Novos produtos turísticos de Antonina focam na experiência dos visitantes

Vinte e dois empreendedores de Antonina participaram de ações voltadas à preparação dos negócios para o atendimento ao público e para o desenvolvimento de produtos turísticos com foco em atrativos naturais e culturais. As atividades foram desenvolvidas entre os meses de setembro e dezembro de 2022 e fazem parte da estratégia do Destino Turístico Inteligente (DTI), programa piloto realizado em 15 cidades paranaenses que levou à formatação e ao mapeamento de 77 opções para turistas em todo o estado presentes no Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná.

A metodologia aplicada pelo Sebrae/PR contou com a realização de workshops, encontros, visitas técnicas, oficinas e mentorias de temas variados. Entre eles, estão: empreendedorismo, comunicação, marketing, gestão, história e turismo regional, estudo de mercado e formatação dos produtos turísticos.

Em Antonina, o trabalho desenvolvido levou à testagem de quatro novos produtos, sendo que dois foram validados e incluídos no catálogo. A experiência gastronômica “Antonina afetiva” atende entre quatro e 15 pessoas e contempla o preparo de drink temático orientado pela chef, seguido de jantar especial com pratos de origem caiçara e finaliza com pernoite que inclui café da manhã.

A Pousada das Laranjeiras, onde é realizado o Antonina afetiva, surgiu como um espaço para a reunião entre amigos e familiares. Foto: divulgação.

Com foco na cultura e história local, o “Barro das Conchas” é outra opção que promove o encontro entre a natureza e a arte. Com capacidade de atender entre quatro e dez pessoas, os participantes são convidados a moldar o barro com as mãos. O processo resgata o saber-fazer, do imaginário dos povos construtores de sambaquis, em um passeio exclusivo de Catamarã pelo Litoral, a interação com o passado no percurso até a minioficina de cerâmica com o artista Marcel Fernandes.

“Por meio do conhecimento e da aplicação de conceitos, incentivamos os empreendedores a ter maior capacidade de atendimento, principalmente durante momentos de alta demanda. Durante o nosso trabalho, conseguimos trabalhar com foco nos pilares de governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável”, ressalta o consultor do Sebrae/PR, Bruno Gonçalves Valentim de Souza.

Os novos produtos turísticos e o desenvolvimento dos empreendedores são opções para o período de festas, como o tradicional Carnaval na cidade. Após três anos sem o evento por conta da pandemia da Covid-19, a expectativa é de um público ainda maior. Em 2020, dados oficiais da Polícia Militar indicam que o público total nos cinco dias de Carnaval foi, entre moradores e turistas, de 87 mil pessoas.

“Com as parcerias que estamos promovendo, acredito que os nossos empreendedores estão ainda mais aptos para receber aos visitantes e isso gera uma movimentação em diferentes setores na cidade, principalmente impulsionando o desenvolvimento do turismo. Sem dúvida, ele é e continuará sendo um vetor importantíssimo para o aumento da qualidade de vida da nossa comunidade”, explica o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim.

De acordo com o Inventário Turístico Expandido, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Antonina possui 34 atrativos culturais e naturais. Entre eles, estão locais como o centro histórico e a estação ferroviária; produtos típicos como o barreado e a bala de banana; e até mesmo o Carnaval.

Na região, a ação reuniu parceiros como o Sebrae/PR, Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Antonina, Secretaria de Turismo de Morretes, Agência do Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Instituto A Mudança que Queremos (Iamuque) e o Conselho Municipal de Turismo de Antonina (Comtur Antonina) e Morretes (Comtur Morretes).

Capacitação e alta procura

Um dos produtos turísticos criado durante o programa piloto foi a “Antonina afetiva”, resultado da parceria entre a Pousada das Laranjeiras e a chef Karla Manfredini.

“O Sebrae é um grande apoio e os cursos são bem produtivos, com novas experiências e dicas como, por exemplo, preparar brindes personalizados para os nossos visitantes. Quanto melhor a gente recebe, mais o turista volta e indica para outras pessoas. Nós, como empreendedores, precisamos buscar esses conhecimentos. E, além disso, a gente se aproxima de pessoas do mesmo ramo e amplia o networking”, comenta Elisabete de Fátima Carraro, da Pousada das Laranjeiras, localizada em Antonina.

