Dia do Orgulho Nerd: filmes, séries e livros para comemorar a data

O Dia do Orgulho Nerd ou Geek é comemorado nesta terça-feira, 25. A data foi escolhida pois, em 25 de maio de 1977, chegava aos cinemas o primeiro longa-metragem da saga Star Wars – Guerra nas Estrelas, considerada uma das obras mais importantes para os fãs de ficção científica e todos aqueles que se consideram nerds e/ou geeks.

A data reuniu também os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, lançado em 1979, que une uma viagem intergaláctica com dicas de sobrevivência, humor e sarcasmo. Como um dos itens mais recomendados para tempos difíceis é a toalha, a data ganhou também o título de Dia da Toalha.

Para o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense, Marco Boin e a equipe de professores dele, a data é uma boa oportunidade para incentivar a busca por conhecimento, inovações e descobertas em todas as áreas. “O mundo da ficção científica é enorme e tem muito conteúdo para agradar a todos os gostos. Livros, filmes, ou séries trazem boas doses de entretenimento com conhecimento para esse período pelo qual passamos”, afirma.

Confira a lista que a equipe de professores do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense recomenda:

Livros

Almanaque das curiosidades matemáticas – I. Stewart (Editora Zahar)

O bom humor do matemático Ian Stewart dá o tom para temas aparentemente complexos e traz curiosidades como, por exemplo, por que não se pode dividir um número por zero e da história de Pitágoras (e seu teorema). Desde os 14 anos, o aclamado autor, que é professor emérito da Universidade de Warwick (Inglaterra), vinha colecionando, num caderno de anotações, suas observações interessantes sobre a matemática que depois foram reunidas nesse livro.

Breve história de quase tudo – Bill Bryson (Editora Companhia das Letras)

Seu desconhecimento sobre o mundo foi o ponto de partida para que o escritor e cronista Bill Bryson explorasse dezenas de obras de pesquisadores e da ciência. Temas relacionados à física, geologia, paleontologia e outras disciplinas, da origem do universo até os dias de hoje, são tratados de forma leve e descontraída. A obra foi publicada em 29 países e vendeu 2 milhões de exemplares na Inglaterra.

Os botões de Napoleão – Penny Le Couteur e Jay Burreson (Editora Zahar)

O estanho tem a ver com o fracasso de Napoleão na Rússia em 1812 porque os botões das fardas dos soldados eram fechados com esse metal e se esfarelavam em baixas temperaturas. Conheça diversos episódios históricos e descobertas científicas influenciados por grupos de moléculas neste livro da professora de química Penny Le Couteur e do químico industrial Jay Burreson.

Do Android Dreams of Electric Sheep – Philip K. Dick

Segundo o professor de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense, Edvan Cléder, “qualquer livro deste cara é um espetáculo”. No romance, disponível somente em inglês, a Terra é devastada e grande parte da população sobrevivente emigrou para os mundos-colônias. Rick Deckard é um caçador de recompensas cuja missão é eliminar androides que vivem ilegalmente na Terra. Seu sonho de consumo é trocar sua ovelha de estimação elétrica por um animal de verdade, e ele vê sua chance quando é escolhido para perseguir androides fugitivos de Marte. É neste momento que ele percebe semelhanças entre androides e humanos. O livro serviu de base para o filme clássico de ficção Blade Runner (1982), do diretor Ridley Scott, e Blade Runner 2049 (2017), dirigido por Denis Villeneuve.

Filmes

Guardiões da Galáxia

Filme da Marvel (distribuído pela BuenaVista/Walt Disney) lançado em 2014. Na história, Peter Quill (Chris Pratt) foi abduzido da Terra quando era criança e virou saqueador, ganhando o nome de Senhor das Estrelas. Ele rouba uma esfera, na qual o vilão da história, Ronan, está interessado, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema e descobre que a esfera roubada é capaz de mudar os rumos do universo. O grupo precisa então proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia. O filme foi a terceira maior bilheteira naquele ano (US$ 773 milhões) e se destaca pelas performances do elenco, as sequências de ação, a trilha sonora, os efeitos visuais e a direção de James Gunn. A sequência foi lançada em 2017, e o terceiro filme da série ainda não tem data para lançamento devido à pandemia do novo coronavírus.

Ex Machina: Instinto Artificial

O protagonista do filme, o jovem programador Caleb, é sorteado para passar uma semana na casa do CEO da empresa de internet em que trabalha (uma espécie de Google da ficção). Quando chega lá, no entanto, ele descobre que será o componente humano para um teste que vai determinar as capacidades e a consciência da robô Ava. Só que a inteligência artificial demonstra que tem mais habilidades dos que Caleb e o CEO imaginam. O filme é de 2015 do diretor estreante Alex Garland e vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, além de ter sido indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2016.

Assista ao trailer

Interestelar

A crise de recursos naturais na Terra obriga um grupo de astronautas a verificar possíveis novos lares para garantir a continuidade da espécie humana. A produção da Netflix, lançada em 2014, foi sucesso de bilheteria e recebeu críticas positivas quanto à precisão científica, trilha sonora, efeitos visuais e atuações de Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain e Mackenzie Foy. Recebeu cinco indicações ao Oscar de 2015 e venceu na categoria de efeitos visuais.

Séries

Black Mirror – Netflix, 2011

Cinco temporadas, todas disponíveis na plataforma de streaming, para você conhecer e refletir sobre o conflito entre a natureza humana (nem sempre boa) e a tecnologia de ponta que pode ser usada contra seus criadores. É uma forma interessante de olhar as inovações e seus efeitos no nosso dia a dia.

Assista ao trailer

Upload – Amazon Prime, 2020

A história se passa em 2033, quando um jovem programador adquire um upload de sua pós-vida para aproveitar um pós-morte confortável no mundo virtual. A nova realidade permite inclusive comunicação com o mundo “real” por meio do smartphone. O upload da consciência deve ser feito antes da pessoa morrer e é vendido por empresas que dominam o mercado, portanto a vida no mundo virtual não é de graça. A série de Greg Daniels, o mesmo autor de The Office, mistura comédia, romance e ficção científica e discute o amor, a tecnologia e o capitalismo.

Assista ao trailer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira algumas atrações para aproveitar no feriadão de 12 de outubro

Com programas seguros para toda a família, a capital paranaense está atraindo cada vez mais turistas

Na próxima semana, o feriado prolongado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, vai parar o Brasil. Que tal aproveitar a pausa para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? Nos últimos anos, a capital paranaense tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia local.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e atualmente sedia a badalada exposição “OSGEMEOS: Segredos”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. O espaço foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde a forma do anexo conferiu ao MON o apelido de “Museu do Olho”. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, que conta com várias unidades na cidade, propondo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

Teatro Ópera de Arame. Foto: Orlando Kissner/SMCS
Divulgação

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria, o Supernova e o Café Cultura. E é lógico que não dá para esquecer de um dos principais símbolos do Paraná: o mate. Curitiba acaba de ganhar a inovadora Ow Mate, com preparos “to go” quentes e gelados que têm mate como grande estrela. Já quem ama pizza precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em dois endereços da capital paranaense.

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Gosta de cerveja artesanal? Então marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de comida com características bem urbanas, a Rua Trajano Reis e a Avenida Vicente Machado são ótimas opções. Nelas, os curitibanos e turistas se reúnem na rua para saborear os mais variados preparos gastronômicos e chopes artesanais da região. Nos endereços, destaque para unidades do Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco,do Sirène, maior rede de Fish & Chips da América Latina, e da hamburgueria O Barba, uma das mais tradicionais da cidade.

Divulgação

Quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil. É na capital paranaense que fica o incrível Obst., primeiro restaurante próprio do chef Lênin Palhano, grande nome da culinária paranaense nos últimos anos. Inaugurado no último mês de janeiro, o Obst. conquistou rapidamente o público com um menu criativo, extremamente saboroso e contemporâneo, além de uma coquetelaria de altíssimo nível. Outra ótima opção para os amantes da boa gastronomia é o também recém-inaugurado Raulino Cozinha Autoral, comandado pelo chef André Raulino, que oferece um impactante menu surpresa. Para completar, o Kitsune, empreendimento gastronômico comandado pelo badalado chef Andre Pionteke, curitibano que ganhou popularidade com a participação no Masterchef Profissionais 2018, trabalha com preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica – bioma do litoral do Paraná – aliados às técnicas da culinária oriental.

Divulgação

5 restaurantes temáticos em Curitiba para ir com as crianças

Na próxima terça-feira, dia 12 de outubro, é celebrado o Dia das Crianças e como o feriado é logo após o fim de semana da pra aproveitar bastante com os pequenos. Por isso, preparamos uma lista com cinco restaurantes temáticos em Curitiba. Além de experimentar pratos deliciosos, a diversão também está garantida. Confira:

Lanchonete Mundo Animal

O restaurante tem um ambiente temático inspirado na selva. Desde a decoração, até o cardápio com pratos deliciosos que levam nomes de animais, tudo é pensado para que as crianças vivam uma verdadeira imersão no mundo das aventuras. A lanchonete fica na Avenida Iguaçu, no Rebouças. O atendimento é de segunda a sexta das 18h à 00h e aos finais de semana das 11h30h à 00h. Mais informações acesse.

Divulgação
Divulgação

Picnic American Burger & Grill 

O restaurante é inspirado nas lanchonetes americanas com uma decoração que encanta! No cardápio tem pratos para todos os gostos, desde mini pastéis e batatas fritas, até hambúrgueres e massas. O restaurante fica na Avenida Silva Jardim, 391. Mais informações aqui.

Divulgação
Divulgação

Park da Pizza 

O restaurante Park da Pizza oferece um buffet completo e variado. Tem pizzas de sabores tradicionais, especiais e super especiais (a lá carte). O restaurante também serve porções, massas, salgadinhos e saladas. E nada melhor que comer bem e pagar o justo! De terça a quinta-feira, o rodízio custa apenas R $34,99. E de sexta a domingo e nos feriados, o valor é de R $39,99 (crianças de seis a 12 anos pagam meia, e menores de seis anos não pagam).No local também tem um bar que serve diversos tipos de drinks. Já as crianças podem aproveitar o espaço kids com fliperama, cama elástica, entre outras brincadeiras, todas gratuitas. O restaurante fica localizado na rua Anne Frank (n° 2147) no Hauer. Mais informações no site ou pelo contato (41) 3073-0279.

Divulgação
Divulgação

Hamburgueria Calça Quadrada

Em Araucária, região metropolitana de Curitiba, fica localizada a Hamburgueria Calça Quadrada, restaurante com temática do desenho Bob Esponja, sucesso entre as crianças. O local é todo inspirado na Fenda do Biquíni, com um cenário super divertido. O cardápio também é temático e conta com pratos que levam o nome dos personagens e claro, o famoso Hambúrguer de Siri. A hamburgueria Calça Quadrada fica na rua Professor Alfredo Parodi, 203. Atendimento de terça a domingo, das 18h às 23h. Mais informações clique aqui.

Divulgação
Divulgação

Caldeirão Bruxo

O Caldeirão Bruxo é inspirado em tudo que envolve bruxaria e claro, os clássicos do Harry Potter. O espaço é todo decorado com a temática. No cardápio tem hambúrgueres artesanais e cerveja caramelada. O Caldeirão do Bruxo fica na rua Acre, 141, em Colombo, região metropolitana de Curitiba.

Divulgação
Divulgação