Culinária paranaense é apresentada durante evento no Paraguai

Como forma de celebrar o bicentenário da independência brasileira, foi realizado o Tour Gastronômico do Brasil em Assunção, capital do Paraguai. A gastronomia e a cultura paranaenses foram representadas no evento. Com atividades realizadas entre os dias 20 e 26 de setembro, a Semana do Paraná foi liderada pelo chefe de cozinha Rui Morschel e contou com a preparação de pratos típicos de diferentes regiões do estado.

Durante o evento idealizado pela embaixada brasileira no Paraguai, além do barreado do litoral, foram elaborados e servidos em restaurantes da cidade a carne de onça, de Curitiba; o virado de feijão, de Cândido de Abreu; o pão no bafo, de Palmeira; a quirerada, de Pitanga; e o alcatra no espeto, de Ponta Grossa.

Tradicional de Palmeira, o pão no bafo foi servido durante ação no Paraguai. Foto: divulgação.  

Para a coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães, a ação amplia a visibilidade dos produtos e da gastronomia paranaenses.  

“Conseguimos apresentar um pouco do nosso Paraná para o país vizinho. Os restaurantes da região serviram as nossas iguarias e isso pode ser uma porta de entrada para que os paraguaios nos visitem e tenham acesso à nossa rica história”, diz Maria Isabel Rosa Guimarães.

O chefe de cozinha Rui Morschel foi o responsável pelas preparações e por ministrar uma aula-show, que ensinou a receita do barreado para 30 alunos do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), da capital paraguaia. O prato foi elaborado com ingredientes da região de origem, como a farinha de mandioca do litoral do Paraná, e servido com as balas de banana de Antonina, produto reconhecido como Indicação Geográfica, na categoria de Indicação de Procedência. 

“São oportunidades como esta que nos permitem valorizar o que é nosso e buscar o reconhecimento. Espero que essa seja a primeira de muitas ações que carregarão a bandeira do Paraná, ainda mais se tratando do nosso Brasil, que tem uma vasta divisa e com potencial de atrair um número significativo de turistas para continuar a nos conhecer e valorizar ainda mais”, diz o cozinheiro. 

Durante a aula-show, Rui Morschel traçou um contexto histórico para explicar o surgimento da culinária paranaense, com a apresentação de referências sobre o tropeirismo e a imigração europeia. 

Tradicional de Pitanga, a quirerada foi servida durante ação no Paraguai. Foto: divulgação.

Segundo o assessor de marketing da Paraná Turismo, André Poletti, o estado foi convidado para participar por ter uma gastronomia diversificada e por ser um atrativo turístico em potencial. Além do Paraná, também participaram os estados de Bahia e Pernambuco.

“Além da proximidade geográfica com o Paraguai, nós também temos influências em comum, principalmente na cultura e na gastronomia. A farinha de mandioca, assim como alguns temperos, é bastante utilizada no Paraná e em nosso vizinho. Com esta celebração, queremos fortalecer a gastronomia como uma atração turística do Paraná e fazer com que as pessoas viagem para conhecer os nossos pratos”, diz Poletti. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inaugurado durante a pandemia, Tokom Fome abre as portas do seu salão com opções a lá carte e rodízio

Após sobreviver a pandemia no formato delivery, chegou a hora do Tokom Fome inaugurar o seu espaço físico no bairro Água Verde com uma proposta de oferecer buffet por kilo e a lá carte durante o almoço e no jantar rodízio pelo preço único de R$ 129 e a lá carte.

Com o intuito inicial de abrir somente como delivery e a boa aceitação do público, o empresário Bruno Guariza resolveu realizar o seu sonho de inaugurar o espaço físico do Tokom Fome. “ Hoje é a realização de um grande sonho para mim, abrimos durante a pandemia como um delivery de comida japonesa e tivemos um bom retorno dos nossos clientes. Desde então surgiu a ideia de abrir presencialmente com diversas propostas, após longos meses de obras, nossas portas estão abertas” comenta o empresário.

Destaque para o rodízio

Durante o jantar, quem for até o restaurante poderá desfrutar de um rodízio de comida japonesa com mais de 60 opções, entre entradas, uramakis, hossomakis, jow, niguiris, temakis, sashimis, pratos quentes e doces. O rodízio custa R$ 129,90 e os clientes podem desfrutar o quanto quiserem.

Novidades no cardápio e arquitetura são os diferenciais

Para começar com o pé direito, o sushiman preparou alguns pratos novos para encantar os clientes que forem conhecer o espaço físico do Tokom Fome, os destaques ficam para o sashimi de barriga de salmão, sashimi de barriga de salmão com ovas de massagô e também para a porção de jow de salmão com gema de ovo de codorna e ovas de massagô. Nos doces, as novidades são o hot Maltine, preparado com a pasta de Ovomaltine®  com morangos e o hot KitKat que leva também a pasta exclusiva de KitKat®  com morangos.

Já a arquitetura foi pensada pelo escritório XR Arquitetura, que trouxe diversas referências e brincadeiras descontraídas em luminárias neon e uma parede verde com um letreiro em LED para trazer vida de harmonia ao local. “Cada cantinho foi planejado de modo a proporcionar uma experiência única. Externamente, uma entrada discreta dando um ar intimista e de mistério ao empreendimento. Internamente, um ambiente com uma identidade visual criativa e ao mesmo tempo apresentando uma atmosfera intimista” ressalta a arquiteta responsável pelo projeto, Camila Fernanda Guariza.

Serviço

Endereço: Rua Mato Grosso 615 – Água Verde.

Horário de funcionamento: Almoço de domingo à domingo das 11h às 15h e no jantar de segunda á sábado entre 18h e 23h.

Estacionamento conveniado com desconto para clientes na rua Professor Assis Gonçalves, 1416

Dóffee Donuts inaugura primeira unidade no formato de quiosque 

A Dóffee Donuts & Coffee acaba de inaugurar no Shopping Curitiba a sua primeira unidade no formato de quiosque. Uma das marcas mais tradicionais da cidade quando o assunto é donuts, a nova loja oferece ao público mais de 20 sabores de donuts doces, 9 de donuts salgados e bebidas como cafés, sodas italianas e frappés.

Além dos sabores tradicionais, como Homer, Boston Cream e Glaceado, a Dóffe tem uma equipe interna de desenvolvimento capaz de criar as mais diversas combinações de sabores e texturas. Uma das criações de sucesso da marca é o donuts de cheesecake de frutas vermelhas.

Essa foi a 17ª inauguração e nos próximos meses serão inauguradas mais 10 lojas. O quiosque da Dóffee está localizado na Praça de Alimentação do Shopping Curitiba, no piso L4.

Shopping Curitiba 

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba