Arquivos

Proposta da deputada Márcia Huçulak (PSD) concede título de utilidade pública para ONG que atua em comunidade carente – De olho nos deputados


Deputados da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram projeto de lei encaminhado pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) que concede o título de Utilidade Pública para organização não governamental Águia de Ouro Futebol Clube para Todos, de Curitiba.

A ONG foi criada em 1993 por Ailson Barbosa, conhecido como Baiano, e atua na região do Capão Raso, oferecendo treinamento de futebol para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

Segundo Barbosa, a ONG funciona basicamente por meio de doações da comunidade.

Entre outros benefícios, além do reconhecimento formal, o título estadual de utilidade pública facilita o acesso a convênios e parcerias e permite acesso a alguns financiamentos (de programas governamentais e doações públicas).

A aprovação final ocorreu no dia 30 de abril, de forma unânime.

Atividades

Barbosa explica que atende atualmente um grupo de 120 crianças e adolescentes, que treina, dividido, nos finais de semana. Eles recebem alimentação, além de equipamentos para o esporte.

Ao longo do ano participam de pelo menos torneios e de várias competições curtas de fim de semana, nas modalidades salão, campo e futebol de 7.

“Mas meu objetivo é ajudar a formar cidadãos”, explica Barbosa, que trabalha no setor supermercadista, administra a ONG e é o treinador do grupo.

Sobre a origem do Águia de Ouro, ele conta: “Saia para jogar futebol nos fins de semana com os amigos e percebi que muitas crianças ali da Comunidade do Papelão não tinham como jogar. Decidi fazer um projeto para elas terem atividade nos campos públicos, que Curitiba tem bastante”.

Quando surgem atletas mais interessados em se desenvolver no esporte, Barbosa diz que ajuda a encaminhar para testes em clubes de futebol. Segundo ele, hoje, dois jovens treinam em times do circuito nacional (um no Vasco da Gama e outro em Minas Gerais).

De acordo com o criador do Águia, o que começou com uma ação para oferecer atividade saudável às crianças da comunidade carente da região, passou a atrair interessados de várias regiões da cidade e também da região metropolitana.



Leia mais informações no site da Alep