UniCesumar cria projeto de Empregabilidade para alunos do ensino presencial

Objetivo da iniciativa é criar os estudantes a oportunidades no mercado de trabalho, além de oferecer uma série de conteúdos de aprimoramento profissional

A busca pelo bom posicionamento na carreira é um objetivo comum a todos que buscam o ensino superior. Para contribuir nessa jornada, a UniCesumar criou um programa de Empregabilidade, estabelecendo conexão entre os estudantes do ensino presencial e o mercado de trabalho. O projeto é uma parceria entre a Pró-reitoria de Ensino Presencial, Pós-Graduação e UniCesumar Empresarial e foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (10), disponível no blog da UniCesumar.

Para a divulgação das oportunidades de emprego, a Instituição firmou parcerias para manter as vagas sempre atualizadas. “Fechamos parcerias com as Agências de Emprego e Estágio, além de grandes empresas das cidades onde temos campi físicos, ou seja, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. Semanalmente, eles nos atualizaram das oportunidades abertas para compartilhamento com nossos alunos”, explica a coordenadora da UniCesumar Empresarial, Fabiana Azevedo.

Além de divulgar as vagas de emprego para os alunos, o objetivo da Instituição é oferecer conteúdo que irá agregar na experiência profissional dos alunos. Para isso, serão preparadas lives, vídeos de capacitação, textos de apoio e reuniões remotas, garantindo a troca de experiências entre alunos e especialistas.

De acordo com a pró-reitora de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim, o projeto tem o intuito de auxiliar o aluno não só no aprimoramento de competências técnicas, mas também no desenvolvimento de habilidades comportamentais.

“É muito importante que o profissional não só conheça da profissão que ele irá exercer, mas que também tenha criatividade, resiliência, saiba se relacionar para trabalhar em grupo, tenha raciocínio lógico e foco para solução de problemas”, explica Borim. “Essas são habilidades que você não ensina na teoria, mas na prática por meio do estágio e de projetos como a atividade de estudo programado (AEP). Por isso, o projeto de Empregabilidade tem também esse foco: aproximar os alunos das empresas, abrir possibilidades no mercado de trabalho e também prepara-los com essas softskills.”

Para ela, a relação é mutuamente positiva – especialmente no atual contexto de pandemia e incertezas. “Estamos passando por momentos difíceis, nos quais buscar e manter as colocações no mercado de trabalho são grandes desafios. Para nós, da UniCesumar, é o momento de trazer, cada vez mais, um alinhamento entre os nossos projetos pedagógicos e o que o mercado precisa. Isso está, inclusive, no DNA da UniCesumar, em nossos pilares”, reforça.

Aprimoramento Constante

Para o diretor de Pós-Graduação da UniCesumar, Guaracy Silva, a transformação digital do mercado exige o aprimoramento constante e a busca por novas competências nos profissionais. “É preciso ouvir as empresas e organizações para identificarmos quais as competências que são valorizadas e necessárias. Como é tudo muito dinâmico, haverá a necessidade de atualização profissional permanentemente.”

Dessa forma, o projeto de Empregabilidade contribui por meio de duas frentes: a conexão para com vagas de empregos e a oferta de programas de preparação. “Nossas iniciativas não possuem custos e apresentarão alto impacto para nossos alunos”, diz Silva.

Trabalho durante a graduação

A UniCesumar trabalha em outras frentes para garantir essa capacitação aos estudantes. Um dos projetos mais longos e bem sucedidos é o trabalho das consultorias juniores, realizado pela UniCesumar Empresarial. “As consultorias juniores são uma excelente oportunidade dos alunos adquirem experiência ainda na graduação, eles recebem todo o suporte de como agir, se comportar, além de ter acesso aos clientes, realizando projetos, experimentando e tirando dúvidas realizando as ações”, descreve Fabiana Azevedo.

