Mais de 100 cães e gatos para adoção neste sábado, no Parque Barigui

Um dia sem chuva e com temperatura amena de início de primavera. É o que promete o próximo sábado (28/9), dia em que acontece mais uma edição do Amigo Bicho, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, que será feita no Parque Barigui.

Acontece mais uma edição do Amigo Bicho no Parque Barigui.
Foto: Divulgação

O evento de adoção de cães vai das 10h às 16h, no estacionamento próximo ao Salão de Atos e ao restaurante. Serão 117 animais à espera de novas famílias – entre eles, há 11 gatos.

Todos já são castrados e estão sob os cuidados de ONGs e protetores de animais independentes de Curitiba. Haverá também animais resgatados pela Prefeitura, que vivem hoje no Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar).

Cada animal adotado será microchipado e ganhará os dados dos novos responsáveis, uma medida eficiente contra o abandono e que garante a segurança dos animais, diz a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Vivien Midori Morikawa.

“Para levar um cão ou gato para casa, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência e assinar o termo de guarda responsável”, explica Vivien.

Atrações

Quem já cuida de um animal e precisa de identificação, terá a oportunidade de fazer a microchipagem gratuita no sábado. O atendimento será a partir das 10h, por ordem de chegada e mediante cadastro dos tutores e dos animais no novo site da Rede. Serão disponibilizados 250 dispositivos.

Haverá também distribuição de brindes e amostras de ração pela empresa Special Dog, vencedora do Edital de Patrocínio da Campanha de Adoção Responsável de Cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

No sábado (3/12), os curitibanos têm a última oportunidade do ano de descartar corretamente os aparelhos eletrônicos e cabos fora de uso que estiverem ocupando espaço em casa. O mutirão da Prefeitura de Curitiba acontece em dez pontos diferentes da cidade, das 9h às 15h.

Veja os endereços abaixo.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, entre outros.

O recolhimento é feito pelas associações de reciclagem do Ecocidadão. As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para os novos.

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, reforça que, levando os eletroeletrônicos aos mutirões, além de colaborar com as famílias dos catadores, e no fortalecimento da cadeia de reciclagem, elimina-se o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, explica.

Volta em março

Os recolhimentos mensais voltam a acontecer apenas em março, em função dos meses de férias escolares de verão. Até lá, quem precisar encaminhar o lixo eletrônico pode levar diretamente a um dos Ecopontos Mistos, ou a algum dos pontos fixos das regionais Boqueirão, Tatuquara e Cajuru.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no  Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Associar, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. Inicialmente, a ação foi estendida, além do material gerado no ICI, aos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Mutirão de recolhimento de lixo eletrônico

Data: 3/12 (sábado)

Horário: das 9h às 15h

Locais

    • Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto
    • Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
    • Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
    • Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – acesso pela Rua Mateus Leme
    • Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
    • Rua da Cidadania do Pinheirinho: Avenida Winston Churchill, 2.033 (no estacionamento, em frente à UPA)
    • Largo Padre Albino Vico: na frente da Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina
    • Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
    • Praça Des. Armando Carneiro: esquina das ruas Lourival Portella Natel e Levino Schier
    • Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Adolescente paranaense é eleita Miss Brasil Teen

Maria Eugênia Raposo, da cidade de Altônia, representando o Paraná, foi coroada na última semana (22) como a nova Miss Brasil Teen. A adolescente de 16 anos é aluna do ensino médio e sonha em se tornar médica. “Muito obrigada a todos que confiaram em mim e mandaram energias positivas”, disse ela, logo após a vitória.

A jovem vinha se preparando para o nacional desde setembro, quando venceu o estadual. “Estou muito feliz, não só em vencer, mas também por representar meu estado e minha cidade. Sou a primeira Miss Brasil Teen de lá”, disse. Com lágrimas nos olhos, ela foi coroada pela paulista Letícia Borges, que fez sua despedida nesta edição. Loira e alta, a vencedora usou um vestido rosa claro, com um laçarote na parte de trás, que foi eleito pelo estilista mineiro Hélcio Júnior, jurado da competição, como o melhor da noite.

Em segundo lugar ficou a roraimense Vitória Silva, seguida pelas misses Rio de Janeiro, Anna Santana (3o); São Paulo, Duda Duarte; Pernambuco, Gisely Feitosa; e Sthefany Vitória; Ceará.

A nova Miss Brasil Teen revelou que este foi o segundo concurso de miss que participou na vida, após o seu estadual. Maria Eugênia é a segunda paranaense a levar a coroa para o estado – antes dela, sua conterrânea Emily Garcia venceu a primeira edição, em 2017.

A edição 2023 do Miss Brasil Teen contou com 27 candidatas de todo o país e foi realizada, pela primeira vez, em São Paulo, em um teatro no bairro da Mooca. Esta foi a sétima edição do evento, que leva a vencedora para concorrer ao Miss Teen Universe, além de outras competições globais dedicadas apenas a adolescentes! 

O concurso é realizado pelo Empresário e Administrador de Empresas – Marcelo Ramos.

Fotos: Paulo Quinalia e Mário Santana