Confira os principais espetáculos do Natal de Curitiba

Com slogan Uma História de Brilho e Emoção, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 começa no dia 22 de novembro e será a maior programação gratuita de fim de ano do país. Serão mais de 130 atrações da Prefeitura e empresas privadas, entre autos, corais, concertos, exposições de presépios e feiras, que ocorrerão até 23 de dezembro.

No domingo o Natal do Bradesco no Palácio Avenida terá, às 20h20, sua última encenação deste ano no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro.

Principais espetáculos

Feira Especial de Natal da Praça Osório
A tradicional feira vai reunir produtos natalinos e sugestões de presentes confeccionados por artesãos de Curitiba e Região Metropolitana.
Datas: de 22/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)
Entrada: gratuita

Auto de Reis e carrossel no Passeio Público
A abertura oficial do Natal de Curitiba será no dia 24 de novembro, no Passeio Público, que ganhará decoração especial patrocinada pela Rede de Supermercados Condor. O Natal Condor no Passeio terá como destaques um carrossel em estilo clássico e o espetáculo Auto de Reis.
Datas: O carrossel ficará aberto de 24/11 a 23/12 e o Auto de Reis será encenado nos dias 24/11, 30/11, 01/12, 07/12, 08/12, 14/12 e 15/12, sempre às 19h30
Entrada: gratuita

Auto de Natal Espírito de Amor e confraternização no Largo da Ordem
Show gratuito de luzes, música e teatro acompanhado pela plateia caminhando pelo Largo da Ordem. Uma das novidades será o concerto de sinos, abrindo a encenação.
Datas: 27/11, 28/11, 04/12, 05/12, 11/12 e 12/12, sempre às 19h30
Entrada: gratuita

Vila de Natal e roda gigante na Praça Santos Andrade
A Vila de Natal Electrolux tem feira especial de artesanato/gastronomia e uma roda gigante iluminada. Todas as atrações serão gratuitas.
Datas: de 28/11 a 23/12 (dias e horários de funcionamento da roda gigante ainda serão divulgados)
Entrada: gratuita

Auto de Natal com entrega de brinquedos da FAS
Na Ópera de Arame, crianças vão receber presentes arrecadados com campanha Natal Solidário da FAS. O evento ainda terá espetáculo repleto de música e teatro para cerca de 1,2 mil crianças.
Data: 2/12, às 15h
Evento para convidados

Flash mob de Natal
Um divertido flash mob nas janelas da Defensoria Pública, instalada em um prédio histórico próximo à Catedral, onde os personagens natalinos da capital realizam uma rápida aparição e convidam para o Auto de Natal do Largo da Ordem.
Datas: 5/12 e 12/12, sempre às 18h
Entrada: gratuita

Desfile do Papai Noel na Rua XV de Novembro
A passagem do carro do Papai Noel entre as praças Santos Andrade e Osório, até a entrada da Feira de Natal, volta a ocorrer no calçadão mais famoso da capital.
Datas: 30/11 e 7/12, 14/12 e 21/12, sempre às 11h30

Coral do Palácio Avenida
Apresentação de crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco.
Datas: 6/12, 7/12, 8/12, 13/12 14/12, 15/12, 20/12, 21/12 e 22/12 (sextas, sábados e domingos), sempre às 20h15
Entrada: gratuita

Natal do Paço 2019
A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganha projeção computadorizada.
Datas: de 10/12 a 12/12, sempre às 21h
Entrada: gratuita

Natal da Família Moletta
A tradicional rua iluminada da Família Moletta é atração do bairro Umbará, que irá ganhar ainda presépio, casa do Papai Noel, gruta e um inédito mirante, que terá vista para uma mata iluminada.
Datas: 23/11 a 30/12, a partir das 19h30
Ingressos: R$ 12

Caravana de Natal
Um dos comboios mais esperados no Natal volta a percorrer as ruas de Curitiba. Os caminhões vermelhos iluminados da Coca-Cola sairão da fábrica da empresa, no Uberaba, e irão seguir por toda a capital.
Datas: 3/12 e 4/12

Natal com Ópera na Praça Garibaldi
Óperas clássicas serão encenadas nas janelas e sacada do neoclássico Palácio Garibaldi, com cantores caracterizados de grandes celebridades da ópera mundial.
Datas: 18/12, 19/12 e 20/12, sempre às 19h30
Entrada: gratuita

Maria Fumaça iluminada
A Maria Fumaça da operadora ferroviária Rumo volta a circular toda iluminada pela capital para comemorar o Natal em Curitiba. Datas: de 28/11 a 8/12

O Quebra Nozes nas Ruínas de São Francisco
O clássico balé Quebra Nozes será apresentado ao ar livre, tendo como cenários as Ruínas de São Francisco e o Belvedere da Praça João Cândido, que está sendo restaurado.
Datas: 13/12, 14/12, 15/12 e 16/12, sempre às 19h30
Entrada: gratuita

Oratório de Natal no Parque Tanguá
Espetáculo de encerramento da programação com clima de ópera e cheio de surpresas. O oratório terá um elenco com 30 participantes, entre atores, cantores e bailarinos.
Datas: 21/12, 22/12 e 23/12, sempre às 19h30
Entrada: gratuita
A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio das empresas Supermercados Condor, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/
A programação está sujeita a alterações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“O Tesouro do Pirata Zulmiro”: espetáculo circense com estreia em janeiro revive lenda curitibana

A montagem, que traz a lenda do Pirata Zulmiro como pano de fundo, também é uma homenagem ao artista idealizador do projeto, Marcos Gabriel Freitas (Palhaço Fidalgo), que faleceu em agosto de 2020. Ao todo, serão oito apresentações online e gratuitas para toda a família assistir no YouTube entre os dias 27 de janeiro e 06 de fevereiro

Entre os dias 27 de janeiro e 06 de fevereiro, de quinta a domingo, sempre às 20h, os curitibanos de todas as idades têm a oportunidade de assistir gratuitamente e online o espetáculo “O Tesouro do Pirata Zulmiro”, que, por meio de números circenses, parte da lenda que permeia o imaginário da cidade de Curitiba, para contar essa história. As exibições são feitas diretamente no canal do YouTube do diretor e dramaturgo do projeto, Silvestre Neto, o Palhaço Macaxeira youtube.com/SilverNeto.

“O Tesouro do Pirata Zulmiro”, foi idealizado pelo artista Marcos Gabriel Freitas — o Palhaço Fidalgo —, e complementado pelo artista Silvestre Neto. Após o falecimento de Fidalgo em agosto de 2020, a obra foi adaptada pela equipe, que está realizando o espetáculo em homenagem à vida e obra do Palhaço Fidalgo.

A obra foi gravada nas dependências do Circo da Cidade, no Boqueirão, e explora a saga do Pirata Zulmiro, um personagem do folclore curitibano, para conseguir abrir o baú que carrega consigo. Em um universo delirante, Zulmiro precisa passar por provações para descobrir de quais maneiras as riquezas dele podem ser reveladas. Buscando ajuda em uma lona circense, ele e Heraldo, seu fiel escudeiro, desvendam os mistérios do picadeiro de uma forma inusitada. Diversão garantida para toda a família.

Foto: Lidia Ueta

Além das oito apresentações, o projeto conta, ainda, com a realização de um bate-papo da equipe com o público para compartilhar o processo de criação e refletir sobre os caminhos da linguagem circense no ambiente audiovisual. A live acontece no dia 27 de janeiro, às 21h, logo após a estreia da peça, também no canal do YouTube.

O espetáculo tem dramaturgia e direção de Silvestre Neto, e o elenco conta com a participação de artistas relevantes do cenário circense curitibano: Camila Cequinel, Denis Mariano, Mago Niko e o próprio Silvestre Neto.

A estreia, inicialmente prevista para acontecer de forma presencial em março de 2020, como parte da programação do Circo da Cidade, precisou ser adiada por conta da pandemia causada pelo coronavírus e, posteriormente, pelo falecimento de Marcos.

