Arquivos

Show revela olhar lúdico sobre orixás e cultura afro-brasileira em Curitiba


Alunos da Unidade de Educação Integral (UEI) Maria Antônia, no bairro Tarumã, vão assistir, no dia 5 de outubro, às 9 horas, o show cultural inédito Olorum Bererê: Histórias e músicas Afro-brasileiras, promovido pelo Núcleo Regional Cajuru da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Ao apresentar de modo lúdico as divindades, o espetáculo visa contribuir para a reeducação do olhar das crianças, jovens, adultos e pais sobre a influência da cultura de matriz afro-brasileira e africana na formação social da população brasileira.

 

Histórias e orixás

No show cultural, realizado pela primeira vez nas regionais de Curitiba, os artistas narram contos sobre a criação do mundo e dos orixás Exu, Xangô e Iemanjá. Com faixa etária livre, o evento acontece no Colégio Estadual Paulo Leminski, no Tarumã.

O espetáculo é promovido com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, lançado em 2022.

Valores culturais 

Segundo o artista e proponente do grupo, Cido Vasconcelos, a apresentação nas regionais é uma oportunidade para a comunidade conhecer um pouco mais sobre os valores culturais de matriz afro-brasileira.

“Em um espetáculo híbrido com as principais contribuições dos saberes ancestrais afro-brasileiros para música, literatura e para a religiosidade, promovemos a desconstrução de estereótipos preconceituosos sobre a cultura afro e também esclarecemos as futuras gerações sobre esse tema ligado profundamente à nossa história”, disse o artista.

Formação

Além de Cido Vasconcelos, compõe o espetáculo e o grupo, os artistas Lucas Abreu (Percussão); Joaquim Rebolho (violoncelista); Rafaela Guimarães (coordenadora de produção); Mariana Galafassi (designer gráfico); Máximo Salomão (registro audiovisual/edição); Guilherme de Sousa (Duo Rec); e Pedro Kot (técnico de som).

Serviço: show Olorum Bererê

Data: 5/10/2023               
Horário: 9h        
Faixa etária: livre
Local: Colégio Estadual Paulo Leminski (Avenida Cel.  Augusto de A. Garret, 135 – Tarumã)
 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba