Móveis de segunda mão são tendência na decoração de bares e restaurantes

O uso de móveis de segunda mão na decoração de bares e restaurantes tem se tornado cada vez mais uma tendência, não apenas por questões de sustentabilidade e economia, mas também pela busca por um ambiente acolhedor e autêntico. Pesquisas apontam que o mercado de usados tem previsão de crescimento de $16,6 bilhões até 2025.

Em Curitiba (PR), esses ambientes únicos e cheios de personalidade se destacam pela sensação de familiaridade que proporcionam aos clientes. “A ideia é trazer elementos que possuam uma memória afetiva”, explica José Araújo Netto, fundador de diversos empreendimentos de sucesso na capital paranaense, entre eles a rede Porks – Porco & Chope e O Bar do Açougueiro.

Com essa abordagem inovadora, o empresário curitibano tem criado bares que se destacam pela originalidade e toque rústico. Para atingir esse objetivo, ele utiliza móveis e objetos de decoração garimpados em lojas de segunda mão, ferros-velhos e outros lugares inusitados. Entre os itens utilizados estão máquinas de costura, carretéis elétricos, tambores de óleo, cadeiras escolares, balanças, peças de trator e trem, máquinas de escrever e banheiras antigas – as preferidas dos clientes.

“A banheira se tornou um item icônico da decoração dos meus bares”, conta Netto. “Tudo começou no Porks Museu do Olho, que foi meu primeiro bar construído com móveis de demolição. O espaço logo se transformou em um ambiente instagramável, muito antes dessa palavrar virar moda. Então decidi implementar a ideia em todas as outras unidades”, diz.

E a tendência vai além. A multinacional Ikea, dedicada à produção e venda a retalho de móveis, também está de olho nessa fatia importante e lucrativo de mercado. A empresa lançou o programa Buy Back, que troca móveis usados por um cartão com bônus para os clientes comprarem outros itens na loja. “É uma ação simples, mas que pode ter um grande impacto no bolso e no planeta”, reforça o empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia da Mulher: Shopping São José promove ação social em prol do combate à violência doméstica

Celebrado em todo o mundo no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher é marcado por comemorações e debates referentes aos direitos das mulheres e ao enfrentamento da desigualdade de gênero, ainda tão presente em nossa rotina. Estabelecido pela Organização das Nações Unidas no ano de 1975, a data é hoje um símbolo da resistência e empoderamento feminino, estimulando ações e homenagens em todas as esferas da sociedade.

Para celebrar a data e contribuir com o combate à violência contra mulheres, o Shopping São José preparou uma ação exclusiva. O empreendimento desenvolveu, em parceria com a Schooner, uma camiseta com estampa comemorativa que será vendida com renda 100% revertida para a Casa de Alice, projeto mantido pela prefeitura de São José dos Pinhas que acolhe e abriga mulheres vítimas de abuso físico, sexual ou psicológico e em situação de vulnerabilidade. Fundada em 2008, a instituição atende uma média de 5 a 10 mulheres por mês, encaminhadas pela Delegacia da Mulher, Poder Judiciário ou Ministério Público, após registro feito por meio de um Boletim de Ocorrência ou pelo Disque-Denúncias.

“Mais do que celebrar, o dia 08 de março é uma oportunidade para conscientizar e dar foco a programas que lutam pelo bem-estar das mulheres. Aqui no Shopping São José, nos orgulhamos muito por abrirmos as nossas portas para uma discussão tão importante para a sociedade.”, destaca Talita Dallmann, gerente de marketing do Shopping São José. As camisetas serão comercializadas pelo preço de R$ 33,90 e estarão disponíveis a partir da próxima quarta-feira, dia 08 de março, na unidade da marca Schooner localizada no Shopping São José. “A Casa de Alice faz um trabalho muito importante no suporte às mulheres. Queremos muito que o nosso público conheça melhor o projeto e, obviamente, contribua para que ele continue ajudando centenas de mulheres”, completa.

O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel A Redentora (n° 1434), no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e as opções de lazer funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Mais informações no site www.shoppingsaojose.com.br ou no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@shopsaojose). 

Conheça as empresárias paranaenses que estão conquistando o país

Apesar do crescimento da presença feminina no mercado de trabalho, espaços de liderança ainda costumam ser tomados por homens. O IBGE revelou em pesquisa recente que apenas 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por elas, ou seja, bem menos da metade. Na contramão dessa estatística, empresas curitibanas contam com mulheres em posições de destaque que vêm conquistado público também fora do Paraná.

É o caso da Cookie Stories, fundada em 2014 pelas irmãs Rafaela e Camila Camargo, que aprimorou a receita tradicional do cookie americano e desenvolveu outros sabores além do clássico, conquistando um público fiel. Com cinco unidades já consolidadas em Curitiba, a empresa abriu recentemente a primeira loja fora do estado, em São Paulo. A marca valoriza ambientes modernos e sofisticados, no estilo “slow coffee”, e prioriza a experiência do consumidor. “É muito animador e emocionante ver a nossa marca crescer e atingir cada vez mais pessoas”, comenta Rafaela.

Na Tasty Salad Shop, marca referência em alimentação saudável, as mulheres são maioria em todos os setores: 60% do time, 70% das lideranças, 67% dos sócios e 70% dos franqueados. A união feminina fez com que a marca, que nasceu em 2013 em Curitiba, conseguisse ampliar sua atuação para outros dois estados, São Paulo e Santa Catarina. “Sentimos o mercado e ajudamos a gerar um novo comportamento de consumo saudável em Curitiba, sempre com a pegada de crescer com consistência e qualidade. Agora, queremos fazer o mesmo com o público paulistano e catarinense”, aponta Patricia Lion, sócia-fundadora da marca.

Mas as lideranças femininas vão além do universo gastronômico. Também na capital paranaense, nasceu em 2022 o clube de assinatura de livros Amora, que se dedica a divulgar autoras mulheres. A empresa é formada por quatro sócios, sendo três deles mulheres. “Há milhares de boas histórias já criadas por mulheres que merecem ser lidas, com espaço para narrativas diversas e inclusivas. A missão da Amora Livros é ser aquela livreira amiga, que te pega pela mão e indica obras que vão despertar ainda mais a sua paixão pela literatura”, conta Fernanda Ávila.

Já na área da saúde, a Anna Medicina Endocanabinnoide, startup que nasceu para facilitar o acesso dos brasileiros à cannabis medicinal e que já conta com dois espaços físicos para tratamento, chega ao mercado pelas mãos de Kathleen Fornari, CEO e cofundadora da marca. “Nosso propósito é acolher o paciente, tirar as suas dúvidas e apresentar os efeitos do CBD no corpo humano, além de oferecer treinamento para profissionais interessados”, explica.

A presença de mulheres em cargos de chefia também inspira outras profissionais no ambiente de trabalho. Na Páprica Comunicação, todas a coordenações são comandadas por elas, desde o setor de design até a de operações e pessoas. A agência criou, inclusive, um Comitê de Diversidade e Inclusão, com uma de suas pautas centrais focada em promover lideranças femininas. “É gratificante e libertador ver e acompanhar mulheres que são referência liderando os times e influenciando o crescimento profissional de outras colegas”, comemora Maria Victória Coimbra, líder do comitê na Páprica.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com