As placas das ruas de Curitiba serão trocadas e possuirão tecnologia inclusiva

Além do nome do logradouro, as novas placas de rua de Curitiba passarão a ter também a identificação da regional onde está a via. A nova estrutura de nomenclatura viária e de publicidade urbana terá espaço para cabeamento lógico e de energia possibilitando novas tecnologias que poderão ter instalados antenas, sensores, câmeras, entre outras funções.

Placas de rua terão estrutura para tecnologia.

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto do novo Sistema de Sinalização Urbana foi aprovado pelo prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (29/8), e será encaminhado à licitação.

“O novo modelo está aprovado e será licitado para que a cidade tenha um novo equipamento até o próximo ano”, disse o prefeito.

Mantida a base azul royal (Pantone 286C) e os nomes de ruas em letras brancas, as placas ganharão o nome das regionais na parte inferior e identificação por cores: Matriz em azul, Boqueirão em amarelo, Tatuquara em laranja, Portão em cinza, Boa Vista em vermelho, Pinheirinho em azul-turquesa, Cajuru em verde-escuro, Santa Felicidade em verde-limão, Bairro Novo em roxo e CIC em magenta.

As placas terão medida de 80 centímetros de comprimento por 20 cm de altura e o tamanho da fonte (letra) será maior para facilitar a leitura com película adesiva refletiva.

Há 63.488 unidades de placas com nomes de ruas em Curitiba. Elas estão distribuídas pelos logradouros fixadas em conjuntos de duas, quando estão em postes com semáforos (chamadas PNS) e em postes próprios (PNP); ou sozinhas, quando fixadas em postes de concreto da Copel (PNC).

Do total de placas, 915 são conjuntos PNS (em locais com semáforos), 5.273 conjuntos PNP (em postes próprios) e 51.112 unidades em PNC.

Publicidade

A estrutura de identificação viária estará apta a novas tecnologias, com espaço para a instalação de cabeamento lógico e de energia.

“De um simples projeto de sinalização avançamos para um projeto de comunicação e tecnologia”, diz Jaqueline da Silva, coordenadora do Setor de Mobiliário Urbano do Ippuc.

As placas de rua estarão estruturadas para receber painéis de suporte ao espaço publicitário.

Totens

Além dos espaços nas placas de rua, haverá estruturas complementares para uso publicitário e de sinalização nas regionais.

“Criamos um novo equipamento, um totem complementar à sinalização que vai identificar os bairros e estará distribuído nas regionais”, disse Jaqueline.

A estrutura de suporte projetada terá 5,10 m de altura por 1,35 m de largura com um painel para publicidade com 2,5 m por  1,35 metro. A  previsão é de ter totens distribuídos pela cidade em todas as regionais.

A exploração da publicidade com a venda desses espaços poderá ser feita pela empresa vencedora da licitação. Detalhes sobre a comercialização do espaço publicitário estarão descritos no edital de licitação com data de publicação ainda a ser definida.

Nos locais onde houver feiras livres, as placas sinalizarão as datas e horários nos espaços de publicidade, que também poderão trazer informações de vias com estrutura cicloviária e outros serviços do município.

A Prefeitura também poderá utilizar os espaços publicitários e de tecnologia de parte do total das placas para veiculação de propaganda institucional e de serviço

 

Via: Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último recolhimento de eletroeletrônicos do ano é neste sábado

A última chance do ano de desentulhar a casa dos eletroeletrônicos que não funcionam mais é neste sábado (4/12). A Prefeitura fará o recolhimento desses resíduos, via drive-thru, das 9h às 15h, em sete pontos: nos parques Barigui, Bacacheri, São Lourenço, Tingui e Náutico, na Administração Regional do Cajuru e na Praça Desembargador Armando Carneiro (Portão). 

O recolhimento é feito por associações do Ecocidadão (responsáveis pela separação de recicláveis). Os endereços e acessos estão abaixo. 

Podem ser entregues equipamentos como ar-condicionado, micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores, carregadores de celular e afins.

