Arquivos

SUS Curitibano passará a contar com segundo helicóptero para atendimentos graves


O SUS Curitibano passará a contar com mais um helicóptero para o atendimento de saúde de pacientes graves e traumas. A aeronave foi disponibilizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, durante reunião realizada nesta quinta-feira (13/7), entre o prefeito Rafael Greca e o novo superintendente da PRF no Paraná, Fernando César Oliveira.  

“Estamos aceitando a promissora oferta de mais um helicóptero para operar no SUS Curitibano, oferecido pela PRF. Ele ficará na base do Cindacta II, no bairro Bacacheri, o que possibilitará o atendimento de acidentes e transporte de doentes graves para o Hospital Cajuru e Hospital do Trabalhador, que contam com heliponto”, explicou o prefeito Rafael Greca.  

De acordo com o superintendente da PRF, a aeronave que está sendo disponibilizada é de grande porte. “Esse é um helicóptero maior, moderno e espaçoso, que permite a presença do enfermeiro e do médico. Nele, o médico consegue ter acesso ao paciente dos pés à cabeça”, disse.

Esta é a segunda aeronave que passa a integrar o sistema de urgência e emergência do SUS Curitibano. A primeira é operada pela Polícia Militar do Paraná. Em ambos os casos, a contrapartida da Prefeitura é fornecer equipe de saúde para atendimento. Assim como a primeira, a regulação desta segunda aeronave também será realizada pela Central do Samu 192, que aciona helicóptero para atendimento, quando há necessidade.

Retomada do atendimento

Entre os anos de 2006 e 2016, a PRF realizou mais de 3,2 mil resgates aéreos de vítimas no Paraná. Desde então, o serviço havia sido suspenso. A direção nacional da PRF decidiu agora disponibilizar um de seus 14 helicópteros para retomar o serviço de resgate aeromédico na Região Metropolitana de Curitiba, em apoio ao SUS.

Fabricada em 2021, trata-se de uma aeronave de asa rotativa (helicóptero), modelo Koala AW119, de fabricação italiana, adquirida pela PRF por R$ 30 milhões. Ela tem capacidade para o transporte de até oito pessoas (um piloto, um copiloto, um operador aerotático e outros cinco passageiros), o que garante uma alta capacidade de atendimento em casos de acidentes envolvendo mais vítimas.

Presenças

Durante a reunião, o prefeito foi presenteado com uma miniatura da viatura de um carro da PRF e um livro que conta a história da instituição. O prefeito também presenteou a equipe da PRF com uma miniatura da araucária.

Participaram da reunião, ainda, a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o chefe da Delegacia Metropolitana da PRF, Abílio José de Oliveira Esteves; o superintendente executivo da PRF, Sérgio Augusto Carvalho; e o responsável pela Base de Operações Aéreas de PRF, Caio Simões.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba