Arquivos

Ultrassom da mama: quando fazer?

Quando o assunto é câncer de mama, o Brasil apresenta dados alarmantes. A doença é a primeira causa de morte entre as mulheres em todas as regiões do país. Além disso, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que para 2022 estão estimados mais de 66 mil casos novos.

Apesar deste panorama, com o avanço da medicina e o investimento em pesquisas, as chances de cura podem chegar a 90% dos casos. Para aumentar esse índice e as possibilidades de um tratamento efetivo, é importante que o diagnóstico seja preciso e realizado precocemente. A maneira mais eficiente é através dos exames de imagens, que além de precisos são seguros para um diagnóstico mais assertivo.

Primeiro, é preciso explicar que esses exames não devem ser realizados apenas a  partir da suspeita da doença. Os médicos recomendam que todas as mulheres acima de 40 anos façam o exame pelo menos uma vez ao ano como forma de prevenção.

A ultrassonografia é uma opção?

A ultrassonografia das mamas é uma excelente opção de exame preventivo importante para avaliar a saúde da mulher. A partir desta técnica é possível analisar minuciosamente pequenas lesões que são difíceis de observar, o que auxilia no diagnóstico do câncer de mama, especialmente em pacientes jovens ou complementar informações sobre lesões inconclusivas na mamografia.

Este tipo de exame é um dos mais usados para auxiliar no diagnóstico de pacientes. Isso porque, além de prático, acessível, sem nenhum efeito colateral, não utiliza radiação, é indolor e o tempo de duração varia de 10 a 15 minutos. Por ser um exame tão difundido no Brasil a precisão do diagnóstico feito com auxílio da ultrassonografia ganha ainda mais importância, pois é fundamental para um tratamento ágil e bem sucedido, de milhares de pacientes. Mas é importante ressaltar, que a ultrassonografia é uma metodologia complementar a mamografia, não sendo indicada a substituição de um exame pelo outro.

Tecnologia com DNA Brasileiro

Hoje, parte desses equipamentos presentes em clínicas e hospitais do país, são comercializados pela Imex Medical Group. Os aparelhos fornecem imagens de alta resolução, mais claras e detalhadas, o que permite ao profissional de saúde melhor percepção e facilidade de diagnóstico. Eles possuem também possibilidade de diferentes configurações e por isso podem ser personalizados para atender a demandas específicas.

Alguns destes equipamentos são capazes de determinar, por exemplo, se um nódulo na mama possui características benignas ou malignas. Outro recurso extremamente importante, presente nos equipamentos da linha  da Imex Medical XCUBE é a medida chamada BI-RADS, onde através de um Report, o médico pode selecionar até 8 características (Forma, Orientação, Margem, Padrão de Eco, Características Posteriores, Calcificação, Recursos Associados, Casos Especiais), considerando as chances de terem uma evolução maligna no nódulo.

Fotos: Divulgação Imex Medical Group