Show do Guns N´Roses terá ônibus de graça na volta

O show da banda Guns N´Roses, nesta quarta-feira (21/9), provocará alterações de trânsito no entorno da Pedreira Paulo Leminski e mudança de itinerário de algumas linhas de ônibus. Para evitar congestionamentos, a Urbanização de Curitiba (Urbs), a pedido dos organizadores do evento, vai colocar seis ônibus gratuitos para o transporte do público na volta do show.

O veículo vai operar entre entre 21h e meia-noite, da Pedreira Paulo Leminski até a Praça Tiradentes, linha direta sem paradas no trajeto.

Os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos: terão alteração de trajeto as linhas 181 Mateus Leme; 979 Turismo; 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário).

A linha 181 Mateus Leme terá itinerário desviado para as ruas Aldo Pinheiro, Padre José Joaquim Goral e Mateus Leme. A linha 979 Turismo, para as ruas Evaldo Wendler e Nilo Peçanha.

As linhas 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário) terão itinerário desviado para as ruas Des. José Carlos Ribeiro Ribas e Mateus Leme.

Bloqueios de trânsito

O trânsito deve ficar mais lento nas vias de acesso à Pedreira pelos bairros São Lourenço, Abranches, Taboão, São Francisco e Pilarzinho.

Os bloqueios serão feitos nas ruas Eugênio Flor (entre Nilo Peçanha e Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas), João Gava (entre a João Enéas de Sá e a Nilo Peçanha), Antônio Krainski (entre a Nilo Peçanha e a Benedito Correia de Freitas) e João Enéas de Sá (entre a Nilo Peçanha e a João Gava).

Moradores da região podem acessar as ruas bloqueadas mediante apresentação de credencial ou documento que comprove a moradia no perímetro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Evento em Curitiba promove informação e consumo de produtos de abelhas

Entre os dias 20 e 25 de setembro, Curitiba será palco do Primavera Doce. Com foco na divulgação de produtos derivados das abelhas, serão realizadas ações como palestra, oficina, visita guiada, live e a exposição de produtos. Realizado em celebração ao início da primavera, em 22 de setembro, o evento é voltada para apicultores, meliponicultores, cooperativas, associações, indústria de alimentos e/ou de fármacos, bebidas e o público, em geral.

O ponto central das atividades será no Ca’Dore Comida Descomplicada. Ao todo, oito expositores irão apresentar produtos derivados das abelhas, como mel, vela, cera, vinagre, própolis e hidromel, que também poderão ser adquiridos por interessados. 

As agendas serão realizadas em outros cinco pontos da capital paranaense: Mercado Municipal, Museu de Arte Indígena, Quintana Gastronomia, Orquidária Rosita e Fazenda Urbana. A programação completa estará disponível nos locais que recebem o Primavera Doce. A ação é promovida pelo Sebrae/PR, Prefeitura de Curitiba, Associação dos Comerciantes Estabelecidos do Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e Câmara Técnica Setorial de Meliponicultura do Paraná (CT Abelhas Nativas).

“O evento valoriza produtos, divulga a atividade e promove conhecimento para a população sobre as abelhas. Seja para quem compra, produz ou comercializa, o Primavera Doce é uma oportunidade para conhecer diferentes produtos, ter acesso a novos canais de vendas e também a ampliação dos negócios”, explica a coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães.

Foto: Denis Ferreira Netto – AEN.

Dados da Pesquisa Pelcuária Municipal, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informam que a produção paranaense alcançou 7.844 toneladas em 2020, número que coloca o Paraná como maior produtor brasileiro de mel pelo segundo ano consecutivo. Do total, grande parte tem origem de abelhas trazidas de outros continentes, como Europa e Ásia, com os primeiros registros sendo de 1.839, quando colônias foram trazidas de Portugal.  

Mesmo em menor quantidade, o cultivo das abelhas nativas, espécie sem ferrão, vem se destacando em terras paranaenses por conta da qualidade do produto. Números da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) mostram que o Estado possui 4.423 meliponários cadastrados, com cerca de 46.861 colmeias de 34 espécies de abelhas nativas.

