Arquivos

Palestra de sensibilização ambiental orienta sobre destino do lixo reciclável em Curitiba


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove nesta segunda-feira (2/10), às 14h30, no auditório da Rua da Cidadania Cajuru, em Curitiba, palestra de sensibilização ambiental voltada aos funcionários do espaço com orientações sobre separação e destino correto do lixo reciclável produzido no município. 

Com duração de 40 minutos, a palestra também vai abordar o Decreto n.º 1252/2018, que trata do encaminhamento de resíduos sólidos, recicláveis e reaproveitáveis às associações oficiais de catadores de materiais recicláveis, pertencentes ao programa Ecocidadão, em Curitiba. Atualmente, 40 associações de recicladores integram o programa na cidade. 

“Esta ação trata de uma palestra de sensibilização ambiental feita em várias regionais (administrações) da cidade sobre a separação de diferentes resíduos, a destinação feita com o lixo reciclável, comum e orgânico hoje em Curitiba, com destaque para a valorização do meio ambiente”, disse a palestrante Leila Maria Zem, do Departamento de Educação Ambiental. 

Ciclo de Palestras

Participam da conferência 30 pessoas, entre funcionários, equipe de limpeza, chefes dos núcleos da Regional Cajuru e representantes das associações de recicladores de Curitiba. 

Segundo Leila Maria Zem, a palestra de sensibilização ambiental acontece pela segunda vez, em 2023, na Regional Cajuru, a pedido da própria administração. 

A mesma apresentação já passou também pela Regional Portão e pretende chegar a todas as administrações regionais. Na próxima sexta-feira (06/10) a palestra será promovida na Regional Tatuquara

“Nós queremos promover em todas as regionais e outros departamentos também”, disse ainda Leila Maria Zem. 

Modelo eficiente 

Sobre as ações ambientais em Curitiba, a cidade tem, conforme ainda explica Leila, um modelo bastante eficiente para separação e destino do lixo em todo o município.

Esse sistema contempla a separação e o destino do lixo reciclável e comum. O serviço também faz o envio do lixo orgânico colhido para a máquina composteira, o destino de lixo tóxico e de equipamentos eletroeletrônicos descartados. 

“Em Curitiba, temos locais apropriados para destinar todo o tipo de lixo. Um deles, o reciclável, é encaminhado para o programa Ecocidadão, que mantém parceria, por meio da Prefeitura de Curitiba, com 40 associações de catadores de lixo em toda a cidade”, destacou. 

Além da orientação aos funcionários e equipe de limpeza das regionais sobre a separação e destino dos diferentes tipos de lixo, também serão esclarecidas, a título de curiosidade na palestra, algumas dúvidas simples e comuns do dia-a-dia entre os moradores. 

Por exemplo: o que se faz com a caixa de pizza, se isopor é ou não é material reciclável, para onde é destinado o lixo eletroeletrônico e quais os tipos de material que são recolhidos.

No caso das administrações regionais, segundo explicou a palestrante Leila Maria Zem, cada administração é responsável pela separação do lixo e o agendamento, com dia e horário, para o recolhimento dos materiais, por parte das associações credenciadas no programa Ecocidadão.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba