O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma hoje, 14 de abril de 2026, o julgamento que pode resultar na cassação dos mandatos do ex-governador de Roraima, Antonio Denarium (Republicanos), e de seu sucessor, Edilson Damião (União Brasil). O processo, que tramita desde 2024, está sendo analisado pelo plenário do TSE, composto por sete ministros.
Em novembro de 2025, o ministro André Mendonça apresentou voto-vista, acompanhando parcialmente o entendimento da relatora, ministra Isabel Gallotti, no sentido de confirmar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). A relatora apontou que Denarium e Damião utilizaram a máquina pública para práticas proibidas a agentes públicos durante o período eleitoral de 2022, visando obter vantagens políticas. Entre as ações identificadas estão a distribuição de cestas básicas e benefícios, reformas em residências de famílias de baixa renda, repasses de quase R$ 70 milhões para 12 dos 15 municípios do estado sem critérios legais e extrapolação de gastos com publicidade.
O julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Nunes Marques. Com a retomada hoje, espera-se que o TSE defina o futuro político dos envolvidos. Caso a cassação seja confirmada, novas eleições para o governo de Roraima deverão ser convocadas.
As informações são da Agência Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Matéria original: Leia na fonte
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



