Uma comitiva da Assembleia Estadual do Espírito Santo (Ales) esteve na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (7), para conhecer melhor as iniciativas desenvolvidas pelo legislativo estadual de aproximação, transparência e serviços à sociedade paranaense. A intenção é implementar algumas das ações no parlamento capixaba.
Entre elas, a Assembleia Itinerante, que promove a interiorização do legislativo por várias cidades do estado. O projeto da Mesa Executiva, formada pelo presidente deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e a segunda-secretária Maria Victoria (PP), é coordenado pela Diretoria de Comunicação. A iniciativa já foi realizada em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos para ouvir demandas e reivindicações da população.
“Nos foi demandado pelo presidente Marcelo Santos para conhecermos esse projeto, que já é um sucesso aqui no Paraná. Viemos saber como ele funciona, como a gente pode levar o trabalho, levar os deputados para mais perto da população”, disse o Secretário de Comunicação Social da Ales, Gutto Netto. Ele estava acompanhado do Diretor Geral, Pedro Amm Filho, da Diretora da Casa do Município, Joelma Costalonga e do Diretor de Relações Institucionais Giuliano Nader.
O grupo também se interessou por outras iniciativas, como o Parlamento Universitário e o Workshop Smartphone Conecta+ para idosos, promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar, do Governo do Paraná e o Sesc/Paraná.
“Há uma dificuldade no Brasil inteiro de a população entender de fato o trabalho de um deputado, de levar a Assembleia para perto da população, quebrando essa barreira, aproximando os políticos, o parlamento da sociedade. Um trabalho que é muito difícil. Mas, com os projetos como a Assembleia Itinerante, o Parlamento Universitário e outras ações, é possível. Por isso queremos levar essas iniciativas para a Assembleia do Espírito Santo. Essa troca de informação entre as Assembleias do país só tem a contribuir. Com bons exemplos e boas práticas a gente consegue melhorar a prestação de serviço à sociedade”, acrescentou.
Eles se reuniram com o presidente Ademar Traiano, visitaram alguns departamentos, o Plenário e conheceram toda a estrutura e funcionamento da Diretoria da Comunicação, incluindo a TV Assembleia, onde se interessaram pelos novos equipamentos de ponta que serão usados após reformulação do setor.
Eles foram acompanhados pela diretora de Comunicação, Kátia Chagas, que também integra o Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, e reforçou a importância desde intercâmbio e da troca de experiências entre os poderes legislativos.
Deixe um comentário