Retomada das Aulas e Reconstrução das Escolas em Rio Bonito do Iguaçu
Após o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu na última sexta-feira (7), as escolas estaduais da região começam a retomar as atividades. A Secretaria Estadual de Educação anunciou ações para garantir a segurança dos alunos durante esse período de reconstrução.
Retorno Gradual das Aulas
Na quarta-feira (12), quatro escolas estaduais reabrem suas portas, incluindo o Colégio Estadual Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozack e Sebastião E. da Costa. Desde a última terça-feira (11), o Colégio Estadual Joaquim Nazario Ribeiro já havia retomado suas atividades.
A Secretaria da Educação esclarece que a presença dos alunos será tratada de forma flexível, levando em conta as dificuldades enfrentadas por muitas famílias que perderam suas casas e enfrentam problemas de deslocamento. Não haverá penalizações para os alunos que não puderem comparecer neste momento.
O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos terá seu retorno programado para quinta-feira (13), enquanto o Colégio Estadual Ludovica Safraider, que sofreu maiores danos, ainda não tem previsão de reabertura. Alunos dependentes de transporte escolar e do CE Ludovica Safraider estão recebendo materiais de estudo impressos e, quando viável, aulas remotas.
Investimentos para a Reconstrução
O Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 10 milhões para a reconstrução do Colégio Estadual Ludovica Safraider. As obras incluem a reestruturação de salas de aula, substituição total do telhado, reforma elétrica, climatização e construção de um novo ginásio de esportes.
Cerca de 30 indivíduos em cumprimento de pena estão envolvidos nas atividades de limpeza, remoção de entulhos e recuperação das estruturas danificadas, em parceria com a Fundepar e o Instituto Água e Terra (IAT).
A presidente da Fundepar, Eliane Teruel Carmona, destacou a importância da reconstrução das escolas para a comunidade, ressaltando que a resposta do Estado é sólida e eficaz.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, reafirmou que a prioridade é assegurar um ambiente seguro e acolhedor para os alunos. Ele garantiu que as ausências dos estudantes durante este período de reconstrução não resultarão em prejuízos educacionais.
Cronograma de Retorno das Aulas
Terça-feira (11): CE Joaquim Nazario Ribeiro (115 estudantes)
Quarta-feira (12): CE Pinhalzinho (111 estudantes), CE José Alves dos Santos (105 estudantes), CE Iraci Salete Strozack (607 estudantes) e CE Sebastião E. da Costa (109 estudantes)
Quinta-feira (13): CE Ireno Alves dos Santos (128 estudantes)
Sem previsão: CE Ludovica Safraider (389 estudantes)
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