O material coletado vai ser enviado à Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, na Rua João Bettega, implantada após a assinatura de um termo de cooperação do município com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, lembra que, além de liberar espaço em casa, ao levar o lixo eletrônico aos drive-thrus ou outros pontos oferecidos pela Prefeitura a população ajuda na conservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e do lençol freático, bem como na melhoria da renda dos catadores.

“Assim garante-se que a destinação vai ser adequada, com a separação e tratamento de componentes contaminantes e o retorno para a cadeia produtiva das peças que podem ser reaproveitadas”, explica. 

Outros locais

Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos fora de uso podem ser entregues, ainda, à coleta seletiva ou levados a um dos dez ecopontos que a cidade oferece em diferentes bairros da cidade.

Serviço: drive-thru de recolhimento de lixo eletroeletrônico

Data: 4/12 (sábado)
Horário: das 9h às 15

LOCAIS
– Parque Barigui: estacionamento próximo ao heliponto, entrada pela BR-277
– Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
– Parque São Lourenço: acesso pela Rua José Brusamolin
– Parque Tingui: acesso pela Rua José Casa Grande, próximo à ponte
– Parque Náutico: acesso pelo estacionamento, pela Av. Mal. Floriano Peixoto, s/n
– Praça Desembargador Armando Carneiro: Rua Lourival Portella Natel c/ Rua Levino Schier, acesso pela Avenida Presidente Kennedy (Portão)
– Administração Regional do Cajuru: acesso pela Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150

Com 350 vagas de emprego, Gigante Atacadista abre na próxima sexta-feira em Curitiba

Com a proposta de oferecer preços baixos e para o consumidor pessoa física, comerciantes e restaurantes, o Grupo Zonta inaugura na próxima sexta-feira (3) a primeira unidade do Gigante Atacadista. O empreendimento fica localizado na Av. Juscelino Kubitschek, 2.297, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e gerou mais de 350 vagas de emprego.

Segundo o Grupo Zonta, o empreendimento foi projetado com o objetivo de ter baixos custos operacionais, aumentar a eficiência e possibilitar a oferta de preços baixos no atacado e no varejo. A loja recebeu um investimento de R$ 75 milhões. O espaço possui uma área construída de 12.200 m², sendo 7 mil m² de área de vendas.

De acordo com o presidente do grupo, Pedro Joanir Zonta, o Gigante Atacadista, a loja é completamente diferente das outras do grupo. “Aqui tudo fica próximo, então reduz custo operacional e, consequentemente, isso é repassado ao consumidor. Praticamente tudo o que o consumidor precisar, principalmente com as grandes compras, estará aqui”, explicou.

Segundo Zonta, é uma opção a mais de compra e o empreendimento atende uma necessidade da população. “Em um momento como esse, 350 empregos vão de encontro ao interesse da população. Espero que todo mundo goste do que vamos oferecer aqui, levando economia aos consumidores”, concluiu.

Gigante Atacadista

O Gigante Atacadista conta com um mix de 12 mil itens de alimentos e não-alimentos com embalagens unitárias, para quem quer comprar em pequenos volumes, e institucionais, que possibilitam a compra em maiores volumes e preços ainda melhores.

Além disso, tem toda a linha de perecíveis com uma padaria que oferece pão quente a toda hora, hortifruti frescos e açougue com grande variedade de cortes prontos.

O cliente também pode aproveitar as lojas de apoio do local: um restaurante, uma loja de celulares e uma loja de confecções.

Para oferecer agilidade no atendimento, o Gigante Atacadista possui 27 checkouts e um estacionamento com capacidade para 3 mil vagas rotativas diárias.

Já pensando em facilitar os negócios de empresários que trabalham com volume, a loja terá um televendas. Basta ligar para o número 0800 641 7788 e efetuar a compra com os especialistas e agendar a retirada.

O Gigante Atacadista aceita pagamento nos cartões de débito e crédito. Pneus, baterias e ar condicionado podem ser parcelados em até 10 vezes. Os demais produtos de bazar têm parcelamento em até quatro vezes, sempre com parcelas mínimas de R$ 20,00.

Serviço

O Gigante Atacadista está localizado na Av. Juscelino Kubitscheck, 2.297, Cidade Industrial, Curitiba-PR, e seu horário de atendimento é de segunda a sábado e feriados das 7h às 22h e aos domingos das 8h às 21h.