Um ambiente de diálogo e cooperação, em que as preocupações dos municípios sejam abordadas e soluções práticas encontradas em conjunto. Essa é a proposta da reunião de trabalho sobre segurança nas travessias de trem, marcada para quinta-feira (14/9) em Londrina, com a participação de representantes do Governo Federal e da concessionária Rumo.
O encontro é voltado para prefeitos, vereadores e gestores de trânsito dos 73 municípios paranaenses que têm passagens em nível. A ideia partiu do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, como desdobramento da audiência pública realizada em junho junto com a Comissão de Obras Públicas, presidida pelo deputado Gugu Bueno.
O motivo é esclarecer a responsabilidade pela conservação das passagens em nível. “Os prefeitos sempre questionam quem deve fazer esse trabalho, se é a Rumo, o município ou a União. Com a reunião, vamos oferecer os esclarecimentos necessários sobre normas e procedimentos”, pontua Tiago Amaral.
Ministério elabora programa de segurança ferroviária
O engenheiro Alex Trevizan, chefe de projetos na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF), vai falar pelo Ministério dos Transportes. De acordo com ele, a reunião se conecta com um grande trabalho que tem sido feito para entender onde estão os pontos mais críticos. Os estudos levam em conta o volume de composições de trem e o movimento urbano, para elaborar um programa de segurança ferroviária.
“O Ministério está ouvindo ANTT, Senatran, concessionárias e, agora, as prefeituras, de forma a unir esforços para melhorar a segurança ferroviária, nessa relação cidade-ferrovias”, explica Alex Trevizan. Além de ações nas passagens em nível, o programa de segurança ferroviária deve contemplar manutenção nos trechos, conscientização, uso de inovações tecnológicas e a elaboração de uma cartilha educacional. A previsão é que o programa seja lançado até o fim deste ano.
O coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da concessionária Rumo, Marcelo Fiedler, participou da audiência pública realizada em junho em Curitiba e estará presente também na reunião com os municípios.
“Esta iniciativa da Alep, reunindo diversos gestores e legisladores, é sem dúvida um grande avanço para melhorar nosso ecossistema, pois somente trabalhando em conjunto teremos êxito neste grande desafio em construir um trânsito mais seguro”, opina Fiedler.
Garantir segurança e preservar vidas
Para o deputado estadual Tiago Amaral, a reunião é uma oportunidade para reduzir a ocorrência de acidentes. “Colocando os municípios em contato direto com a Rumo e o Ministério dos Transportes, nós temos a chance de entender as responsabilidades e agir sempre em conjunto. O que nós queremos é garantir a segurança de toda a população e preservar vidas”, esclarece Tiago Amaral.
Serviço: Reunião de trabalho sobre segurança nas travessias de trem
Convidados: Prefeitos, vereadores e gestores municipais de trânsito (confirmar presença neste link: https://forms.gle/3kmQn8Z7P7m1X8hA9)
Participantes:
Alex Trevizan, chefe de projetos na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário – SNTF, do Ministério dos Transportes
Marcelo Fiedler, coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da concessionária Rumo
Data: 14/9/2023
Horário: 13h30
Local: Associação Médica de Londrina – Av. Harry Prochet 1055 – Londrina/PR
Deixe um comentário