Arquivos

Pesquisa do Sebrae traça perfil das lideranças empreendedoras

O Sebrae realiza até esta terça-feira (30), em Foz do Iguaçu (PR), a terceira edição do Líderes em Movimento, considerado o maior evento de liderança do País. A iniciativa é voltada a líderes públicos, empresariais, jovens e mulheres com poder de influenciar setores econômicos, comunidades e diversos ecossistemas nos níveis local, regional ou nacional. O objetivo do Polo de Liderança Sebrae, responsável pela organização, é proporcionar uma jornada de transformação aos participantes, com discussões sobre os novos modelos de liderança, reflexões sobre as habilidades dos líderes do futuro e o compartilhamento de experiências e para gerar impactos positivos. Na ocasião, serão apresentados os resultados do “Mapeamento de competências e proposta de ações de desenvolvimento”.

A pesquisa teve o objetivo de mapear as competências necessárias a líderes institucionais empreendedores, público-alvo do Polo de Liderança Sebrae. Essas lideranças estão a serviço da causa do empreendedorismo, que defende valores relacionados à liberdade econômica, à livre-iniciativa, ao direito de propriedade, à criação de instituições de apoio ao mercado, incentivos à criação de riqueza e à sustentabilidade de micro e pequenas empresas para gerar empregos e prosperidade a uma comunidade.

(Acesse o Mapeamento de competências e proposta de ações de desenvolvimento de líderes institucionais empreendedores: bit.ly/3Rn2U01)

Segundo Rosangela Angonese e Rejane Botelho Parente Risuenho, da Coordenação Nacional do Polo de Liderança Sebrae, a ideia era entender quem são esses líderes, as competências de que necessitam e como eles devem atuar junto à sociedade e às organizações. O Sebrae busca, a partir deste entendimento, analisar as capacitações hoje ofertadas pelo Polo de Liderança a fim de identificar pontos fortes e lacunas e enriquecer a formação desses líderes.

De acordo com as coordenadoras, a pesquisa poderá ser utilizada de diversas formas, desde um diagnóstico (ou autodiagnóstico) dos líderes, para entenderem o quanto realizam ou podem realizar em prol da causa empreendedora, até a revisão e o aperfeiçoamento das capacitações ofertadas pelo Polo de Liderança, bem como o melhor direcionamento dos programas a cada tipo de líder, conforme suas necessidades. O estudo identificou quatro níveis de Líderes Institucionais Empreendedores: Emergente; Organizacional; Interorganizacional; e Regional/ Territorial. Esses líderes, por sua vez, atuam em três dimensões distintas: desenvolver a sociedade/organização; gerenciar recursos; e liderar pessoas.

O estudo aponta quatro níveis de líderes institucionais empreendedores. Imagem: Reprodução.

Fundamentação

O Polo de Liderança Sebrae tem a missão de fortalecer as lideranças institucionais empreendedoras no território nacional, por meio de quatro pilares: crescer, conectar, influenciar e inspirar. O desenvolvimento de líderes é essencial para realizar o propósito do Sebrae de contribuir para a competitividade dos pequenos negócios e a promoção do empreendedorismo. São esses líderes que mobilizarão seus pares e a sociedade e defenderão melhores condições institucionais para pequenos negócios e o empreendedorismo no País.

Programação

O Líderes em Movimento vai contar com as participações de palestrantes nacionais e internacionais, como a engenheira palestina Majd Mashharawi; o diretor do Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros na América Latina, Peter Kronstrom; o astronauta da Nasa, Ron Garan, entre outros grandes especialistas. Para inscrições e mais informações, basta acessar o Portal do Evento: https://sebraelideresmovimento.com.br/.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.