O roteirista, diretor e parceiro de criação, Silvestre Neto, comenta que a realização do espetáculo é uma forma de homenagear o amigo. “O Marcos era um buscador. Tinha certeza sobre sua missão e assim o fazia com sua arte, buscando sempre se aprimorar. Era impressionante a sagacidade e o ímpeto dele em procurar compreender suas dificuldades com o único intuito de ser um artista mais completo. Nos ensaios que foram paralisados ele estava mostrando o quanto estava pronto para levar ao máximo essa forma de pensar”, diz. “Para mim e o elenco, todos amigos dele, o espetáculo foi criado de forma muito emocionante, com o coração nas atuações. Faço com a intenção de registrar o legado desse artista impressionante e homem fora do comum”, reforça Silvestre.

Marcos Gabriel Freiras nasceu em 1981, no município de Faxinal, a 300 km de Curitiba. Se mudou para a capital aos 9 anos de idade, para tratar problemas de saúde. Dos 38 anos que viveu, 16 foram dedicados ao teatro e à palhaçaria. Em meados de 2010, criou o bufão Fidalgo Filho de Algo — o Palhaço Fidalgo —, personagem que interpretou em diversos espetáculos locais e nacionais. Sempre com humor e irreverência, abordava temas como religião e política. Marcos faleceu em agosto de 2020, por complicações causadas pela COVID-19. Ele deixou a esposa, Letícia Lopes Freitas, com quem vivia há 13 anos.

O projeto foi aprovado no edital de Difusão e Formação em Circo, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.

SERVIÇO:

O TESOURO DO PIRATA ZULMIRO
Classificação indicativa: Livre

Exibições gratuitas de 27 de janeiro a 06 de fevereiro

Quintas, sextas, sábados e domingos, sempre às 20h

Via YouTube youtube.com/SilverNeto 

LIVE – Processo de Criação do espetáculo O TESOURO DO PIRATA ZULMIRO

Um bate papo sobre o processo criativo do espetáculo, refletindo sobre os caminhos da linguagem circense para o ambiente audiovisual

Dia: 27 de janeiro

Horário: 21h (após a exibição de estreia do espetáculo)

Via Youtube youtube.com/SilverNeto 

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção: Silvestre Neto

Elenco: Camila Cequinel, Denis Mariano, Mago Niko, Silvestre Neto

Iluminação: Wagner Correa

Técnico de iluminação (montagem): Well Daum

Cenário e Figurino: Levi Brandão

Costureira: Nair Scheffler

Trilha Sonora: Denis Mariano

Gravação: Paulo Rosa e Lídia Ueta

Edição: Silvestre Neto

Técnico de Som: Karina Scariott

Transmissões das ações: Paulo Rosa

Fotos: Lidia Ueta

Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Platea Comunicação e Arte

Designer Gráfico: bialopse 

Diretor de Produção: Marianinho Produções (Edran Mariano)

Realização: Silvestre Neto

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Festival da Carne de Onça vai agitar Curitiba

O Bar Quermesse, um dos mais tradicionais da capital paranaense, vai oferecer versões especiais do clássico preparo curitibano por apenas R$ 20

É impossível falar da gastronomia curitibana sem pensar na tradicional Carne de Onça, patrimônio cultural da cidade. Indispensável no cardápio de centenas de bares da capital paranaense, a receita tradicional é preparada com carne bovina magra (sem nervo ou gordura), sem tempero, servida com broa preta, pimenta do reino, sal, azeite de oliva extravirgem, cebola branca, cebolinha e pimenta do reino.

Para celebrar esta iguaria tão especial, o Bar Quermesse, um dos endereços gastronômicos mais badalados de Curitiba, famoso por seu trabalho com culinária regional e comida de boteco, vai promover, entre os dias 25 e 30 de janeiro, o seu já tradicional Festival da Carne de Onça. Durante o evento, o público poderá saborear receitas exclusivas do preparo que serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 20.

Durante o evento, serão apresentadas opções especiais do preparo, entre elas a carne de onça tradicional servida na broa preta, a carne de onça japonesa e carne de onça na massa crocante de pastel. Outro grande destaque do evento ficará por conta do delicioso e criativo canudinho de carne de onça, receita que une o conhecido canudinho de maionese, servido em festas de aniversário, com a saborosa iguaria curitibanaNa releitura, a carne de onça ganha ainda mais sabor com o delicioso e crocante canudinho.

Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 17h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. O Festival da Carne de Onça será realizado entre os dias 25 e 30 de janeiro. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.