Segundo a professora, essas experiências são importantes, inclusive, para o ato de estruturar um currículo. “Para o currículo profissional, é um grande diferencial ter vivido esta jornada, além de que as empresas gostam de alunos que tiveram esta oportunidade, pois chegam mais prontos para o trabalho, além de mais articulados e engajados.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agências do Trabalhador oferecem mais de 10 mil vagas de emprego nesta semana

A semana começa com 10.518 vagas de trabalho com carteira assinada disponíveis nas Agências do Trabalhador em todo o Estado. Elas são vinculadas à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

Nas agências de Curitiba e Região Metropolitana, o destaque é o grande número de vagas para operador de telemarketing e receptivo, com 450 oportunidades. São, ainda, 140 vagas para auxiliar de linha de produção e 67 para operador de cobrança. No total, há 2.466 empregos abertos.

Nas agências do Interior, a retomada da produção industrial tem auxiliado na abertura de novos postos. São 1.991 ofertas para auxiliar de linha de produção.

A Agência do Trabalhador de Toledo tem o maior cardápio, com 1.653 oportunidades de emprego, sendo 522 para auxiliar de linha de produção, 120 para trabalhador da cultura da maçã e 60 para monitoramento agrícola. Cascavel também é destaque, com 1.284 vagas, sendo 269 para auxiliar de linha de produção e 80 para magarefe (açougueiro).

Em Guarapuava, há vagas para eletricista de instalações (30) e balconista (cinco). Em Ibaiti há oferta para babá; em Ivaiporã, para repositor em supermercados; em Paranaguá, para merendeiro (10) e auxiliar de limpeza (20); e em Ponta Grossa são 31 vagas para vigia.

ATENDIMENTOS – Os interessados em alguma das vagas ofertadas devem buscar orientações entrando em contato com a Agência do Trabalhador de seu município. Na capital paranaense, a Agência do Trabalhador de Curitiba está atendendo o público de forma presencial das 8h às 17h e respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias. Para evitar aglomeração, a sugestão é para que o atendimento seja feito com horário marcado. Os interessados devem fazer o agendamento pelo site da Secretaria através do link https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Sistema-de-Agendamento-do-Trabalhador-Procura-de-Emprego.

Confira as principais vagas do Estado AQUI .

Seara abre 40 vagas de emprego para jovens no Paraná; veja como se inscrever

As inscrições para o “Programa Jovens de Valor” devem ser realizadas online, entre 11 e 28 de janeiro

A Seara abriu hoje as inscrições para o “Programa Jovens de Valor – Talentos Seara 2022”. São oferecidas, no total, 202 vagas a profissionais que concluíram graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2021 nas áreas de administração, engenharias, medicina veterinária, zootecnia, biologia e afins.

A empresa do Grupo JBS pretende selecionar profissionais para atuar nas áreas de produção, agropecuária, manutenção e qualidade em unidades da Seara espalhadas por mais de 40 cidades, de dez estados brasileiros.

As oportunidades do programa estão divididas entre os seguintes estados: Rio Grande do Sul (35 vagas), Santa Catarina (57 vagas), Paraná (40 vagas), São Paulo (25 vagas), Rio de Janeiro (2 vagas), Mato Grosso do Sul (23 vagas), Mato Grosso (3 vagas), Distrito Federal (8 vagas), Bahia (5 vagas) e Minas Gerais (4 vagas). Contudo, de acordo com a companhia, o candidato precisa ter disponibilidade de mudança para as cidades das operações, pois as vagas são presenciais.

Durante 12 meses, os selecionados para o “Jovens de Valor” passarão por uma formação que abordará três pilares: gestão, conhecimento técnico e liderança. Ao final do programa, os profissionais que atenderem aos requisitos serão efetivados em posições de liderança nas Unidades de Produção da Seara.

“A proposta é incentivar o desenvolvimento de potenciais líderes, que valorizem a sustentabilidade e façam a diferença para o crescimento dos nossos negócios e da sociedade”, explica Fernando Meller, Diretor Executivo de Gente e Gestão da Seara.

As inscrições para o “Programa Jovens de Valor” devem ser realizadas online, entre 11 e 28 de janeiro.

Para mais informações, acesse: https://trabalheconosco.vagas.com.br/talentos-seara