“Perdeu Piá”, canal de policiais curitibanos faz sucesso no YouTube

Publicidade
Publicidade

Perseguições policiais, apreensão de drogas e prisões de traficantes misturados com um sotaque curitibano e bom humor. Este é o canal “Perdeu Piá”.  A realidade de policiais militares que se arriscam em prol de proteger a população em vídeos postados toda a semana.


Segundo a descrição, o canal foi idealizado pelo soldado Da Costa, do 23 batalhão da Polícia Militar.

Confira o trabalho deles:


Canal no YouTube: https://youtube.com/c/PerdeuPi%C3%A1

Instagram:

https://instagram.com/perdeupia?igshid=1uimfeojkciqj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anvisa certifica farmacêutica chinesa que desenvolveu CoronaVac

Publicidade
Publicidade

A Sinovac, fábrica que desenvolveu a vacina CoronaVac contra o novo coronavírus, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, recebeu a certificação de boas práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A resolução foi publicada pela Anvisa nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União, tem validade de dois anos e diz respeito à linha de produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) – matéria-prima para a produção do imunizante e de produtos estéreis usados na formulação.

“A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade do processo de registro da vacina da Sinovac e de um eventual pedido de autorização”, ressaltou a agência, em nota divulgada na noite de ontem. O pedido de registro, no entanto, depende da divulgação de resultados sobre a eficácia da vacina pelo Butantan, o que deve ocorrer amanhã (23), segundo a agência.

Histórico

A certificação da farmacêutica chinesa foi dada a cerca de 10 dias antes do prazo previsto inicialmente. Antes de conceder o documento, uma equipe de técnicos da agência foi a Pequim, na China, fazer inspeção em uma fábrica da Sinovac para avaliar a qualidade da linha de produção. Após a visita , que ocorreu entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, foi encaminhado um relatório à Sinovac e ao Instituto Butantan com as conclusões.

“O plano de ação foi enviado pelo Instituto Butantan para a Anvisa na última quarta-feira (16). Já a avaliação técnica da equipe inspetora e a revisão técnica foram realizadas e concluídas no final desta semana. Assim, foram antecipados em cerca de 10 dias da previsão inicial a publicação da decisão sobre a certificação”, informou a Anvisa.

Oxford

Na mesma viagem à China, os técnicos da Anvisa também inspecionaram a fábrica que produzirá a matéria-prima que será enviada ao Brasil para a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nesse caso, a certificação deve sair até o início de janeiro, segundo a agência.

Escritora paranaense está entre os Finalistas do Prêmio Off Flip 2021

Publicidade
Publicidade

A escritora e jornalista paranaense, Márcia Pfleger, é uma das finalistas na categoria Poesia, do Prêmio Off Flip 2021, um dos eventos de literatura mais badalados da língua lusófona. Morando em Curitiba, a jornalista, que trabalha no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), escreve desde criança e, em 2015, lançou seu primeiro livro, Caneca de Café com Versos, pela conceituada editora 7Letras, do Rio de Janeiro. Recentemente, no início de dezembro, editou seu segundo livro, Camélias Afônicas, em formato de eBook, pelo selo do Coletivo Marianas, que apoia a escrita produzida por mulheres.
O Prêmio Off Flip, além de dar visibilidade a novos autores de talento e incentivar a criação de literatura em língua portuguesa, também proporciona a participação dos vencedores na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que tem ampla projeção nacional e internacional e está prevista para acontecer em julho de 2021. Este ano, em razão da pandemia, o evento foi conduzido virtualmente e, mesmo assim, com grande divulgação, adesão e sucesso de público.
Os finalistas estarão concorrendo aos primeiros lugares em Poemas, Contos e Crônicas, conforme a categoria em que se inscreveram, e os vencedores serão contemplados com prêmios em dinheiro e cotas de livros. Todos os finalistas serão avaliados por uma curadoria especial e seus textos publicados numa obra, em formato de coletânea, com o selo da Off Flip. Os autores vencedores serão anunciados em março de 2021.
(Crédito das fotos: Marco Greis)