Arquivos

Tokenização é tema de mesa redonda do Vale do Pinhão de Curitiba nesta quinta-feira (20/7)


Real digital, tokens como ativos financeiros, blockchain. Esses termos que ganharam espaço no mercado financeiro são o tema do Transformação Digital – Future Sessions, do Vale do Pinhão, neste mês de junho. O evento será nesta quinta-feira (20/7), a partir das 18h, no Hipe Innovation Center (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 557, Rebouças). 

Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do Vale do Pinhão e pelo Guia Curitiba.

A tokenização é um processo que transforma um bem ou direito em uma representação digital única e exclusiva. Podem ser transformados em tokens digitais bens, direitos e expectativas de direito: imóveis, moedas, automóveis, commodities, títulos financeiros.

Entre as vantagens, a tokenização pode aumentar a gama de investimentos, diminuir as distâncias de negociações e ser mais acessível, pois pode fracionar o ativo: permite comprar uma fração de uma casa, de uma obra de arte, de uma criptomoeda.

Esse tokens de ativos são registrados em redes blockchain (“corrente de blocos”), tecnologia que agrupa um conjunto de informações conectadas por criptografia, tornando transações financeiras de forma segura.

Transformação Digital 

Com formato de palestras seguidas de mesa-redonda, o Transformação Digital – Future Sessions desse mês vai reunir especialistas em tokenização de ativos focados no mercado imobiliário, desafios e oportunidades nesse mercado, abordando questões jurídicas, regulamentação e cases práticos.

Abrindo o evento, a advogada e sócia da Brotto Campelo Advogados, Natália Brotto, vai contar como funciona a tokenização de ativos imobiliários. Na sequência, o pessoal da Insignia, a primeira empresa do Brasil a ofertar a venda de imóveis fracionados, apresenta cases de como o mercado tem usado os tokens no setor.

O Transformação Digital – Future Sessions também terá a presença da advogada Adriana Siliprandi. Especializada na estruturação jurídica de projetos que utilizam tecnologia blockchain, ela vai falar sobre o Hyperledger, projeto colaborativo que reúne várias indústrias para ampliar os bancos de dados distribuídos em uma rede descentralizada para o blockchain, com mais segurança e confiabilidade na tecnologia.

Ela também vai abordar o Real Digital, moeda digital em desenvolvimento pelo Banco Central para melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo e promover a competição e a inclusão financeira para a população com pouco ou nenhum acesso a serviços bancários.

Mesa-redonda

Os palestrantes também vão participar de uma mesa-redonda, que também terá a presença do titular no Cartório de Registro de Imóveis – 1º Ofício, Luis Flávio Fidelis Gonçalves, o vice-presidente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), Leonardo Baggio e a consultora de Transformação Digital do Sebrae-PR, Graciele Moura Cileo.

Juntos, vão debater e responder perguntas dos participantes sobre as tendências e possibilidades de uso de tokens para novos negócios no mercado imobiliário.

O Transformação Digital é o encontro promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para democratizar as discussões sobre inovação e tecnologia a toda a população, apresentando as experiências de especialistas e atores do Vale do Pinhão.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba