Oilman Saga – Game

Oilman Saga - Game

Usando o ícone da cultura curitibana como herói e dentro do cenário dessa capital, foi concebido o jogo digital mais oleoso da internet.

Oilman* é um cidadão que na vida real circula pela capital paranaense em sua bicicleta, usando somente uma sunga e completamente mergulhado em um óleo corporal. É um personagem popular, dentre tantos dessa cidade, e reúne até alguns seguidores em sua jornada. Sempre discreto, o Oilman nunca buscou fama ou lucro com sua aparição procurando apenas tranquilidade ao pedalar pelas ruas de Curitiba no seu estilo maluco de vida.

Unindo esse estilo Oilman com a criatividade da agência Braising nasceu uma ideia: criar um jogo que replicasse essa jornada. Mesmo não tendo uma equipe tão grande para se dedicar ao projeto, a decisão de executar essa ideia foi unânime dentro da empresa. O brainstorming foi feito, a primeira versão desenhada e agora só faltava ver a ação. Segundo Daniel Leal, um dos criadores do game, tudo começou a tomar forma quando a primeira imagem 2D do herói foi gerada – foto abaixo.

Oilman Saga - Game

“Todo herói de um jogo tem uma textura agradável, um jeito carismático e nós queríamos ter essa impressão ao olhar a criação digital do Oilman”.

Dentro do jogo você pode trocar a Skin – aparência do personagem principal – para diversas outras formas, incluindo o Super Oilman com seu cabelo dourado em homenagem a famosa série Dragon Ball Z e o Seu Lups, companheiro do Oilman na vida real. O desafio não parou por aí, pois tão difícil quanto a concepção de um personagem é o mundo no qual ele será inserido. Dentro do jogo foram reproduzidas algumas paisagens turísticas de Curitiba como o Museu Oscar Niemeyer – popularmente chamado de

Museu do Olho –, o Parque Barigui e outros. Segundo os desenvolvedores, em uma nova versão, já em produção, a ideia é seguir recriando mais cenários da capital com o objetivo de mostrar a cidade de uma maneira divertida, servindo principalmente de atrativo para quem nunca visitou Curitiba.

Com a temática pronta, a dinâmica do jogo foi inserida e consiste em o jogador desviar de obstáculos como os famosos ônibus biarticulados de Curitiba e capivaras, coletar a moeda interna do game em formato de Óleo e sobreviver o máximo de tempo possível.

Oilman Saga - Game

Você pode curtir isso tudo no seu celular Android fazendo o download nesse endereço ou direto no navegador por essa página.

*O personagem Oilman é um cidadão curitibano, criado por Nelson Rebello ao qual os direitos pertencem.

Câmara de Curitiba aprova suspensão de reajuste e limita correção do IPTU em 2022

O projeto da Prefeitura que adia a revisão da Planta Genérica de Valores e garante que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não sofra reajuste em 2022 foi aprovado, por unanimidade, nesta segunda-feira (06/12) em primeiro turno na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A proposta, que recebeu 38 votos favoráveis, será votada em segundo e último turno nesta terça-feira (07/12).

Confirmada a aprovação, a atualização da Planta Genérica de Imóveis fica adiada para outubro de 2022, sendo que o reajuste que será aplicado valerá para 2023.

Dessa forma, os reajustes que estavam em vigor nos últimos anos, de 4% para imóveis residenciais, e de 7% para terrenos (mais a inflação), não serão praticados no IPTU 2022, que terá apenas a correção pela inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A revisão da Planta Genérica de Valores atualizaria o valor venal dos imóveis da cidade, de acordo com o mercado. Com isso a cobrança do IPTU poderia variar acima da inflação para aqueles imóveis com valor venal defasado.

“A atual pandemia de Covid-19 teve repercussão no campo econômico, diminuindo a renda de muitas famílias e a receita de muitas empresas, que foram obrigadas a paralisar suas atividades. Fazer essa correção, neste momento, traria inúmeros prejuízos para população”, diz a mensagem da Prefeitura no projeto.

A revisão da Planta Genérica é prevista pela legislação. A Lei Complementar nº 40, de 18 de dezembro de 2001 determina, no § 2º do art. 36, que o Poder Executivo deve encaminhar ao Poder Legislativo, até o dia 15 de outubro do primeiro ano do mandato, projeto de lei com proposta de atualização dos valores unitários de metro quadrado de construção e de terrenos, constantes na Planta Genérica de Valores Imobiliários

No entanto, a valorização imobiliária observada nos últimos quatro anos e a entrada em vigor da nova Lei de Zoneamento, em agosto de 2020, provocaram consideráveis alterações na ocupação urbana, com reflexos diretos no valor venal dos imóveis na capital.

Voos de balão no Jardim Botânico passam a ser nas manhãs de quartas e sextas

Os voos de balão no Jardim Botânico vão passar a ser no período da manhã, às quartas e sextas, a partir desta semana. A mudança no horário, prevista inicialmente para começar no dia 15/12, busca reduzir a possibilidade de cancelamento do voo devido ao mau tempo. Os passeios vão ocorrer das 8h às 10h.

A prática do balonismo é realizada em condições climáticas favoráveis, tais como ausência de chuva e vento forte. Nos casos de intempéries, o voo cativo poderá ser cancelado.

Até a semana passada, o passeio estava sendo feito das 17h às 19h, às quartas e sextas.

Nos fins de semana (sábado e domingo), o Voo de Balão Ademicon no Jardim Botânico continuará a ser das 16h às 19h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.