Há 17 anos, o programa AstraZeneca Viva a Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela AstraZeneca, idealizado pelo Instituto Dançar, encanta crianças hospitalizadas em luta contra o câncer, seus familiares e equipes médicas em hospitais de todo o Brasil. Neste ano, de 23 a 27 de setembro, o programa dá início à quarta etapa em Curitiba (PR), no Hospital Erastinho, que faz parte do Complexo de Saúde Erasto Gaertner.
Nos últimos anos, o AstraZeneca Viva a Cultura! se consolidou com uma importante plataforma cultural em hospitais, tendo passado pelas 5 regiões do Brasil e realizado mais de 508 oficinas, 320 programações musicais nos leitos e 143 apresentações teatrais em 83 etapas e 16 edições, impactando e transformando a vida de milhares de crianças.
“Para nós, apoiar pelo 17° ano um projeto como este, é contribuir com a melhora na qualidade de vida destas crianças. As atividades estimulam os pacientes, elevando a autoestima e contribuindo no tratamento. O projeto, de forma lúdica, interativa e criativa, levará mais diversão e entretenimento às crianças em tratamento de saúde”, enfatiza Jorge Mazzei, Diretor Executivo de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil.
Em cada temporada um tema central é desenvolvido para guiar as atividades e, em 2024, as crianças poderão aprender mais sobre como mergulhar nas infinitas possibilidades que as cores têm na nossa vida. O ursinho Astro, já conhecido mascote da iniciativa, junto aos demais profissionais do Instituto Dançar, levarão às crianças atividades presenciais com oficinas diversas, apresentações de teatro, música e brincadeiras culturais.
“Estamos imensamente gratos por mais um ano de parceria com a AstraZeneca, que, através do programa Viva a Cultura!, leva alegria e esperança às nossas crianças. Sabemos que o cuidado com o paciente vai além do tratamento médico, e ações como essa são fundamentais para promover momentos de descontração e fortalecimento emocional, impactando diretamente na recuperação dos pequenos. É uma honra poder contar com uma iniciativa que une cultura, arte e solidariedade, transformando o ambiente hospitalar em um espaço mais leve e acolhedor.”, declara Fernando Cesar de Oliveira, Diretor Executivo Administrativo do Complexo Erasto Gaertner.
Entre as atividades propostas pelo AstraZeneca Viva a Cultura! em 2024, em cinco grandes capitais brasileiras, estão:
Oficina de Origami: As crianças aprenderão os conceitos básicos do origami por meio de exercícios práticos com papel. O objetivo é desenvolver a percepção sobre as formas e cores.
Oficina de Instrumento Musical Reciclável: Os jovens pacientes construirão seus próprios instrumentos musicais a partir de materiais caseiros e recicláveis, explorando diferentes maneiras de criar sons e ritmos de forma personalizada e autoral.
Oficina de Musicalização: Pela primeira vez no projeto, terá uma oficina que desperta a sensibilidade dos pequenos, ajudando no desenvolvimento do cérebro, corpo e emoções. As crianças poderão interagir com instrumentos e descobrir seus sons, tudo de forma descontraída e divertida.
Oficina de Stencil em Tela: Explora a técnica de estampar desenhos passando tinta através de um stencil. A atividade incentiva a experimentar a técnica e soltar a criatividade.
Oficina dos Bichos: Nesta oficina as crianças irão criar e personalizar diferentes tipos de animais, usando somente materiais recicláveis.
Oficina de Máscaras: Baseada em narrativas folclóricas da cultura brasileira, esta oficina permite aos pacientes que criem seus próprios personagens e levem as máscaras para casa.
Teatro: As crianças assistirão a um espetáculo teatral que combina diversão e cultura em perfeita harmonia. Serão três apresentações com grupos profissionais.
Cia e Música: Dentre as atividades que mais fazem sucesso, a música nos leitos emociona e contagia, os músicos levam seu show para alegrar os pequenos que estão impossibilitados de sair de seus quartos. E, claro, o mascote Astro acompanha todo o percurso! Afinal, música e alegria são remédios poderosos para a alma.
Sobre o Instituto Dançar
As atividades do Instituto Dançar se iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade.
Deixe um comentário