Com apoio das conexões feitas com o Vale do Pinhão durante sua residência no coworking público Worktiba, a startup de Curitiba HK360 evoluiu de uma consultoria para melhora dos processos entre as áreas comercial e de operações nas fábricas para o lançamento, há três meses, de sua solução inovadora para a Indústria 4.0.
A empresa, uma das 266 instituições que tiveram no Worktiba seu “primeiro lar”, colocou no mercado a solução easy360, que une método e tecnologia desenvolvidos com DNA 100% curitibano para alinhar os fluxos de processos industriais, e está pronta para escalar.
“Nos conectar com o Worktiba fez toda a diferença. Tivemos conexões com pessoas que nos fizeram pensar ‘fora da caixa’, investir em tecnologia para escalar e contribuir para a indústria 4.0 e a transformação digital no setor”, destaca a sócia e CTO startup, Andressa Vergürtz.
Foi durante a residência no Worktiba do Cine Passeio, em 2021, que os sócios fundadores, o COO Juliano Gustavo de Oliveira e o CEO Christian Luciano da Silva, receberam a provocação que fez encontrarem o caminho para tornar seu projeto escalável para o mercado fabril:
O coordenador técnico de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Marlon Alves Cardoso, recomendou que o projeto, que nasceu como consultorias, precisava ter uma solução tecnológica aumentar seu número de clientes e faturamento.
E foi aí que chamaram Andressa para se associar ao projeto, coordenando o time de tecnologia que desenvolveu o a plataforma online do easy360.
Worktiba
Primeiro coworking público do Brasil, criado pela Prefeitura de Curitiba em 2017 e gerenciado pela Agência Curitiba, o Workitiba oferece em suas três unidades (Barigui, Boqueirão e Cine Passeio), infraestrutura, uma rede de network e acesso às formações e capacitações do Vale do Pinhão LINK e do Programa Cidade das Startups gratuitamente a startups e instituições em estágio inicial.
“Evoluções como o da HK360 são exemplos da importância da criação dos Worktibas: oferecer estrutura para que startups e instituições jovens alcem novos voos. É um passo importante no fomento da inovação em Curitiba, valorizando boas ideias de profissionais talentosos”, destaca o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.
Novos voos
Do Worktiba, a startup foi para a aceleradora Habitat Senai, do Sistema Fiep. No ano passado, recebeu aporte de recursos humanos da Go4, iniciativa de inovação aberta do Lactec, um dos quatro investidores-anjo da HK360.
A solução também integra o Hub de Inteligência Artificial (IA) do Senai-PR e foi aprovada como uma das iniciativas incentivadas pelo Programa Centelha, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Hoje, a startup tem presença em seis cidades – Curitiba e Fênix (PR); Lins e São Paulo (SP); Porto Alegre (RS); e Blumenau (SC). Entre as metas, está subir dos atuais três clientes para 25 até o final do ano.
A solução
A easy360 combina uma plataforma online, os dados dos diversos setores do cliente são inseridos, organizados e estruturados, com ferramentas como mineração, extração e integração de Leads, estatística e inteligência artificial .
Os resultados permitem análises, predições de gargalos e potenciais, que são discutidos em reuniões intermediadas por um mentor para tomadas de decisão, promovendo o uso efetivo da ferramenta digital. Os clientes que já utilizaram o sistema, tiveram um aumento médio de 30%no faturamento.
Novo profisisonal para a indústria
Para que as indústrias sigam usando método e tecnologia propostos após o período de mentorias, a startups curitibana criou um novo projeto, o CT360, um cruso de extensão para formação do profissional para a indústria 4.0, o planner industrial.
A primeira turma tem início na próxima segunda-feira (31/7). O curso é realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o curso tem formato híbrido (presencial ou online). Mais informações e inscrições podem acessadas pelo site da HK360.
Deixe um comentário