quinta-feira, setembro 28, 2023
spot_img
InícioCuritibaDomingo terá Tarde de Viola na Rua da Cidadania do Fazendinha

Domingo terá Tarde de Viola na Rua da Cidadania do Fazendinha


Uma tarde musical, com a apresentação de viola e bate-papo cultural, é o programa aberto a toda a comunidade neste domingo (25/6), na Rua da Cidadania do Fazendinha. A Oficina Tarde de Viola será das 15h às 17h30 e terá como artista convidado o maestro Cláudio Avanso e orquestra.

“Nós vamos mesclar apresentações musicais com um bate-papo. A ideia é dar elementos para que as pessoas compreendam o que é música”, disse Cláudio Avanso, 60 anos, que mora no Fazendinha e trabalha há 30 anos com música e tem formação de mestre educação, pós graduado em composição musical e regência. 

Imersão na música

O maestro disse que é importante trabalhar um pouco a teoria para mostrar o que é música e como tudo isso começou. Usando a sua experiência de músico, que já montou orquestras em cidades do Paraná e de Santa Catarina, Cláudio Avanso quer levar esta experiência de imersão para a comunidade.

“Música é audição e nós estamos submersos no ruído das cidades. A minha proposta é trazer a comunidade para ouvir música e vivenciar paisagens sonoras, o que antecede toda essa gama de gêneros musicais a que estamos expostos atualmente”, explicou.

A atividade vai começar com uma palestra e orientação de como fazer a respiração baixa, que vem do diafragma, e a parte rítmica. Além disso, haverá um tópico sobre a música paranaense dos primórdios.

“Este é um primeiro passo de um projeto mais ambicioso de revitalizar a orquestra viola e cantoria. A decisão de abrir para a comunidade assistir aos ensaios e dar as palestras é uma forma de envolver o grande interessado em tudo isso, que é público”, disse o maestro.

O administrador regional, Gerson Gunha, disse que iniciativas como esta são uma forma de ampliar a oferta de atividade culturais na região. “Nós já tivemos aqui neste espaço aulas de ensino de dança de ritmos gaúchos e agora temos essa oficina de viola, acreditamos que terá boa aceitação na comunidade”, disse Gunha.
 



Source link

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão