Natal de Curitiba já tem programação definida

Os encantos do natal nos meses de novembro e dezembro em Curitiba contagiam moradores e turistas. Neste período, a cidade se transforma com a magia do Natal, trazendo dias e momentos inesquecíveis!

São inúmeros acontecimentos programados por toda a cidade. Da Proclamação do Natal ao coral encantado do Palácio Avenida, passando por exposições de presépios, concertos, apresentações de Autos de Natal e as feiras especiais temáticas.

A programação envolve toda a cidade, o que transforma Curitiba numa ótima opção turística para curtir as festas de final de ano. Você vai perceber que toda a magia do Natal está aqui! Todos os anos o Natal é abençoado pela Luz dos Pinhais!

http://www.natalcuritiba.com.br/

Aqui você confere a programação de Natal 2018, confirmada até o momento:

 

NOITE DE LUZES NO LARGO DA ORDEM

Proclamação do Natal

Abertura Oficial da Programação Natal de Curitiba: Luz dos Pinhais 2018

O evento celebra o início das festividades natalinas da cidade, em um cenário mágico por todo o Largo da Ordem. Um espetáculo ao ar livre, de som e luzes, no qual os sinos tocam e anjos anunciam a chegada do espírito natalino.

Data: 22 de novembro.

 

FEIRA ESPECIAL DE NATAL

A feira temática acontece na Praça Osório e na Praça Santos Andrade com uma variedade de produtos natalinos e comidas típicas de diversos países.

Datas: 23 de novembro até o dia 22 de dezembro e funcionará de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 19h.

 

CORAL PALÁCIO AVENIDA – NATAL DO BRADESCO 2018

Em sua 28ª edição, é o evento mais tradicional e considerado um dos maiores espetáculos natalinos do Sul do Brasil. O espetáculo apresenta um lindo coral com crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco. Neste ano, o tema será “Tempo de Sonhar”. As apresentações serão gratuitas.

Datas: 30 de novembro e 01, 02, 07, 08, 09, 14, 15 e 16 de dezembro (sextas, sábados e domingos). Horário: 20h15 às 21h.

 

NATAL DO PAÇO 2018

Tradicional espetáculo de projeção mapeada com o temas natalinos na fachada do prédio histórico que abriga a unidade cultural do Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba. As apresentações serão gratuitas.

Datas: 11, 12, 13 de dezembro de 2018. Horário: 21h.

 

PARADA DE NATAL DO BATEL

Uma Parada de Natal em plena avenida na região central da cidade, com carros alegóricos e personagens encenando o sonho natalino. O desfile será acontecerá num percurso de 750 metros, na Avenida do Batel. As apresentações serão gratuitas.

Datas: 27 de novembro e 04, 11 e 18 de dezembro. Horário: 21h.

 

NATALELUIA 2018

Tradicional espetáculo de Natal da Primeira Igreja Batista de Curitiba. Apresenta a mensagem de Natal com performances ao vivo e participação de mais de 700 voluntários. O evento reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais. Ingressos pelo site nataleluia.com.br a partir do dia 01 de setembro de 2018.

Datas: 20, 21, 22, e 25 de dezembro de 2018. Horário: 20h.

 

RUA ILUMINADA FAMÍLIA MOLETTA

A decoração de natal das casas da Família Moletta, na Rua Nicola Pelanda, n° 5962, no bairro Umbará, já acontece há muitos anos, com a casa do Papai Noel, o presépio, praça de alimentação, entre outras atrações. O visitante pode conhecer o trecho iluminado, na principal rua do bairro, próximo ao Parque Lago Azul. Ingressos serão vendidos somente no local: R$ 10,00. Meia entrada para Melhor Idade (60 anos). Crianças de até 12 anos são isentas.

Datas: 24 de novembro a 30 de dezembro e funcionará diariamente, das 20h às 23h30.

 

 

A programação está sujeita a alterações.

 

FONTE: INSTITUTO TURISMO DE CURITIBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Curitiba aprova suspensão de reajuste e limita correção do IPTU em 2022

O projeto da Prefeitura que adia a revisão da Planta Genérica de Valores e garante que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não sofra reajuste em 2022 foi aprovado, por unanimidade, nesta segunda-feira (06/12) em primeiro turno na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A proposta, que recebeu 38 votos favoráveis, será votada em segundo e último turno nesta terça-feira (07/12).

Confirmada a aprovação, a atualização da Planta Genérica de Imóveis fica adiada para outubro de 2022, sendo que o reajuste que será aplicado valerá para 2023.

Dessa forma, os reajustes que estavam em vigor nos últimos anos, de 4% para imóveis residenciais, e de 7% para terrenos (mais a inflação), não serão praticados no IPTU 2022, que terá apenas a correção pela inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A revisão da Planta Genérica de Valores atualizaria o valor venal dos imóveis da cidade, de acordo com o mercado. Com isso a cobrança do IPTU poderia variar acima da inflação para aqueles imóveis com valor venal defasado.

“A atual pandemia de Covid-19 teve repercussão no campo econômico, diminuindo a renda de muitas famílias e a receita de muitas empresas, que foram obrigadas a paralisar suas atividades. Fazer essa correção, neste momento, traria inúmeros prejuízos para população”, diz a mensagem da Prefeitura no projeto.

A revisão da Planta Genérica é prevista pela legislação. A Lei Complementar nº 40, de 18 de dezembro de 2001 determina, no § 2º do art. 36, que o Poder Executivo deve encaminhar ao Poder Legislativo, até o dia 15 de outubro do primeiro ano do mandato, projeto de lei com proposta de atualização dos valores unitários de metro quadrado de construção e de terrenos, constantes na Planta Genérica de Valores Imobiliários

No entanto, a valorização imobiliária observada nos últimos quatro anos e a entrada em vigor da nova Lei de Zoneamento, em agosto de 2020, provocaram consideráveis alterações na ocupação urbana, com reflexos diretos no valor venal dos imóveis na capital.

Após incêndio criminoso, Prefeitura de Campo Magro cancela festividades de Natal

A Prefeitura de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), decidiu cancelar as festividades de Natal na cidade. A decisão foi tomada após o incêndio criminoso que atingiu o pátio da Secretaria de Obras na madrugada da última quinta-feira (2) e que provocou, segundo o Executivo, um prejuízo de R$ 7 milhões.

O comunicado da Prefeitura lamentou o ocorrido:

“É com muita tristeza que comunicamos que o evento de Natal foi cancelado, devido ao incêndio criminoso ocorrido na madrugada do dia 02/12 na Secretaria de Obras da Prefeitura”, publicou o Executivo nas redes sociais.

No incêndio, 13 veículos foram atingidos, além de outras máquinas da Prefeitura. A Polícia Civil segue investigando o caso. Um vigia chegou a ser rendido e foi utilizado um coquetel molotov para causar a combustão. A ação dos criminosos seria uma retaliação a uma operação policial que aconteceu no município. Os autores do incêndio também picharam a parede da prefeitura com a frase: “a Rona executa e o estado finge que não vê”.