Vem aí o casamento coletivo gratuito. Veja como se inscrever

* As fotos que ilustram essa matéria foram feitas antes da pandemia, por isso os participantes estão sem máscaras

Estão abertas as inscrições para o casamento coletivo gratuito de 2021 em Curitiba. Os interessados têm até o dia 19 de novembro para se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da casa onde um dos noivos mora. Em Curitiba há 39 Cras. Veja aqui os endereços.

O evento, promovido pelo programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, será realizado em 18 de dezembro, em local ainda a ser definido. Dependendo do número de inscritos, o casamento poderá ocorrer em dois horários.

Nos Cras, os noivos deverão apresentar a documentação e comprovar que atendem aos critérios exigidos para participar do evento, como ter renda de um salário mínimo e meio por pessoa ou três salários mínimos por casal. É preciso também comprovar que pelo menos um dos noivos reside na capital.

Se cumprir os requisitos para inscrição, o casal será encaminhado para cadastro nos Cartórios de Registro Civil, onde deverão apresentar a documentação exigida.

Documentos exigidos

Noivos maiores de 18 anos e solteiros
Documento de identidade: RG e CPF;
Comprovante de residência dos noivos, original e atualizada (conta de luz ou água);
Certidão de nascimento (atualizada há 90 dias).

Noivos maiores de 18 anos e divorciados
Documento de identidade: RG e CPF;
Certidão de casamento com averbação de divórcio atualizada (90 dias) e original;
Formal de partilha de bens do processo de divórcio ou certidão negativa de bens;
Comprovante de residência dos noivos atualizada (conta de luz ou água) e original.

Noivos menores de 18 anos e solteiros (obrigatório pelo menos 16 anos)
Documento de identidade: RG e CPF;
Comprovante de residência dos noivos atualizada (conta de luz ou água) e original;
Certidão de nascimento (atualizada há 90 dias);
Presença dos pais com identidade original (RG e CPF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Circuito de carro do Parque Náutico estreia nesta sexta-feira

O Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico, no Boqueirão, é a grande estreia desta sexta-feira (3/12) na programação gratuita do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. O circuito vai reunir atrações para serem apreciadas de carro (drive-thru). O prefeito Rafael Greca participa da estreia.

A experiência natalina no Náutico precisa de agendamento e ainda há vagas disponíveis no site da programação. O circuito vai até 30 de dezembro, de terça a domingo, das 19h às 22h – o parque ficará fechado para pedestres a partir das 18h30. Serão três sessões diárias: das 19h às 20h, das 20h às 21h e das 21h às 22h.

O circuito não ocorrerá nos dias 24 e 25 de dezembro.

Estações

O Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico se espalha por 1,5 km e reúne nove estações, com apresentações de coral e balé em telões de alta definição, presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal de 22 metros e estruturas iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre).

Margeando o belo lago que irá refletir as luzes da atração, todo o percurso estará sinalizado e com orientação das equipes da organização e Setran.

A entrada para o espetáculo no Náutico só poderá ser feita pela Avenida Marechal Floriano no sentido Curitiba-São José dos Pinhais. O acesso por São José dos Pinhais ficará interrompido das 17h às 23h.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e, como passarão muito perto das estações, o público irá ouvir o som ambiente de cada uma das atrações.  

A produção é da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com direção artística de Edson Bueno.

Ônibus

Para quem não puder ir de carro, será oferecida a Linha Natal-Parque Náutico, que terá saídas a cada 30 minutos, a partir de sábado (4/12), do Terminal Boqueirão, das 19h às 21h30. Os bilhetes custam R$ 4,50 e o passageiro poderá fazer a integração no terminal com outras linhas.

É proibido fazer os circuitos a pé, de bicicleta ou de moto.

Estações do Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico

ESTAÇÃO 1
Torre de Cronometragem/Anjo de Luz

Já no início do espetáculo se surpreenda com a iluminação especial da ponte que leva à Torre de Cronometragem do lago e toda a estrutura da torre com sua veste iluminada.

ESTAÇÃO 2
Grande Coral Celeste dos Anjos
Em telas de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitura vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 3
Túnel de Luz e Corredor Celestial

Hora de olhar para o alto e os lados para apreciar a sequência de estruturas decoradas e iluminadas, além dos anjos com trombetas dispostos durante todo o percurso da estação.

ESTAÇÃO 4
O Anjo Gabriel
Uma escultura de 8 metros de altura iluminada retrata o personagem bíblico que leva a Maria a notícia de que ela foi a escolhida para ser a mãe de Jesus.

ESTAÇÃO 5
A Casa da Mamãe Noel e do Papai Noel

Encante-se com Papai Noel e Mamãe Noel que dão boas vindas aos visitantes, em sua sala de estar ricamente decorada com elementos natalinos.

ESTAÇÃO 6
Fantasia Natalina

No telão de LED, uma projeção animada de figuras natalinas, tendo como cenário a fábrica de brinquedos do Papai Noel.

ESTAÇÃO 7
O Quebra-Nozes
Também em telas de alta definição, o clássico balé de Natal O Quebra-Nozes é encenado digitalmente em um “pas de deux” (dueto) de bailarinos. O espetáculo conta a história da menina Clara que, em sonho, viu seu estimado presente de Natal – um quebra-nozes em forma de boneco – tornar-se soldado e liderar um pelotão.

ESTAÇÃO 8
Presépio Natalino

A encenação do presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 9
A Árvore de Natal
Chegamos ao fim do circuito drive-thru do Parque Náutico, com a árvore natalina de 22 metros toda iluminada com 54 mil microlâmpadas de LED na cor verde.

Atrações de sexta-feira (3/12) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
17h – Voos do Balão Ademicon no Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
18h30 – Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h – Estreia do Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano no sentido de quem vem de Curitiba)
19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h – Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
19h – Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
19h – Luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
20h – Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público (entrada pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná)
20h – Apresentações de Natal no Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora de Salette, s/n, Centro Cívico)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Nebulosidade e pancadas de chuva no primeiro final de semana de dezembro em Curitiba e Litoral

O primeiro final de semana de dezembro de 2021 deve ser marcado por muita nebulosidade, temperaturas amenas e pancadas de chuva, especialmente no domingo (5).

Segundo o Simepar, a nebulosidade começa na região leste do Paraná na tarde desta quinta-feira (2), com ventos que sopram do oceano em direção ao continente, o que mantém a instabilidade nessa região.

Essa condição segue e continua também na sexta-feira, com registros de chuviscos ocasionais, principalmente no começo da manhã e à noite.

Para quem vai para o Litoral

“Para sábado (4), instabilidade com, muitas nuvens e o sol aparecendo em alguns momentos. Domingo o sol aparece com maior intensidade no período da manhã, com previsões de pancadas de chuva na região metropolitana de Curitiba e também no Litoral, com intensidade fortes em alguns momentos”, alerta, em entrevista à Banda B, o meteorologista,  Paulo Barbieri, Simepar.

Informações Banda B