terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_img
InícioParanáSebrae/PR conquista Selo Clima Paraná | ASN Paraná

Sebrae/PR conquista Selo Clima Paraná | ASN Paraná


Nesta quinta-feira (9), o Sebrae/PR recebeu o prêmio Selo Clima Paraná, na Categoria A – Mercado Interno, destinado a instituições e empresas, públicas ou privadas, com boas práticas de preservação dos recursos naturais e que estão em busca de reduzir a emissão de carbono para combater as mudanças climáticas.

Promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a edição contou com cerimônia de entrega em Curitiba, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, durante o 6º Seminário Paranaense de Logística Reversa. O Selo Clima Paraná possui validade de 12 meses e, nesta edição, contou com 132 organizações inscritas e aprovadas.

Sebrae/PR conquistou o reconhecimento na categoria A, nível mais alto da premiação. Fotos: Eduardo Pereira.

A Categoria A – Mercado Interno é a mais alta do Selo Clima Paraná e voltada para veiculação em todo o território brasileiro. Ela é destinada a empresas ou instituições com notas acima de 11 pontos, e o Sebrae/PR alcançou 12,84.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, afirma que a premiação fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Ela marca o posicionamento que temos como instituição em nos preocupar com o meio ambiente, com os impactos das nossas atividades. Esperamos servir de exemplo para quem empreende ao mostrar que a sustentabilidade é uma necessidade, é um dever”, celebra.

Para participar da iniciativa, o Sebrae/PR realizou um inventário de emissões dos gases de efeito estufa, com o intuito de identificar o quanto de impacto a instituição possui no meio ambiente. Foram analisados pontos como o deslocamento da equipe de colaboradores de todo o Estado, emissões associadas ao uso de energia elétrica, viagens áreas e equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, por exemplo.

Em 2022, a pegada de carbono do Sebrae/PR foi de 507,778 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), medida que representa todos os gases do efeito estufa emitidos, de forma consolidada e simplificada.

Para compensar esse impacto, a instituição realizou a aquisição de créditos de carbono no valor integral gerado, segundo definição do Protocolo de Kyoto, tratado internacional ambiental criado em 1997. Além disso, outras 38 ações realizadas durante o ano passado contribuíram para que o Sebrae/PR alcançasse o Selo.

Entre elas, a de maior pontuação por parte do Selo Clima Paraná foi o certificado de compromisso do Sebrae/PR com a gestão voltada para a excelência, coordenado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que reconhece organizações referências em gestão.

“O crescimento expressivo e contínuo da certificação revela o sucesso e a credibilidade do Selo Clima Paraná, que está se consolidando como uma referência nacional em matéria certificação de ações sustentáveis”, destaca o secretário da Sedest, Valdemar Bernardo Jorge.

Outorga aconteceu durante o 6º Seminário Paranaense de Logística Reversa.

Também contribuíram para a premiação outros pontos, como apoio em ações sociais, oficinas educacionais e consultorias de capacitações, além de iniciativas utilizadas internamente na instituição, como os exemplos de implantação de sistema fotovoltaico nos escritórios e regionais, uso de papel reciclado em todas as unidades e regionais, copos biodegradáveis nos escritórios e a utilização de equipamentos movidos a baterias para os serviços de jardinagens nas regionais do Sebrae/PR.

Outro ponto foi a nova sede da Regional Curitiba. Com inauguração em dezembro de 2022, o prédio foi projetado e construído como um edifício sustentável, em Curitiba, e que possui a certificação Leed Platinum.

“Seja o Sebrae, MEI, micro ou pequena empresa, independentemente do porte, precisamos pensar em ações de desenvolvimento sustentável. É preciso desmistificar a ideia de que sustentabilidade é difícil, é preciso buscar conhecimentos e colocar em práticas iniciativas que contribuam para os pequenos negócios, o meio ambiente e a sociedade, de forma geral”, pontua o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.

César Reinaldo Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, e Joelson Carvalho, consultor do Sebrae/PR.

Esforços contínuos

Em 2023, a instituição segue com atividades para reduzir e combater os impactos no meio ambiente. Realizada em setembro, a Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do Paraná organizado pelo Sebrae/PR recebeu o certificado de Lixo Zero, cedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil por conta de ações de desempenho social, ambiental, econômico e a destinação dos resíduos de acordo com a legislação.

O evento, que reuniu cerca de 17 mil visitantes, contou ainda com ações de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mapeados pela Organização das Nações Unidas (ONU), conteúdos relacionados a sustentabilidade, compostagem, gestão de resíduos e utilização de água e energia.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão