O Brasil, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a Convenção Quadro da ONU sobre Mudança Climática (UNFCCC), está promovendo uma importante iniciativa focada na integridade da informação sobre mudanças climáticas. O objetivo é combater a desinformação relacionada a questões climáticas, que frequentemente se baseia em interesses políticos e econômicos questionáveis.
Iniciativa Global para a Integridade da Informação
Recentemente, foi lançado um edital da Iniciativa Global para a Integridade da Informação, que visa enfrentar a desinformação e reforçar a confiança pública na ciência climática. Esta iniciativa é liderada pela presidência brasileira da COP30 e conta com o apoio de países como Marrocos, Chile, Reino Unido, França, Dinamarca e Suécia. O prazo para o envio de propostas é até 31 de agosto.
As estratégias e campanhas mais eficazes no combate à desinformação serão apresentadas na COP30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém do Pará.
Vitrine da COP30
Em entrevista à ONU News, o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant, ressaltou que a COP30 representa uma oportunidade única para destacar as melhores práticas no combate à desinformação sobre mudanças climáticas. Ele enfatizou que a iniciativa não oferece retribuição financeira, mas visa dar visibilidade às melhores ações selecionadas.
“Queremos que a COP30 seja uma vitrine do que há de melhor atualmente no mundo em termos de campanhas e estratégias de comunicação sobre o tema”, afirmou Brant.
Responsabilidade das plataformas digitais
Brant abordou a necessidade de regulação da internet, destacando que as plataformas digitais devem ser responsáveis pelo conteúdo que veiculam. “Não podemos aceitar que crimes no ambiente offline sejam considerados normais online”, afirmou. Ele também mencionou a importância de educar a população, especialmente crianças, em temas digitais e de alfabetização em tecnologia. O Brasil já treinou 60 mil professores e planeja inserir educação digital nas escolas a partir de 2026.
Compromisso da ONU
O secretário destacou os Princípios Globais da ONU e o Pacto Global Digital como passos fundamentais para promover a integridade da informação. “A ONU teve uma atitude importante ao organizar esse tema por meio de princípios. Esse documento, lançado em julho de 2024, foi resultado de consultas com vários países e busca criar um ambiente de informação confiável”, disse Brant.
Ele finalizou enfatizando que é crucial desenvolver políticas que possam desmantelar narrativas enganosas e perigosas, visando proteger não apenas o ambiente político, mas também a integridade da população.
Leia a íntegra da entrevista com o secretário de Políticas Digitais, João Brant.
*Mônica Grayley é editora-chefe da ONU News Português.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



