Saúde edita resolução e escolas do Paraná podem receber mais alunos por sala de aula

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta terça-feira (10) que o Estado vai ampliar o número de alunos por sala de aula nas escolas que formam a rede pública de ensino do Paraná. A medida também pode ser replicada nas demais escolas públicas (municipais) e na rede privada, do ensino básico e superior.

O distanciamento entre as carteiras passará dos atuais 1,5 metro para 1 metro. A medida atende a um pedido da comunidade escolar e pode ser colocada em prática neste momento devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e a diminuição dos indicadores da pandemia.

O anúncio foi feito durante a cerimônia que destravou o pagamento de promoções e progressões relativas aos exercícios de 2019 e 2020 para 16.319 servidores da educação, no Palácio Iguaçu. “Temos neste momento uma segurança maior para dar esse passo, mas sempre com toda a cautela possível, respeitando todos os cuidados em relação às normas sanitárias. Os professores estavam sofrendo muito tendo de se dividir entre as aulas presenciais e híbridas, um esforço grande”, afirma Ratinho Junior.

“Como tudo em relação à pandemia, vamos avaliando diariamente os indicadores para tomar qualquer tipo de outra decisão”, acrescenta o governador.

A medida foi regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – resolução 735/2021, publicada nesta terça-feira – e vale para todas as instituições de ensino, público ou privadas, do Paraná, incluindo as de nível superior. “As salas de aula devem ser reorganizadas a fim de atender o afastamento físico mínimo de 1 metro (um metro) entre os alunos e entre esses e os professores”, diz o texto no § 2º do Art.41.

“É uma tratativa que vem de muito tempo. Agora, com os números da pandemia baixando, vamos diminuir o espaçamento 1,5 metro para 1 metro desde que todos os protocolos sejam atendidos. Vamos avançar, a retomada é gradual, mas a educação precisa retornar”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“É mais um passo que, graças aos indicadores positivos, podemos dar em busca da normalidade”, complementa o secretário de Estado da Educação e do Esporte (Seed), Renato Feder.

Entre os protocolos sanitários, as escolas precisam disponibilizar recursos e insumos para higiene de mãos, como água corrente, sabonete líquido, papel toalha e/ou álcool gel 70%, posicionados em locais estratégicos e de fácil acesso, principalmente pontos com maior circulação de pessoas, como: salas de aula, salas de apoio, laboratórios, portas de acesso principal, corredores, entre outros.

A higiene de mãos deve ser realizada com água e sabonete líquido por pelo menos 20 segundos ou uso de álcool a 70%. Além disso, o uso de máscara é obrigatório.

Confira a resolução 735/2021 AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAS Plataforma de Educação lança plataforma de conteúdos e simulados gratuitos do Enem

A plataforma de educação líder nacional em aprovações no Enem, SAS Plataforma de Educação, acaba de lançar seu site oficial dedicado ao exame. Com conteúdos gratuitos, simulados e dicas para o roteiro de estudos e de outras práticas essenciais para a preparação dos alunos, o objetivo do portal é ser a principal fonte para a organização dos próximos 62 dias até o dia da prova. Confira: https://enem.saseducacao.com.br/

Os especialistas do SAS acompanham anualmente o Exame Nacional do Ensino Médio e, com base em análises aprofundadas e uma consultoria estratégica, desenvolveram um Raio-x, que indica as principais matérias cobradas e a representação delas na prova. Levando em consideração esse levantamento, os simulados disponíveis no portal do SAS estão divididos por áreas de conhecimento e auxiliarão os alunos a focar e testar seu entendimento sobre os temas mais importantes. A página reúne ainda videoaulas de professores especializados em cada disciplina, além de uma série de lives com temas de dicas de preparo físico, cuidados com a saúde mental, orientações para ir bem na redação, dentre outros conteúdos.

O professor e Coordenador de Ensino e Inovações da plataforma, Vinícius Beltrão, comenta sobre a importância destes conteúdos: “O treinamento constante por meio de simulados é muito importante e considerado a chave para a conquista de uma boa nota, não somente no Enem, mas em todos os vestibulares. O nosso objetivo é nos mantermos próximos aos alunos neste momento decisivo em relação ao que projetaram para o futuro, além de contribuirmos com a organização dos planos de ensino das escolas”.

