustavo Schmidt Braz e Weber Alesandro Gomes.

Trompete: Otavio Rasera.

Tímpano: Ivan Souza Lemes.

Iluminação: Lucas Amado.

Projeções: Lumen Audiovisual.

SERVIÇO:

Ópera “La Sonnambula”

Quando: 27 de novembro (domingo)

Onde: Teatro Guaíra(Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha). Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba.

Horário: 20 horas

Duração do espetáculo: uma hora e trinta minutos

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Classificação etária: 7 anos

Venda de ingressos: site Ticket Fácil (https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-concerto-lirico-la-sonnambula-de-bellini.aspx)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com