TESÃO PIÁ – TOCHA OLÍMPICA

TESÃO PIÁ - TOCHA OLÍMPICA

Como a tocha olímpica chega na sua cidade? Em Curitiba é assim, nas leis da capivara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha da Prefeitura de Curitiba alerta sobre o assédio sexual no carnaval

Campanha de Direitos Humanos alerta sobre o assédio sexual no Carnaval.

Brincar o carnaval faz parte da tradição brasileira e para conscientizar os foliões, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Políticas para as Mulheres, começa, neste domingo (29/1), a implementar diversas ações para evitar a importunação sexual durante os dias de carnaval.

Domingo, a partir das 15hs, na Praça Santos Dumont, no encontro entre as Ruas Saldanha Marinho, Ébano Pereira e Cruz Machado, a assessoria irá fazer a distribuição de leques com orientações com o tema” Respeite o meu espaço – importunação sexual é crime” na concentração e no trajeto do Bloco Garibaldis e Sacis.

Conscientização

A assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura, Elenice Malzoni, alerta que todos devem ter cuidado e atenção nas festas de carnaval.

“Desejamos brincar alegremente o carnaval, sem sofrer nenhum tipo de importunação sexual. Desrespeito não pode ser entendido como mera brincadeira”, salienta Elenice.

Crime e consequência

A Lei 13.718/2018 trata do crime de importunação sexual, que é a prática de ato libidinoso contra alguém sem o consentimento dessa pessoa, com o objetivo de satisfazer o próprio desejo ou o de terceiros, ou seja, tocar o corpo de outra pessoa, sem o consentimento dela, para obter prazer sexual. A pena é de reclusão de 1 a 5 anos.

O que caracteriza o crime

Os principais exemplos do crime de importunação sexual são beijo roubado, puxão pelo braço, agarrar pela cintura, passadas de mão no corpo, tocar o órgão sexual, lambidas, mordidas, ejaculações, entre outros.

As denúncias podem ser feitas pelo número 153 da Guarda Municipal. Em caso de flagrante, os envolvidos serão encaminhados para a Casa da Mulher Brasileira para realizar o boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Corrida Batel Run causa alterações no trânsito neste domingo em Curitiba

Batel Run causa alterações no trânsito neste domingo. Foto: Hully Paiva/SMCS

Motoristas que forem passar pelos bairros Batel, Bigorrilho, Campina do Siqueira e Seminário neste domingo (29/1) deverão ficar atentos às mudanças no trânsito ocasionadas pela prova Batel Run. A corrida com modalidades de 5km e 10km começa às 6h30 da manhã, na Praça da Espanha, e deve reunir cerca de 2 mil participantes.

Da praça, os participantes seguirão pela Alameda Dr. Carlos de Carvalho, Rua Alferes Ângelo Sampaio, Avenida do Batel, Rua Deputado Antonio Baby, Avenida Sete de Setembro, Rua Gen. Mario Tourinho, Rua Vicente Machado, Rua Euclides da Cunha, Alameda Dr. Carlos de Carvalho, Rua Gen. Mario Tourinho, Rua Martim Afonso, Alameda Presidente Taunay, Alameda Dr. Carlos de Carvalho, até a chegada na Rua Fernando Simas. A modalidade de 5km também inclui uma passagem pela Rua Des. Costa Carvalho.

Todo o trajeto será compartilhado entre os participantes da corrida e os veículos, com o trânsito fluindo nas faixas à esquerda. Monitores e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão ao longo do percurso para auxiliar na organização.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com