O presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto, recebeu nesta quinta-feira (20/7) uma comitiva técnica formada por dirigentes da Companhia de Habitação Popular do Estado do Acre, para apresentação dos projetos habitacionais desenvolvidos no município paranaense.
Participaram do encontro, o presidente da Cohab Acre, Rafael Almeida, o diretor de Urbanismo e Construção da companhia, André Vitor de Almeida e Sousa, e também a diretora técnica da Cohab Curitiba, Melissa Kesikowski.
Avanços na Habitação
No encontro, Lupion Neto destacou novas tecnologias na construção de habitações populares. “O emprego de tecnologias inovadoras na construção civil é fundamental para o avanço do setor”, disse.
Ele citou o empreendimento Residencial Colinas do Norte, em Curitiba, como exemplo de sucesso, em parcerias entre poder público e iniciativa privada. Segundo o dirigente, o residencial foi feito no modelo off-site da empresa paranaense Tecverde, que substitui o “tijolo por tijolo” dos canteiros de obras pela instalação de paredes inteiras pré-produzidas.
Panorama
Ainda na reunião, a diretora-técnica da Cohab Curitiba, Melissa Kesikowski, explicou o funcionamento dos projetos habitacionais e a atuação do órgão em duas vertentes essenciais: a gestão da fila da Cohab e os projetos de relocação social.
Além disso, realizou uma breve apresentação do projeto do Bairro Novo do Caximba, que figura como a maior intervenção socioambiental na história recente de Curitiba, bem como os projetos gerenciados pelo Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
Reurb Curitiba
Outro tema discutido foi a aplicação das ações da Regularização Fundiária (Reurb) em Curitiba. A iniciativa é considerada uma importante ferramenta para regularização fundiária, ao garantir a titulação dos moradores de áreas que antes eram consideradas irregulares.
Até o momento, o Estado do Acre ainda não implementou essa ferramenta, mas em Curitiba, a regulamentação da lei federal 13.465 foi efetivada em 2022, através do decreto 1488.
Desafios comparativos
A partir da exposição, o presidente da Cohab Acre, Rafael Almeida, fez comparações entre os atuais desafios enfrentados no Acre e também observados em Curitiba. “Apesar das diferenças geográficas, os problemas habitacionais são muito semelhantes, e aprender com Curitiba, que é uma referência nacional em gestão pública, é muito importante para nós”, disse.
Deixe um comentário