China Critica Sanções dos EUA a Autoridades Palestinas
A China expressou descontentamento com a decisão dos Estados Unidos de impor sanções a membros da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e da Autoridade Palestina (AP). Essas ações foram classificadas pelo governo chinês como um retrocesso nas iniciativas de paz internacional na região.
Reação da China
Em declaração oficial publicada nas redes sociais, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou estar “consternado” com a decisão dos EUA. O comunicado destaca que é “decepcionante e difícil de entender” que os Estados Unidos continuem ignorando os esforços globais em prol da paz.
Contexto das Sanções
As sanções, anunciadas por meio de um comunicado na quinta-feira (31), visam restringir as ações de autoridades da AP e da OLP. A medida surge em um contexto onde investigações sobre supostos crimes cometidos por Israel estão sendo conduzidas, enquanto a guerra em Gaza persiste.
O anúncio foi feito durante a visita do enviado especial Steve Witkoff a Israel, em meio a um impasse nas negociações diplomáticas em Doha, que buscam um cessar-fogo na região.
Justificativa dos EUA
Conforme informações do Departamento de Estado, a Autoridade Palestina e a OLP “não estão cumprindo seus compromissos” estabelecidos sob legislações específicas. A sanção impede que os EUA tomem medidas contra autoridades palestinas que não foram identificadas no comunicado.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