Ela conta que o espaço surgiu para ser um ponto de encontro entre amigos, famílias, casais e apaixonados por turismo. Com capacidade para atender até 48 pessoas, a pousada possui quatro funcionários fixos e conta com outros dois ou três temporários durante os períodos de festa.

“O Carnaval é o melhor momento de Antonina. Assim como em outros espaços, a nossa pousada costuma lotar. É uma corrente, todos ganham. Desde padaria, açougue, pousadas e bares. A cidade tem uma grande movimentação de pessoas e todos os setores são impactados por esse fluxo intenso”, completa a empreendedora.

Chef Karla Manfredini ao lado de produtos típicos da região. Foto: divulgação.

Além de ser a chef responsável pelo produto turístico, Karla Manfredini também é proprietária da Casa do Mangue, em Antonina, e relembra que buscou o turismo de experiência há oito anos. Nesse período, o Sebrae/PR esteve ao lado na sua busca por conhecimento, o que permitiu a criação de ideias diferentes e de vislumbrar um novo horizonte de oportunidades.

“O período antes do Carnaval por aqui é intenso, é preciso de grande preparação e organização para atender a todos da melhor forma, inclusive, este ano, esperamos algo muito especial e vamos ver como será a recepção do nosso novo produto turístico. A pandemia nos ensinou a importância de vivermos os momentos, todos são únicos, e nós esperamos que a retomada da nossa tradicional festa seja algo lindo e marcante”, celebra Karla.

Formada em gastronomia e com 40 anos de experiência na área, Karla explica ainda que o cardápio possui mais de 30 receitas, entre salgados e doces. Além disso, a chef também está no processo de criação de receitas que utilizem a Bala de Banana de Antonina, produto que se tornou Indicação Geográfica em 2020.

“Na nossa casa, hospedamos e cozinhamos com os nossos hóspedes. Pode ser um jantar onde elaboramos o cardápio e realizamos em conjunto, para quem quer aprender. Pode ser também uma refeição contemplativa, onde eles veem o preparo e vamos interagindo durante o processo. O foco principal é a gastronomia, a hospedagem é uma consequência. Aqui, nós cozinhamos, contamos histórias, trocamos experiências e memórias, além da hospedagem”, finaliza a chef.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última semana do Estação Summer Park

O Estação Summer Park, parque montado dentro do Shopping Estação, encerra sua temporada no dia 05 de março. Essa é a última semana para curtir a atração que conta com tirolesa de oito metros de altura, quatro escorregadores grandes, paredão de escalada, piscina de bolinhas gigante, camas elásticas, casinha e mesinha de atividades como desenhos e pinturas.

As atividades são para crianças de um até 12 anos, menores de cinco anos devem estar sempre acompanhados de um adulto responsável. Os ingressos custam R$40,00 por 30 minutos e R$10,00 a cada 15 minutos adicionais. O funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 20h.

Sobre o Shopping Estação

O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

 www.shoppingestacao.com.br

Shopping promove o Estação Azul, um circuito de diversão para crianças com transtorno do espectro autista

O Shopping Estação está preparando um domingo de muita diversão para crianças com transtorno do espectro autista. No dia 26 de fevereiro, acontece o Estação Azul, serão duas horas exclusivas de evento e entrada gratuita nas principais atrações infantis do shopping, no Estação Summer Park, no Big Pig, no trenzinho e no Go Kids Cars.

O Estação Summer Park conta com atividades que proporcionam momentos de aventura, tem tirolesa de oito metros de altura, quatro escorregadores grandes, paredão de escalada, piscina de bolinhas gigante, camas elásticas, casinha e mesinha de atividades como desenhos e pinturas. O Big Pig consiste em um porco inflável transparente gigante com diversas atividades dentro dele, como escorregador inflável, cama elástica, playground, bolas, boias infláveis e bolinhas pelo piso. O famoso trenzinho faz um passeio pelo primeiro piso do shopping, da Estação localizada próxima a praça de eventos até a entrada da Rua Marechal Floriano Peixoto. E os carrinhos elétricos da Go Kids Cars que fazem o maior sucesso com as crianças e com os pais também entram na programação.

Os pequenos vão curtir a manhã com a Capinista, a capivara maquinista mascote do Shopping Estação, que estará presente animando a todas as famílias.

O evento acontece dia 26/02 das 9h às 11h e é necessário fazer a inscrição antecipada no link www.shoppingestacao.com.br/blog/estacao-azul. Os ingressos são limitados. 

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças
Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/
 www.shoppingestacao.com.br

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com