“Originalmente, elas são insetos que evoluíram com a vegetação local e possuem participação ativa no processo de polinização no início da primavera, com o desabrochar das flores. Assim como o serviço ecológico de polinização, quem cria essas abelhas também estimula a preservação das matas, a diversificação de plantas e a conservação das espécies”, afirma o coordenador da CT Abelhas Nativas, Marcos Aparecido Gonçalves.

Oficina de iscas

Ministrada por Benedito Antonio Uczai, meliponicultor e proprietário da Abelha Brasil, será realizada, gratuita na sexta-feira (23) às 18h30, uma oficina sobre como montar uma boa isca para capturar abelhas. Também serão apresentadas dicas sobre locais para colocar e como transferir o inseto para uma caixa adequada. O empreendedor ainda conta que terá em exposição cinco tipos de mel e dois tipos de própolis desenvolvidos por sua empresa.

Morador de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, Benedito iniciou a criação de abelhas sem ferrão, também conhecida como abelha nativa, em 2005 e fundou a sua empresa em outubro de 2021. Hoje, possui caixas espalhadas por propriedades na cidade e cria 12 espécies.

“Vamos mostrar esse patrimônio único da nossa biodiversidade brasileira que a sociedade não conhece e, muitas vezes, não sabe como consumir os produtos de abelhas sem ferrão”, comenta o proprietário da Abelha Brasil.

No sábado (24), a partir das 13h30, o espaço ainda receberá o palestrante Rodrigo Gonçalves para falar sobre a “Conservação do meio ambiente com as abelhas”. De quarta até sexta-feira, o horário de funcionamento será entre 18h e 23h. Durante o fim de semana, sábado e domingo, os produtos estarão expostos entre 12h30 e 23h. O Ca’Dore Comida Descomplicada está localizado na Avenida José Gulin, 105, no bairro Bacacheri.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Conheça a melhor feira de eventos de Curitiba e concorra a uma festa completa!

O evento, que ocorrerá entre os dias 16 a 18 de setembro, é a oportunidade ideal para aqueles que sonham com uma festa repleta daquilo que há de melhor no mercado atual em qualidade e criatividade. A feira reunirá expositores especializados no segmento de festas de aniversário, para que o público possa conhecer opções e ideias para a celebração dessa data tão especial, e conferir valores promocionais únicos para fechar seus pacotes lá mesmo.

A CEO da Excellence Eventos e organizadora da mostra, Valéria Andrade, conta que o setor vem se reaquecendo e a demanda é grande, o que fez com que os profissionais se dedicassem duranta a pandemia a buscarem novas opções e novos serviços, que serão apresentados aos visitantes nesta oportunidade. “As famílias estão cada vez mais exigentes colocando na balança o custo/benefício de cada serviço, e a ideia é reunir o melhor do melhor em um único lugar, gerando praticidade e facilitando a decisão do cliente”, conta ela. Um dos benefícios de conhecer serviços e valores antecipados é poder se programar com antecedência e aproveitar cenários, tendências e inovações em primeira mão.

Outro diferencial da ocasião será o sorteio de uma festa completa, que será planejada pelos expositores contando com os melhores serviços ofertados por eles. Para participar, basta comparecer ao evento, preencher o cupom na recepção e torcer para ser o escolhido para uma festa inesquecível. O local é o Clube Recreativo Dom Pedro II e a entrada é solidária, basta comparecer com 1kg de alimento não perecível ou um item de higiene. O salão estará aberto das 13h às 21h.  “Quem já tem um aniversário à vista e quer ser destaque em todos os sentidos, não pode perder a chance de conhecer o que o setor de eventos de Curitiba e região tem a oferecer”, conclui Valéria Andrade.

Serviço

Evento: 1ª Mostra Debutantes & Kids Curitiba 2022

Datas: 16 a 18 de setembro (sexta a domingo)

Horário: 13h às 21h

Local: Clube Recreativo Dom Pedro II (R. Brigadeiro Franco, 3662 – Água Verde, Curitiba-PR)

Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível ou itens de higiene

Contato e reservas: (41) 9 9286-9641 (Valéria Andrade)