A startup Caçambas Online foi uma das três empresas do Brasil premiadas na final do Capital Empreendedor 2023, Programa do Sebrae que conecta empreendedores a investidores. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, na noite desta terça-feira (28). A Caçambas Online tem sede em Curitiba e traz soluções especializadas na gestão de resíduos da construção civil e oferece locação de caçamba, containers e máquinas.
“Estamos muito felizes com o resultado. Para nós, foram meses intensos de mentoria que contribuíram significativamente para o amadurecimento das nossas métricas e governança corporativa. A gente vê como essencial todo esse trabalho realizado para a gente chegar até esse prêmio. Por isso, somos muito gratos ao Sebrae”, agradeceu Rafael Távora Anaice, CEO da startup Caçambas Online.
A empresa de Curitiba foi premiada na categoria “Empreendedor Destaque”. Além da startup paranaense, também foram premiadas no Capital Empreendedor 2023, a startup GRPRO, de Minas Gerais, na categoria “Negócios Destaque”, e DataforAll, de Santa Catarina, na categoria “Empresa Mais Atraente”.
Rafael também deu algumas dicas para as empresas que, futuramente, pensam em participar deste ou de outros programas de aceleração para startups.
“Eu destaco três pontos. Primeiro, valide o problema e a solução o mais rápido possível, minimizando custos e sem temer a exposição da ideia. Baseie sua evolução no feedback do mercado. Em segundo lugar, invista em habilidades de gestão e competências interpessoais, pois grandes feitos não são alcançados individualmente. Desde o início, prepare-se para motivar outros a perseguir o mesmo objetivo. A gente sabe que empreender no Brasil é um desafio. Então, é preciso buscar apoio de quem valoriza o empreendedor, quem entende do assunto. Nesse caso aqui, eu queria falar do Sebrae, que tem esse DNA”, discorreu o empreendedor.
O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, lembra que 50 startups do Paraná iniciaram o Programa, com dez avançando para a segunda fase e cinco delas sendo escolhidas para a fase final em São Paulo. Além da Caçambas Online, também foram finalistas a Única Entregas (Curitiba), Zirconium (Fazenda Rio Grande), CustomerX (Toledo) e Voraz (Pato Branco).
“Todas as empresas finalistas, incluindo a startup vencedora, possuem potencial para atrair investimentos, conforme destacado por diversos empreendedores. Este cenário reforça a força do Estado, evidenciando empresas e startups com alto potencial em variados setores de atuação. Isso demonstra o crescente surgimento de startups promissoras e o impacto positivo do Capital Empreendedor, consolidando a posição do Paraná nesse contexto”, destacou Tortato.
Investimento
Desde 2018, o Programa Capital Empreendedor possibilitou R$ 324 milhões de investimentos em 280 startups brasileiras. Na edição de 2023, 1.081 empreendedores se inscreveram para mentoria, com 73 foram selecionados.
No evento final em São Paulo, empreendedores participaram de atividades durante dois dias, focadas em aprendizado sobre o mercado e captação de investimentos. Eles também dedicaram cerca de meia hora a dialogar com investidores, buscando atrair capital para impulsionar seus negócios. Nessa fase, a ênfase estava na criação de relacionamentos comerciais, considerando que a concretização de investimentos envolve negociações que podem se estender por semanas ou meses.
Deixe um comentário