Ao longo das próximas semanas, o SAS produzirá uma série de conteúdos em suas redes sociais e site voltados ao Enem. Para acompanhar o cronograma de ações, acesse as páginas oficiais da empresa : Portal SAS no Enem, Facebook – @SASEducacao, Instagram -@saseducacao e LinkedIn @saseducacao.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país, como o Enem, e estão há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU. 

Contato para imprensa: sas@edelman.com  

Site: https://saseducacao.com.br/ 

Facebook: facebook.com/SASEducacao/ 

Instagram: instagram.com/saseducacao/ 

Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao  

Hino do Colégio Positivo marca campanha de matrículas 2023

“A hora é agora, Positivo é o lugar”. O trecho do hino do Colégio Positivo, cantado desde os anos 70, marca o conceito da campanha de matrículas 2023 da instituição. A campanha contempla ações nas mídias on e off-line, que entram ao ar a partir de agosto, em Curitiba e, em setembro, nas outras unidades do Paraná e Santa Catarina. “A hora é agora, Positivo é o lugar” é o resultado de um trabalho conjunto da equipe de Marketing do colégio com a agência 433 AG, que envolveu ao menos 20 profissionais na criação, planejamento e produção. 

“Esse é um ano especial para o Grupo Positivo, por isso a ideia foi justamente fazer um resgate à memória afetiva de todos os que passaram pela instituição. O hino, tocado até hoje no intervalo das escolas, faz parte de eventos artísticos e culturais, e está ligado a essa memória, e envolve todas essas gerações”, afirma a gerente de Marketing do Colégio, Patricia Russo Gibran. O Grupo Positivo comemora 50 anos em 2022, com o desafio constante da renovação de métodos de ensino, tecnologia aplicada à educação e o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. 

De acordo com o diretor de atendimento e sócio da 433 AG, Cicero Lago, o trecho do hino é mais que um conceito ou assinatura. “É uma resposta ou complemento às habilidades propostas nas peças de comunicação. É um convite imediato aos pais e alunos para que pensem no futuro, mas que tomem uma atitude hoje, reforçando que o momento para as escolhas é o presente e que o lugar para que as coisas aconteçam é o Positivo”, detalha. 

A campanha, voltada às praças do Paraná (Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa) e Santa Catarina (Florianópolis e Joinville), contempla peças que têm como linguagem central as habilidades desenvolvidas no colégio. “Na criação, o objetivo foi reforçar que o momento de aprimorar habilidades é agora e que o Positivo é o melhor local, com tudo o que é necessário para que o aprendizado seja efetivo”, explica Lago. 

Fazem parte da campanha spots para rádios, anúncios em mídia impressa e exterior, além de desdobramentos para as mídias digitais e redes sociais. “O desenvolvimento de habilidades específicas e principalmente socioemocionais nunca foi tão fundamental para a formação do aluno”, pontua Patrícia. A escolha do hino se faz atemporal e vai ao encontro desse objetivo, como reforça Lago. “A letra traz valores importantes que são atuais e representam o colégio até hoje. O trecho escolhido para se transformar no nosso conceito de campanha vem de encontro com o que buscamos como mensagem principal de nosso discurso”, finaliza.

Hino do Colégio Positivo

Venha, vibre,

faça essa energia toda acontecer

Seja um de nós 

Aqui você tem voz

Com raça e emoção 

Cabeça e coração 

Aqui

O ensino é completo

A formação integral

Dance, cante

Saúde é a coisa mais importante 

Pra gente vencer

Pra gente brilhar

Se a hora é agora

Positivo é o lugar!

Aqui

O ensino é completo 

A formação integral

Campanha de matrículas 2023 “A hora é agora, Positivo é o lugar” 

Ficha Técnica:

Anunciante: Colégio Positivo

Agência: 433 AG

Diretor de Atendimento: Cícero Lago

Atendimento: Felippe Brana

Criação: Edmundo Guimarães e Pesly Krieger

Produtor: Gabriela Schunck

Planejamento: Fernanda Weisheimer e Jasmine Lira

Mídia: Gabryel Westfal, Jennifer Luz e Nathaly Lenartowski 

Briefing e aprovação: Patricia Russo Gibran

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James’, em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.