O jornal Cândido, em sua edição de maio, aborda a temática da tradução literária, trazendo uma reportagem de capa elaborada por Isa Honório. A matéria destaca as experiências de diversos profissionais do setor, que compartilham os prazeres e desafios de atuar no mercado de tradução no Brasil. Além disso, a reportagem evidencia a luta por maior reconhecimento da categoria e oferece uma visão panorâmica do cenário nacional da tradução.
Indicações de Leitura
Na seção de retranca, os leitores encontram sugestões de livros traduzidos de diversas línguas para o português, enriquecendo suas prateleiras com novas obras.
Entrevistas – Outras Palavras
A edição nº 161 continua com a série especial “Outras Palavras”, que apresenta entrevistas curtas com as participantes do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado em março na Biblioteca Pública do Paraná. Nesta edição, Maria Beatriz Peres entrevista as tradutoras Ana Appel, Emanuela Siqueira e Helena Maia.
Literatura e Artes Visuais
No segmento “Pensata”, Cintia S. da Conceição discute o centenário da revista The New Yorker, em “Eustace Tilley comemora 100 anos”. Também está presente um ensaio crítico de Bruno Marcelino, que conecta a literatura às artes visuais ao explorar a obra do paranaense Miguel Bakun (1909-1963). Luís Henrique Pellanda traz uma crônica inédita intitulada “Os carrosséis”, enquanto a seção “Poesia” compartilha trechos do futuro livro de Ricardo Corona, “Espero pelo fim desde o início”, com uma introdução de Carlos Augusto Lima.
Reflexão Urbana
Poldo Aks finaliza a edição com o ensaio fotográfico “Itinerários”, que reflete sobre as movimentações urbanas em Curitiba, enfocando ônibus, tubos e terminais. A arte da capa é assinada por Denny Chang.
Para acessar a publicação da Biblioteca Pública do Paraná, clique AQUI.
Serviço
Jornal Cândido nº 161
Maio de 2025
Publicação de literatura desde 2011
Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br
@candidobpp
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Cândido Lopes, 133 – Centro
(41) 3221-4900
@bibliotecapr
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h
Siga a gente nas rede sociais