quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_img
InícioParanáInovação será o foco do Sebrae/PR no Show Rural Digital | ASN...

Inovação será o foco do Sebrae/PR no Show Rural Digital | ASN Paraná


O Sebrae/PR confirmou presença na 36ª edição do Show Rural Coopavel. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 5 e 9 de fevereiro, no Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel, e contará com uma programação diferenciada no pavilhão do Show Rural Digital, que coloca a inovação no centro das discussões.

Assim como nos outros anos, Sebrae/PR programa vários eventos sobre inovação e startups durante o evento.

O Espaço Sebrae vai oferecer conteúdo e orientação para quem deseja entender melhor como inovação, agronegócio, serviços e indústria se conectam no dia a dia. Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, a parceria com o evento se tornou tradicional.

“O Show Rural Digital é um dos principais eventos do Ecossistema de Inovação do Oeste e de todo o Paraná e, por isso, se transformou em um ponto de partida para as ações que são realizadas no decorrer do ano. É um excelente momento para alinhar e fortalecer as agendas em comum dos parceiros do Ecossistema”, explica Augusto.

O Espaço Sebrae será um estande que possui espaço para reuniões e prospecções, além de miniauditório para palestras e workshops e mesas para exposições de startups e empresas inovadoras de todo o Estado.

Na agenda, estão confirmados eventos como o encontro dos movimentos municipais de inovação, que fazem parte do ecossistema Iguassu Valley; reuniões das governanças Agro Cascavel e FoodTech Toledo; painéis temáticos sobre indústria 4.0, empreendedorismo feminino e inovação no ambiente acadêmico; além de programas específicos, tais como o Bootcamp e o Like a Farmer, por exemplo, que possuem foco na capacitação de startups.

“Nosso objetivo é levar agendas importantes para todos os parceiros dos projetos que estão vinculados à temática de inovação. Apesar do foco central ser o setor do agronegócio, temos também outros setores impactados, como indústria e serviços. Por isso, nossa presença faz todo sentido e vamos utilizar o evento para dar visibilidade e gerar engajamento às pautas que fortalecem a inovação regional”, enfatiza o gerente.

Com isso, o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues Costa Neto, enfatiza que a parceria entre o evento e o Sebrae/PR é de suma importância, principalmente porque ajuda a conectar mais a pauta da inovação e do empreendedorismo ao agro.

“A gente sempre diz que o Sebrae consegue orquestrar todo o nosso ecossistema de inovação e dá uma contribuição rica para o movimento. É uma parceria que está envolvida desde a construção de agenda, formatação de parceiros, maratona Hackathon, enfim, é uma contribuição muito importante que, diga-se de passagem, tem crescido a cada evento que passa”, comenta Neto.

Para esta edição, ele também garante que haverá mais novidades, visto que o espaço destinado ao Show Rural Digital está completo e os expositores começaram os preparativos ainda no ano passado.

“Quando terminamos o evento em 2023 e desmontamos a estrutura, passamos a projetar a edição de 2024. Já está tudo montado no devido lugar, muita inovação, tecnologia, transformação digital, vários nomes de peso, as maiores empresas do mundo estarão presentes. Portanto, acredito que o público estando presente e o expositor trazendo o que há de contemporâneo no mundo, teremos um Show Rural Digital ainda melhor do que o que fizemos em 2023”, pontua o coordenador.

Estande do Sebrae/PR, chamado de Espaço Sebrae, terá vários atrativos para empreendedores inovadores.

Programação

Está disponível uma prévia da programação do Sebrae/PR dentro do Show Rural Digital 2024. Na segunda-feira (05), por exemplo, está previsto o encontro dos movimentos municipais de inovação da região Oeste; reuniões do ecossistema Iguassu Valley e das governanças Agro Cascavel e FoodTech Toledo e o lançamento do Programa Food Capacita Agro 2024, que visa ofertar capacitações para agroindústrias da região, de forma gratuita, a fim de aprimorar resultados e aumentar a competitividade das empresas locais.

Na terça-feira (06), um dos destaques é o Link Sprint Sebrae, que vai aproximar grandes players do agronegócio das Top 10 Startups do Paraná, com o objetivo de fazer com que as empresas consigam ter uma ideia mais clara sobre as demandas atuais.

Além disso, também está prevista a reunião do grupo Indústria 4.0, das mulheres que estão em cargos de liderança em empresas inovadoras (Founders Mulheres), dos cooperados da Cooperativa de Criadores de Caprinos e Ovinos (Caprivir) e dos professores de instituições de ensino superior que inserem, nos cronogramas de ensino, práticas inovadoras que fortalecem o ecossistema de inovação regional.

Na quarta-feira (07), está prevista a apresentação do TIC Solution, encontro para troca de experiências na temática da inovação entre Sebrae/PR e Unimed; programa de inovação para indústria de alimentos e bebidas da região, encontro da governança de varejo do Oeste e outros evento focado nas startups: o Bootcamp, que visa oferecer mentorias para que as startups melhorem seus pitches (apresentações rápidas e dinâmicas sobre os negócios inovadores) que serão apresentados no Like a Farmer (programado para quinta-feira, 08), que premiará as melhores apresentações.

Na quinta-feira (08), está previsto o início do Hackathon Show Rural, que conta com o apoio do Sebrae/PR, Coopavel, Fundetec, AcicLabs e aliados do ecossistema Iguassu Valley; e uma programação com foco no Programa Capital Empreendedor, que qualifica startups para receberem investimentos.

Na sexta-feira (09), a programação será totalmente focada no Hackathon, que terá as bancas avaliadoras e o resultado divulgado.

O Show Rural Coopavel 2024 tem entrada e estacionamento gratuitos, nos cinco dias de evento. A expectativa de público nessa edição, segundo a organização do evento, é superior a 300 mil pessoas. Serão 600 expositores com previsão de negócios, em cinco dias, superior a R$ 5 bilhões.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão