Curitiba já vacinou quase 80% da população contra a covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou, até esta quarta-feira (10/11), um total de 1.554.571 pessoas com a primeira dose ou a dose única (Janssen) da vacina anticovid.

Ao todo, já foram aplicadas na capital 3.014.466 unidades do imunizante, sendo 1.516.315 de primeiras doses e 1.301.581 de segundas doses; 38.256 doses únicas e 158.314 doses de reforço.

Assim, 79,8% dos curitibanos já receberam ao menos uma dose do imunizante e 68,8% da população da cidade está totalmente imunizada contra a covid-19, com as duas doesse ou a dose única.

Vacinados com 18 anos ou mais

Entre a população com 18 anos ou mais, 1.409.129 curitibanos receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Um total de 1.339.469 pessoas acima dos 18 anos já completou o esquema vacinal até esta quarta-feira (10/11). Destes, 1.301.213 pessoas receberam a segunda dose da vacina e outras 38.256 pessoas receberam a vacina em dose única.

Reforço

Curitiba também está aplicando as doses de reforço em quem já completou o ciclo de imunização nos seguintes grupos: idosos de 70 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde. Até esta quarta-feira (10/11), 158.314 pessoas desses grupos receberam a dose de reforço.

Adolescentes de 12 a 17 anos

Até o momento, a SMS vacinou 107.186 adolescentes entre 12 e 17 anos. Destes, 368 já receberam também a segunda dose, sendo essas pessoas do grupo de gestantes abaixo de 18 anos.

Doses recebidas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 3.256.487 doses de vacinas, sendo 1.579.648 para primeira dose, 1.420.358 para segunda dose, 38.975 doses de reforço.

Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica. A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

O município tem capacidade para vacinar em média até 30 mil pessoas por dia (podendo chegar a 45 mil pessoas). O  avanço do cronograma de imunização ocorre à medida que as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao governo estadual, responsável por distribuir os lotes do imunizante aos municípios.

Confira detalhes da vacinação contra a covid-19 no Painel Covid-19 Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banda da Guarda Mirim do Paraná faz Concerto de Natal no sábado (11)

A Banda Marcial da Guarda Mirim do Paraná – Mudart apresenta neste sábado (11), o seu tradicional especial concerto de Natal. A atração é gratuita e ocorre a partir das 19:30, na sede do Colégio Estadual Guarda Mirim (Avenida Anita Garibaldi, 2395 – Curitiba).

O repertório da apresentação, sob regência do maestro Kevin Moltocaro, contará com músicas variadas de estilo natalino e religioso, além de apresentação do corpo coreográfico. O concerto ocorre após dois anos de pausa devido a pandemia.

Presença em diversos eventos cívicos e competições, a Banda Marcial da Guarda Mirim do Paraná é uma das bandas marciais mais tradicionais do Brasil, já sendo premiada em diversas competições Brasil agora. Em mais de 20 anos de estrada, o grupo já esteve em apresentações em vários estados brasileiros e também no Chile.

A BMGM-Mudart é parte da Guarda Mirim do Paraná, instituição com mais de 50 anos de atuação. Hoje vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o colégio possibilita a jovens de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, residentes em Curitiba e/ou nos municípios que compõem a sua Região Metropolitana, o ingresso formal no mundo do trabalho através da aprendizagem.

Fábrica dos Sonhos Madalosso, decoração do Paço e outras atrações do Natal de terça

Além da decoração especial no portal de Santa Felicidade, o bairro mais italiano da capital ainda tem outra atração da programação gratuita do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. O espetáculo Fábrica dos Sonhos vem encantando crianças e adultos com performances nos janelões do Restaurante Família Madalosso.

Como no ano passado, a apresentação no Madalosso é drive-in, com o público assistindo de dentro do carro e com agendamento já esgotado.

Já ao entardecer é possível ver o restaurante, considerado o maior das Américas, repleto de personagens clássicos de Natal que esbanjavam simpatia e alegria na recepção aos que chegam. Destaque para o Papai Noel, junto de sua caixa de presentes, que está sempre pronto a tirar fotos e conversar.

Com duração de 25 minutos, o espetáculo nos janelões do Madalosso prende a atenção do público, com os artistas caracterizados de forma lúdica e interpretando músicas natalinas infantis em coro, como Jingle bells, Então é Natal, Bate o Sino, Anoiteceu e muitos outros clássicos. O público acompanha nas 49 vagas de drive-in disponíveis por sessão.

A atração ainda tem 12 apresentações, com sessões às 19h30, 20h20 e 21h, e ocorre até 23 de dezembro.

Terça-feira

Curitibanos e turistas têm vários programas da temporada natalina nesta terça-feira (7/12), como a Fábrica de Sonhos da Família Madalosso, o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui, o Caminho de Luz Condor no Passeio Público, o Caminho de Luz do Parque Náutico, as feiras de Natal no Centro, atrações da Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal, o Carrossel Muffato no Parque Tanguá e Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico. Somente as atrações Caminho de Luz, o espetáculo da Família Madalosso e a Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal precisam de agendamento.

Destaque também, na terça-feira (7/12), para a estreia da decoração do Paço da Liberdade Sesc PR, na Praça Generoso Marques (Centro). Neste ano, o prédio histórico receberá uma lúdica iluminação cênica, das 19h às 21h30, até quinta-feira (9/12). Não é preciso agendamento para apreciar a decoração que valoriza a fachada arte nouveau do Paço, que foi a primeira sede da Prefeitura de Curitiba. 

Além disso, será o segundo dia da caravana Desfile Mágico de Natal, que percorre, a partir das 19h30, bairros da capital até domingo (12/12).  Caminhões transformados em palcos itinerantes sobre rodas, em formato de “quadros de obras de arte”, desfilarão por ruas, trazendo dezenas de personagens e um elenco especial, com direção de cena e coreografias do bailarino carioca Carlinhos de Jesus. A saída diária é do shopping Pátio Batel. 

Imprevistos no trânsito podem alterar o roteiro do Desfile Mágico de Natal e as rotas diárias com as ruas específicas por onde o desfile passará serão divulgadas nas redes sociais.

 

Atrações de terça-feira (7/12) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
19h – Estreia da decoração do Paço da Liberdade Sesc PR (Praça Generoso Marques, s/n, Centro).
19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h – Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
19h – Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano no sentido de quem vem de Curitiba)
19h – Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
19h – Acender das luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
19h30 – Desfile Mágico de Natal (saída shopping Pátio Batel, Avenida do Batel, 1868, Batel)
19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
19h30 – O Natal Família Madalosso – Encantando Santa Felicidade (Avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
20h – Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público (entrada pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.