Arquivos

Média móvel da Covid-19 cai pela metade em Curitiba; transmissão é a mais baixa desde abril

O expressivo avanço da vacinação em Curitiba, com 51% da população totalmente imunizada com duas doses, reflete positivamente na queda do número de casos da Covid-19. Em um mês, a média móvel caiu para mais da metade na capital paranaense, enquanto a taxa de transmissão alcançou, nesta quarta-feira (15), o patamar mais baixo desde o mês de abril.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, 749.915 pessoas acima de 18 anos foram vacinadas com duas doses ou a vacina de dose única. A primeira dose foi aplicada em 1.351.193 moradores da cidade.

Assim, mesmo com a flexibilização das atividades quase na totalidade, Curitiba tem conseguido fazer um controle significativo da pandemia. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a atual ocupação nas UTIs SUS Covid é de 60%.

Transmissão

Dados divulgados nesta quarta-feira (15) mostram que a capital paranaense tem a menor taxa de transmissão desde 5 de abril, com Rt 0,73.

A média móvel de casos, que leva em conta os casos dos últimos sete dias, caiu pela metade. Enquanto em 15 de agosto ela era de 773, hoje ela chegou a 348.

Bandeira Amarela

De acordo com decretos da prefeitura municipal, estão impedidos de funcionar atualmente:

  • Estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, casas noturnas e atividades correlatas;
  • Consumo local nas tabacarias;
  • Reuniões com mais de 300 pessoas, incluindo comemorações, confraternizações e encontros familiares, em espaços localizados em bens públicos ou privados;
  • Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato;
  • Saunas em geral, independentemente do local em que estiverem instaladas.

Nesta quarta-feira (15) há expectativa de publicação de novo decreto.