Arquivos

Calçadas acessíveis vão ligar escolas e unidade de saúde a terminal de ônibus


Mais 3,5 quilômetros de novas calçadas do Projeto Caminhar Melhor vão ligar um importante conjunto de equipamentos públicos na Regional Cajuru, com garantia de acessibilidade e deslocamentos seguros para os moradores.

As intervenções são feitas por equipes da Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e seguem um modelo a ser replicado em todas as regionais da cidade.

Nesta sexta-feira (1/9), o prefeito em exercício, Marcelo Fachinello, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, vistoriaram trechos já implantados e em andamento de novas calçadas nas ruas Pedro Bocchino e Raul de Oliveira.

Quando as calçadas estiverem concluídas irão ligar a Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, a Unidade de Saúde Cajuru e o Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança São José ao Terminal Vila Oficinas. Além deles, esse conjunto de quadras abriga o Conselho Tutelar do Cajuru e o Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas.

“Iniciamos os trabalhos pelo Cajuru e Boqueirão e levaremos este padrão para todas as regionais, conforme determinação do prefeito Rafael Greca. O objetivo é o de facilitar o acesso das pessoas às escolas, aos CMEIs, às unidades de saúde e aos demais equipamentos”, afirmou Jamur.

O presidente da Câmara Municipal e prefeito de Curitiba em exercício, Marcelo Fachinello, destaca que as melhorias fazem a diferença na qualidade de vida das pessoas.

“São intervenções que têm impacto direto na vida das pessoas. Muitas delas são pedidos enviados ao prefeito ou levados às regionais. Com novas calçadas, as pessoas podem transitar melhor e acessar escolas, unidades de saúde e o transporte”, disse Fachinello.

As intervenções da SGM envolvem, além das novas calçadas, a implantação de 60 rampas de acessibilidade nas esquinas, 3.500 metros de meio-fio, plantio de 7.500 metros quadrados de grama e nova pavimentação em 1,8 quilômetro de trechos de vias locais.

Mobilidade segura

Para Valdir Luiz Bortolini, morador da Rua Engenheiro Costa Barros com a Raul de Oliveira, a intervenção melhora as condições de mobilidade. “Vai ficar melhor para pedestres, ciclistas, para todos.”

A equipe do CEI Casa da Criança São José e as crianças atendidas pela unidade conveniada à Prefeitura também comemoraram a nova calçada.

“Há 15 anos temos dificuldade no acesso das famílias e dos avós que vêm aqui. Agora teremos ainda uma travessia elevada na frente da unidade”, celebrou a coordenadora administrativa do CEI Casa da Criança São José, Maria Rusik, acompanhada das crianças do Maternal II.

A Casa da Criança São José tem 31 funcionários e atende a 126 crianças em convênio com o município. Natural de Cabo Verde e morador de Curitiba há oito anos, Erikson Jorge Gomes é campeão mundial de capoeira e voluntário no CEI. Para ele, que ensina a modalidade para as crianças e também faz trabalho social na escola Durival Britto e Silva, as novas calçadas e a revitalização viária são importantes para toda a comunidade.

No roteiro de vistorias desta sexta-feira, Jamur e Fachinello aproveitaram para conhecer a nova clínica odontológica da Unidade de Saúde Cajuru. “É uma estrutura que melhora a privacidade e as condições de atendimento dos pacientes, porque as equipes conseguem trabalhar de forma independente”, explicou a autoridade Sanitária da US Cajuru, Roseli Rossi Stoicov.

Na US são realizados, em média, 50 atendimentos odontológicos por dia. De um total de 107 clínicas odontológicas a serem implantadas em toda a rede municipal de Saúde, 81 já foram entregues pela Prefeitura.

Presenças

No Cajuru, acompanharam as visitas, o vereador Serginho do Posto, o administrador regional Narciso Doro Jr e o supervisor do Distrito de Manutenção Urbana do Cajuru, João Dalla Bonna Jr.

Após o Cajuru, as vistorias das intervenções de Manutenção Urbana seguiram ao bairro Rebouças, na Rua Francisco Nunes, entre Brasílio Itiberê e Engenheiros Rebouças, onde estão sendo executados os serviços de fresagem e recape contínuo por equipes contratadas pela SGM. A via terá o pavimento recuperado ao longo de 1.650 metros.

A agenda de visitas às intervenções da SGM encerrou na Regional Santa Felicidade no entorno da Escola Municipal dos Vinhedos. Ali, as equipes de Manutenção Urbana implantaram calçadas acessíveis para a ligação da unidade de ensino ao Terminal Santa Felicidade, atendendo a um pedido de estudantes do ensino fundamental feito por carta ao prefeito Rafael Greca.

Em Santa Felicidade estiveram presentes a administradora regional, Simone Chagas Lima, e o supervisor do Distrito de Manutenção Urbana local, José Francisco Pereira Lacerda.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba